Como uma importadora da 25 de Março se transformou em hit nas redes sociais
Os vídeos do casal que comanda o negócio acumulam milhares de visualizações, com tom descontraído e bem-humorado que virou marca da empresa. Vídeos virais ajudaram empresa a superar dívida milionária A PLB Importadora, com 18 anos de atuação no mercado, encontrou nas redes sociais não apenas uma plataforma de divulgação, mas a chave para sua recuperação e crescimento. Localizada na famosa rua 25 de março, o coração do comércio popular de São Paulo, a empresa viu seus negócios se transformarem drasticamente sob a liderança de Paulo Li, conhecido como Chaina, e sua esposa Lulu, que apostaram em vídeos virais divertidos para conquistar o público jovem.
O sucesso nas redes sociais foi tanto que alguns de seus vídeos já acumulam mais de 10 milhões de visualizações. “Tivemos que aumentar nosso quadro de funcionários de 8 para 40 pessoas”, revela o diretor de marketing, Lucas Pereira. “Além disso, registramos um aumento de 40% no faturamento em relação a 2023, necessitando criar um e-commerce para dar conta da demanda crescente.”
Mas a jornada da PLB até o sucesso não foi fácil. Em 2017, Chaina, então com apenas 19 anos, assumiu a empresa em um momento crítico, herdando uma dívida de R$ 5 milhões após problemas familiares abalarem o negócio. Alguns anos depois, a empresa ainda precisou lidar com os desafios da pandemia.
A ideia de explorar o digital surgiu em agosto de 2022, quando Chaina percebeu o impacto que os influenciadores estavam gerando nas vendas de outras empresas. “Ele logo pensou que ninguém poderia promover a PLB melhor do que ele mesmo”, explica Pereira.
Assim, Chaina e Lulu, que além de sócios são o rosto da empresa, começaram a criar vídeos divertidos e irreverentes, que rapidamente viralizaram em diversas plataformas. O sucesso se transformou em vendas e os ajudou a quitarem a dívida milionária e contratarem mais pessoas para dar conta da demanda.
Vídeos virais exploram estereótipos e piadas com bairros paulistanos
Os vídeos da PLB são um verdadeiro fenômeno online. Em um dos mais populares, Lulu brinca com o público: “Você tá ferrado, é namorado e não tem dinheiro? Compre na China Lulu por R$ 5 reais”, promovendo os produtos baratos que são os carros-chefes de vendas da importadora.
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A dupla também incorpora brincadeiras envolvendo diversas regiões de São Paulo, como Itaquera, Osasco e Grajaú, além de fazer referências a times de futebol, com Lulu vestindo a camisa do Corinthians em alguns vídeos. O humor nos vídeos também explora estereótipos sobre asiáticos.
Outro sucesso viral mostra Lulu jogando uma aliança fora, enquanto Chaina entra em cena dizendo: “Você que está terminando seu relacionamento toda hora, 36 alianças por R$ 30! Pode jogar no céu, na terra, no inferno! Marque seu amigo que vai e volta.” O tom descontraído tornou-se uma marca registrada da empresa para criar uma relação próxima com os consumidores.
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De acordo com Pereira, a fórmula do sucesso da PLB é ter uma comunicação autêntica e usar o humor. Atualmente, a empresa conta com uma equipe dedicada exclusivamente às redes sociais, responsável por criar roteiros, gravar, editar e postar vídeos. A abordagem colaborativa e profissional também foi essencial para garantir a qualidade e a consistência dos conteúdos, que frequentemente se tornam virais.
Para quem busca replicar esse modelo, o conselho de Pereira é começar o quanto antes. “Todo mundo que é grande começou pequeno. A vergonha está fazendo muitos perderem dinheiro. Amanhã, você vai querer ter começado ontem”, aconselha.
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