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Como uma importadora da 25 de Março se transformou em hit nas redes sociais

Como uma importadora da 25 de Março se transformou em hit nas redes sociais


Os vídeos do casal que comanda o negócio acumulam milhares de visualizações, com tom descontraído e bem-humorado que virou marca da empresa. Vídeos virais ajudaram empresa a superar dívida milionária A PLB Importadora, com 18 anos de atuação no mercado, encontrou nas redes sociais não apenas uma plataforma de divulgação, mas a chave para sua recuperação e crescimento. Localizada na famosa rua 25 de março, o coração do comércio popular de São Paulo, a empresa viu seus negócios se transformarem drasticamente sob a liderança de Paulo Li, conhecido como Chaina, e sua esposa Lulu, que apostaram em vídeos virais divertidos para conquistar o público jovem.
O sucesso nas redes sociais foi tanto que alguns de seus vídeos já acumulam mais de 10 milhões de visualizações. “Tivemos que aumentar nosso quadro de funcionários de 8 para 40 pessoas”, revela o diretor de marketing, Lucas Pereira. “Além disso, registramos um aumento de 40% no faturamento em relação a 2023, necessitando criar um e-commerce para dar conta da demanda crescente.”
Mas a jornada da PLB até o sucesso não foi fácil. Em 2017, Chaina, então com apenas 19 anos, assumiu a empresa em um momento crítico, herdando uma dívida de R$ 5 milhões após problemas familiares abalarem o negócio. Alguns anos depois, a empresa ainda precisou lidar com os desafios da pandemia.
A ideia de explorar o digital surgiu em agosto de 2022, quando Chaina percebeu o impacto que os influenciadores estavam gerando nas vendas de outras empresas. “Ele logo pensou que ninguém poderia promover a PLB melhor do que ele mesmo”, explica Pereira.
Assim, Chaina e Lulu, que além de sócios são o rosto da empresa, começaram a criar vídeos divertidos e irreverentes, que rapidamente viralizaram em diversas plataformas. O sucesso se transformou em vendas e os ajudou a quitarem a dívida milionária e contratarem mais pessoas para dar conta da demanda.
Vídeos virais exploram estereótipos e piadas com bairros paulistanos
Os vídeos da PLB são um verdadeiro fenômeno online. Em um dos mais populares, Lulu brinca com o público: “Você tá ferrado, é namorado e não tem dinheiro? Compre na China Lulu por R$ 5 reais”, promovendo os produtos baratos que são os carros-chefes de vendas da importadora.
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A dupla também incorpora brincadeiras envolvendo diversas regiões de São Paulo, como Itaquera, Osasco e Grajaú, além de fazer referências a times de futebol, com Lulu vestindo a camisa do Corinthians em alguns vídeos. O humor nos vídeos também explora estereótipos sobre asiáticos.
Outro sucesso viral mostra Lulu jogando uma aliança fora, enquanto Chaina entra em cena dizendo: “Você que está terminando seu relacionamento toda hora, 36 alianças por R$ 30! Pode jogar no céu, na terra, no inferno! Marque seu amigo que vai e volta.” O tom descontraído tornou-se uma marca registrada da empresa para criar uma relação próxima com os consumidores.
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De acordo com Pereira, a fórmula do sucesso da PLB é ter uma comunicação autêntica e usar o humor. Atualmente, a empresa conta com uma equipe dedicada exclusivamente às redes sociais, responsável por criar roteiros, gravar, editar e postar vídeos. A abordagem colaborativa e profissional também foi essencial para garantir a qualidade e a consistência dos conteúdos, que frequentemente se tornam virais.
Para quem busca replicar esse modelo, o conselho de Pereira é começar o quanto antes. “Todo mundo que é grande começou pequeno. A vergonha está fazendo muitos perderem dinheiro. Amanhã, você vai querer ter começado ontem”, aconselha.
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