Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Vtex traça estratégia com três frentes de crescimento para 2025

Vtex traça estratégia com três frentes de crescimento para 2025


Unicórnio brasileiro opera em 43 países com soluções para e-commerce e uma base de clientes superior a 2 mil marcas  O uso da tecnologia como forma de superar os eventuais desafios macroeconômicos foi a tônica do primeiro dia de Vtex Day, nesta segunda-feira (2/6), em São Paulo (SP). Para o unicórnio, o período de juros altos, tarifas e discussões sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não deve significar parada para o setor varejista. E a empresa traçou uma estratégia para entregar resultados para os usuários e, por consequência, crescer em 2025.
“Estamos vivendo várias transformações na indústria, não é o momento de esperar passar a tormenta porque a revolução digital continua acontecendo. A despeito dos juros altos, o ecossistema mostra soluções que vão fazer o varejo crescer a despeito do macro. A revolução da inteligência artificial vai trazer novos agregadores de tráfego, novos geradores de lead, novas formas de operar o varejo”, disse Geraldo Thomaz, fundador e coCEO da Vtex.
Com receita superior a R$ 1 bilhão em 2024 e operação em 43 países – 57% da receita vem do Brasil –, com mais de 2,4 mil marcas como clientes, a estratégia da empresa para 2025 consiste acelerar em em três avenidas de crescimento.
Uma delas é o investimento em B2B, no Brasil e no mundo – dos novos produtos anunciados no evento, que acontece até terça-feira (3/6) no Expo São Paulo, cerca de 35% são focados nesse público. A Vtex oferece soluções para representantes de vendas, atendendo a empresas como Mondeléz e Motorola. “O mercado B2B é subestimado, roda fora dos holofotes, mas é poderosíssimo, e grandes empresas do Brasil precisam dessas soluções. Decidimos liderar esse mercado”, afirmou Mariano Gomide de Faria, fundador e coCEO da Vtex.
Outra frente é a atração de novos clientes que anteriormente operavam com sua própria tecnologia. Para Rafaela Rezende, gerente-geral da Vtex no Brasil, a crise fortalece o unicórnio, à medida que grandes empresas estão buscando soluções externas. “Existia uma crença no varejo que, para ser grande, a tecnologia deveria ser própria. Quando o dinheiro fica caro, se vê que não é eficiente”, ressaltou.
No último ano, a Vtex efetivou a operação de Americanas, com mais de 1,5 mil lojas, e passou a atender a Fast Shop em todos os canais de vendas: e-commerce, marketplace, lojas físicas, B2B e televendas. Todo o estoque está integrado aos canais, seja físico ou digital.
A terceira aposta é em retail media, ou seja, a publicidade no e-commerce. A estratégia, segundo Thomaz, nasce da possibilidade de monetizar a audiência de forma otimizada, graças aos avanços da inteligência artificial generativa. Um dos produtos anunciados no evento possibilita a criação de campanhas de vídeo pela plataforma Vtex Ads.
“O mercado de anunciantes está mudando para um modelo em que você tem acesso à efetividade do anúncio, com estatísticas. Estamos trabalhando com os nossos clientes para que eles monetizem esse valor do inventário deles. É um poder potente porque é um valor que está escondido, represado, que precisa ser destravado”, pontuou Thomaz.
A ferramenta foi disponibilizada graças ao trabalho conjunto com a Newtail, startup adquirida pela Vtex em janeiro de 2025, em transação de valor não revelado, mas com o objetivo de trazer novos anunciantes para a base da Vtex, além de novos clientes.
Segundo Thomaz, o unicórnio está sempre em busca de oportunidades de boas empresas para adquirir, sejam as que atuam dentro do universo de Vtex e que poderão complementar a oferta de produtos ou as que têm bons clientes, para consolidação do mercado. “Temos atualmente cerca de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em caixa. Não é tudo isso que vamos gastar adquirindo empresas e startups, mas pode ser uma parte relevante disso”, afirmou.
A Vtex revelou números da atuação de outra adquirida, a Weni, comprada em setembro de 2024. A startup utiliza inteligência artificial no pós-venda. No caso relatado da rede supermercadista Angeloni, a substituição de chatbots por agentes de IA aumentou a retenção de clientes em 35 pontos percentuais, de 40% para 75%.
Vtex Day
Nesta edição, o Vtex Day projeta receber 25 mil participantes por dia. Com mais de 200 palestrantes, incluindo nomes como a atriz Viola Davis, o autor e consultor Philip Kotler, a cofundadora do Nubank Cristina Junqueira, entre outros, o evento deve crescer em 2026. Segundo Faria, a próxima edição vai migrar do conceito de feira com palestras para algo maior, “a cidade Vtex”.
“A nossa ideia é que seja um evento oficial do Brasil, assim como o Web Summit é para Portugal. Vamos posicionar o Brasil como exportador de tecnologia, várias empresas brasileiras fazem diferença no mundo. Vamos levantar a bandeira da engenharia brasileira e mostrar que somos mais do que o agro e um exportador de commodities”, declarou.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Saiba mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *