Vtex traça estratégia com três frentes de crescimento para 2025
Unicórnio brasileiro opera em 43 países com soluções para e-commerce e uma base de clientes superior a 2 mil marcas O uso da tecnologia como forma de superar os eventuais desafios macroeconômicos foi a tônica do primeiro dia de Vtex Day, nesta segunda-feira (2/6), em São Paulo (SP). Para o unicórnio, o período de juros altos, tarifas e discussões sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não deve significar parada para o setor varejista. E a empresa traçou uma estratégia para entregar resultados para os usuários e, por consequência, crescer em 2025.
“Estamos vivendo várias transformações na indústria, não é o momento de esperar passar a tormenta porque a revolução digital continua acontecendo. A despeito dos juros altos, o ecossistema mostra soluções que vão fazer o varejo crescer a despeito do macro. A revolução da inteligência artificial vai trazer novos agregadores de tráfego, novos geradores de lead, novas formas de operar o varejo”, disse Geraldo Thomaz, fundador e coCEO da Vtex.
Com receita superior a R$ 1 bilhão em 2024 e operação em 43 países – 57% da receita vem do Brasil –, com mais de 2,4 mil marcas como clientes, a estratégia da empresa para 2025 consiste acelerar em em três avenidas de crescimento.
Uma delas é o investimento em B2B, no Brasil e no mundo – dos novos produtos anunciados no evento, que acontece até terça-feira (3/6) no Expo São Paulo, cerca de 35% são focados nesse público. A Vtex oferece soluções para representantes de vendas, atendendo a empresas como Mondeléz e Motorola. “O mercado B2B é subestimado, roda fora dos holofotes, mas é poderosíssimo, e grandes empresas do Brasil precisam dessas soluções. Decidimos liderar esse mercado”, afirmou Mariano Gomide de Faria, fundador e coCEO da Vtex.
Outra frente é a atração de novos clientes que anteriormente operavam com sua própria tecnologia. Para Rafaela Rezende, gerente-geral da Vtex no Brasil, a crise fortalece o unicórnio, à medida que grandes empresas estão buscando soluções externas. “Existia uma crença no varejo que, para ser grande, a tecnologia deveria ser própria. Quando o dinheiro fica caro, se vê que não é eficiente”, ressaltou.
No último ano, a Vtex efetivou a operação de Americanas, com mais de 1,5 mil lojas, e passou a atender a Fast Shop em todos os canais de vendas: e-commerce, marketplace, lojas físicas, B2B e televendas. Todo o estoque está integrado aos canais, seja físico ou digital.
A terceira aposta é em retail media, ou seja, a publicidade no e-commerce. A estratégia, segundo Thomaz, nasce da possibilidade de monetizar a audiência de forma otimizada, graças aos avanços da inteligência artificial generativa. Um dos produtos anunciados no evento possibilita a criação de campanhas de vídeo pela plataforma Vtex Ads.
“O mercado de anunciantes está mudando para um modelo em que você tem acesso à efetividade do anúncio, com estatísticas. Estamos trabalhando com os nossos clientes para que eles monetizem esse valor do inventário deles. É um poder potente porque é um valor que está escondido, represado, que precisa ser destravado”, pontuou Thomaz.
A ferramenta foi disponibilizada graças ao trabalho conjunto com a Newtail, startup adquirida pela Vtex em janeiro de 2025, em transação de valor não revelado, mas com o objetivo de trazer novos anunciantes para a base da Vtex, além de novos clientes.
Segundo Thomaz, o unicórnio está sempre em busca de oportunidades de boas empresas para adquirir, sejam as que atuam dentro do universo de Vtex e que poderão complementar a oferta de produtos ou as que têm bons clientes, para consolidação do mercado. “Temos atualmente cerca de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em caixa. Não é tudo isso que vamos gastar adquirindo empresas e startups, mas pode ser uma parte relevante disso”, afirmou.
A Vtex revelou números da atuação de outra adquirida, a Weni, comprada em setembro de 2024. A startup utiliza inteligência artificial no pós-venda. No caso relatado da rede supermercadista Angeloni, a substituição de chatbots por agentes de IA aumentou a retenção de clientes em 35 pontos percentuais, de 40% para 75%.
Vtex Day
Nesta edição, o Vtex Day projeta receber 25 mil participantes por dia. Com mais de 200 palestrantes, incluindo nomes como a atriz Viola Davis, o autor e consultor Philip Kotler, a cofundadora do Nubank Cristina Junqueira, entre outros, o evento deve crescer em 2026. Segundo Faria, a próxima edição vai migrar do conceito de feira com palestras para algo maior, “a cidade Vtex”.
“A nossa ideia é que seja um evento oficial do Brasil, assim como o Web Summit é para Portugal. Vamos posicionar o Brasil como exportador de tecnologia, várias empresas brasileiras fazem diferença no mundo. Vamos levantar a bandeira da engenharia brasileira e mostrar que somos mais do que o agro e um exportador de commodities”, declarou.
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