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Último dia: prazo para adesão ao Apoio Financeiro no RS termina nesta sexta-feira

Último dia: prazo para adesão ao Apoio Financeiro no RS termina nesta sexta-feira


Os empreendedores devem acessar o Portal Emprega Brasil – Empregador e declarar que seu negócio sofreu impactos em decorrência dos eventos climáticos Termina nesta sexta-feira (12/7) o prazo para que empregadores do Rio Grande do Sul façam adesão ao Apoio Financeiro, benefício em que o Governo Federal pagará duas parcelas de um salário mínimo (R$ 1.412 cada uma) a funcionários de empresas afetadas pela inundação. Para solicitar o auxílio, os empreendedores devem acessar o Portal Emprega Brasil – Empregador e declarar que seu negócio sofreu impactos causados pelo evento climático no início de maio.
A data é uma prorrogação do limite de 26 de junho. A empresa que aderiu até o prazo inicial recebeu a primeira parcela no dia 8 de julho. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 5.824 empresas gaúchas foram contempladas no pagamento da primeira parcela. Para organizações que aderirem até 12 de julho, o benefício será pago no dia 22 de julho. A segunda parcela cairá no dia 5 de agosto para todos os trabalhadores.
A medida atende estabelecimentos localizados em “áreas efetivamente atingidas na mancha de inundação delimitada por georreferenciamento nos municípios em estado de calamidade ou situação de emergência”.
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A previsão é beneficiar cerca de 326 mil trabalhadores em regime CLT, 40 mil trabalhadores domésticos, 36 mil estagiários e 27 mil pescadores artesanais. Já foram repassados R$ 113,4 milhões para 80.319 trabalhadores, dos quais 74.435 são formais, 1.366 menores aprendizes, 450 empregados domésticos e 4.068 pescadores.
Como aderir ao Apoio Financeiro?
As empresas devem acessar o Portal Emprega Brasil – Empregador e declarar que seu negócio sofreu impactos em decorrência dos eventos que impedem o pagamento da folha salarial. Os dados serão analisados para aprovação ou indeferimento do benefício.
Como contrapartida, as empresas devem se comprometer a manter o empregado por pelo menos quatro meses: julho, agosto, setembro e outubro.
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O apoio financeiro será pago diretamente para os funcionários via Caixa Econômica Federal. Caso o beneficiário não possua conta na instituição, será aberta uma Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo Aplicativo CAIXA Tem.
Caso o trabalhador tenha mais de um vínculo de emprego, o apoio financeiro será recebido somente por meio da primeira empresa que fizer a adesão.
O empregador pode acompanhar as informações pelo aplicativo Carteira de Trabalho e do portal Emprega Brasil – Empregador, mesmo canal utilizado para realizar a adesão.
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