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Uber e iFood unem forças no Brasil; 99Moto retoma operação em São Paulo: os destaques da semana no ecossistema

Uber e iFood unem forças no Brasil; 99Moto retoma operação em São Paulo: os destaques da semana no ecossistema


Usuários poderão pedir corridas ou delivery de forma integrada, pelos dois aplicativos, a partir do segundo semestre A semana foi movimentada para os unicórnios brasileiros. De um lado, o iFood anunciou uma parceria com a Uber para integração dos serviços, possibilitando pedidos de delivery dentro do app de mobilidade e vice-versa. De outro, a 99 retomou a oferta de corridas por moto na capital paulista, após nova decisão da Justiça.
Os últimos dias também contaram com anúncios de rodadas de investimentos, como a captação de US$ 14,5 milhões pela Openlayer, startup de inteligência artificial fundada pelo brasileiro Gabriel Bayomi, ex-Apple, nos Estados Unidos.
Outros destaques desta edição da newsletter incluem M&As – como a nona aquisição feita pela Sankhya – e o rebranding da StopClub para entrar nos Estados Unidos.
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Boa leitura!
Parceria
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica no Brasil para integrar seus serviços. A partir do segundo semestre de 2025, usuários do iFood poderão solicitar viagens da Uber diretamente pelo app de entregas, enquanto os da Uber terão acesso a delivery de comida, mercado, farmácia e conveniência por meio do app de mobilidade.
A parceria surge em um momento de maior movimentação no segmento: a 99 anunciou a retomada do 99Food no Brasil e a Meituan, da China, confirmou um investimento de R$ 5,6 bilhões para lançar o app Keeta no país. Apesar do cenário competitivo, Uber e iFood negam que a integração esteja relacionada à concorrência. Segundo eles, a colaboração já vinha sendo planejada havia meses.
A iniciativa marca o retorno indireto da Uber ao delivery de alimentos no país, após o encerramento do Uber Eats em 2022.
Novo capítulo
As operações da 99Moto e da Uber Moto voltaram a funcionar na capital paulista após a Ação Civil Pública movida pela prefeitura contra a 99 ser julgada improcedente pelo juiz Josué Vilela Pimentel. Com a decisão, o serviço de transporte de passageiros por motocicletas na cidade volta a ser permitido.
O juiz entendeu que o decreto municipal que proíbe a modalidade é “inconstitucional”, uma vez que a legislação com competência para regulamentar o tema é federal.
A prefeitura de São Paulo lançou um decreto para proibir o serviço de mototáxi na cidade em 2023. No entanto, à revelia, a 99 voltou a oferecer a opção para seus passageiros em janeiro deste ano. De lá para cá, o caso tem tido idas e vindas na Justiça. A categoria foi criada em janeiro de 2022 e, desde então, a 99 já realizou mais de 1 bilhão de viagens em mais de 3,3 mil municípios brasileiros.
Aportes
Openlayer. A startup de inteligência artificial cofundada pelo brasileiro Gabriel Bayomi anunciou uma captação de US$ 14,5 milhões (cerca de R$ 81,5 milhões) em uma rodada Série A liderada pela Race Capital, com participação de NXTP, KPN, Mindset, Y Combinator, Quiet Capital e Wayra Brasil. Fundada em 2021 nos EUA, a Openlayer desenvolveu uma plataforma de governança e avaliação de soluções baseadas em IA, como modelos de crédito e chatbots, permitindo que empresas identifiquem falhas antes do lançamento. A startup, que cresceu cinco vezes em 2024, vai direcionar os novos recursos para estruturar sua área de vendas e preparar o caminho para uma futura rodada Série B.
Pilar. A proptech voltada ao mercado de imóveis de alto padrão captou US$ 6,5 milhões (cerca de R$ 36,7 milhões) em uma rodada Série A liderada pela Alexia Ventures, com participação de FJ Labs, Endeavor, Gilgamesh e Stamina VC. Os recursos serão usados para impulsionar o PilarHomes — portal que anuncia imóveis com valor acima de R$ 2 milhões —, expandir a atuação em São Paulo, consolidar a operação em Curitiba e lançar uma vertical focada em lançamentos residenciais. Fundada em 2021, a startup atende uma rede de 700 corretores e, desde a criação, já captou US$ 12 milhões (R$ 67,3 milhões).
Datlo. Especializada em inteligência artificial para análise geográfica voltada à expansão de negócios, a startup anunciou um novo aporte de R$ 4 milhões. Trata-se de uma em extensão da sua rodada seed. O investimento foi liderado pela Hiker Ventures e acompanhado por anjos. O dinheiro será usado para aprimorar sua plataforma SaaS, lançar produtos e impulsionar a internacionalização, especialmente nos Estados Unidos. Fundada em 2019, a empresa desenvolveu dois modelos próprios de IA voltados à expansão territorial e prospecção de clientes. Hoje tem 180 clientes, incluindo grandes companhias, como Raízen, iFood e Nestlé, com 1,5 mil usuários ativos e R$ 10 milhões de receita anual recorrente. A startup agora mira dobrar esse valor até 2026.
Makasí. A fintech para o setor de construção anunciou a captação de um novo Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) de R$ 120 milhões — totalizando R$ 240 milhões levantados em menos de um ano — e o lançamento de uma nova linha de crédito voltada a moradias populares no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A nova frente, chamada “Crédito para Exposição de Caixa MCMV”, visa fornecer capital de giro para pequenas e médias construtoras quitarem os custos iniciais de obras. Com o novo aporte, a fintech pretende financiar até 10 mil unidades habitacionais, impactando cerca de 40 mil pessoas.
Silverguard. O Sororitê Ventures anunciou o segundo aporte do seu fundo voltado para startups em estágio inicial fundadas ou cofundadas por mulheres: a escolhida foi a Silverguard, empresa de proteção financeira digital por trás da plataforma antifraude social SOS Golpe. A startup já apoiou 100 mil vítimas com sua central de denúncia. O valor do aporte não foi divulgado. Os recursos serão destinados para aumentar o time de tecnologia.
M&A
Sankhya. A empresa retomou a agenda de aquisições e anunciou a compra da Flowbiz (antiga Mailbiz), que atua com e-mail marketing e soluções em automação e CRM. O M&A teve como objetivo reforçar a plataforma de gestão empresarial da Sankhya, ampliando a capacidade de atendimento de setores como varejo e indústria. O valor da transação não foi divulgado. Essa é a nona aquisição realizada pela Sankhya, que anteriormente comprou Ploomes, Meetime, Neppo, Pontotel, Mindsight, Asis, Espresso e Vixting.
Vórtx. A infratech do mercado de capitais anunciou a aquisição da Grafeno Pagamentos, reforçando sua atuação em soluções de Credit as a Service (CaaS) e Banking as a Service (BaaS). A união amplia significativamente o portfólio da Vórtx, que passa a integrar a infraestrutura tecnológica, a expertise e os 15 mil clientes da Grafeno. O valor do M&A não foi divulgado.
Brazil Panels. A empresa de painéis digitais realizou a aquisição de mais de 10% da Neurobusiness.org, startup avaliada em R$ 5 milhões e que aplica conhecimentos das neurociências e do comportamento humano para otimizar estratégias de marketing, vendas, gestão de pessoas e outras áreas dos negócios. A transação teve valor de R$ 1 milhão.
Movimentações
Rebranding. A startup StopClub, criadora da plataforma que coleta dados para indicar a motoristas de aplicativo se uma corrida vale a pena financeiramente, anunciou um movimento duplo: o rebranding para GigU e a entrada no mercado dos Estados Unidos. No ano passado, a empresa recebeu um investimento de R$ 6 milhões e também integrou a lista das 100 Startups to Watch 2024.
Grupo Boticário. Por meio da sua área de Corporate Venture, a GB Ventures, o grupo anunciou as 10 startups selecionadas para a 5ª edição do seu programa de aceleração. Gratuita e equity free, a iniciativa visa impulsionar negócios inovadores dos setores de varejo, beleza e fintech. As escolhidas dessa edição foram: Avra, Beonly, BM Beauty, Cashin, Evob, Gestar Organic, Humora, Leadster, Pupila Brand Studio e Socialis.
Refera. A plataforma que conecta imobiliárias a prestadores de serviço para manutenção predial lançou um produto no modelo Software as a Service (SaaS), voltado a pequenas e médias imobiliárias. Na nova versão, a startup deixa de fazer a intermediação dos serviços e permite o acesso direto a uma base de prestadores homologados e avaliados, mediante o pagamento de uma mensalidade fixa. A solução digitaliza todo o fluxo de manutenção, centralizando informações, automatizando comunicações e oferecendo indicadores de desempenho. Com a mudança, a Refera mira 200 clientes SaaS e mais de R$ 1 milhão em receita recorrente até o fim de 2025.
Oportunidades
Impacto. A Potencia Ventures, em parceria com a Artemisia, lançou o Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto, iniciativa gratuita que irá selecionar 200 negócios de todas as regiões do Brasil, com foco em diversidade e atuação em educação e futuro do trabalho. A jornada formativa inclui capacitações, mentorias e fases de avaliação, com possibilidade de investimento entre US$ 100 mil (R$ 560 mil) e US$ 500 mil (R$ 2,8 milhões) para até cinco negócios de destaque. O programa busca qualificar empreendedores para acessar capital de forma estratégica. As inscrições estão abertas até 2 de junho pelo link.
Conexão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) abriu as inscrições para o segundo ciclo do InovAberta, programa de inovação que conecta startups e grandes empresas ao setor elétrico com o objetivo de desenvolver soluções para desafios técnicos e operacionais. O programa, realizado em parceria com a Liga Ventures, propõe três temas principais: ciência de dados para aumentar a flexibilidade operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN); ferramenta para cálculo de índices climáticos; e automatização da base de providências regulatórias (BPREG) com uso de inteligência artificial. Os participantes terão acesso a mentoria, desafios reais, visibilidade no setor e a chance de firmar parcerias estratégicas com o ONS. Interessados podem se inscrever até o dia 1º de junho pelo site.
Saída. A ACE Ventures promove o Exit Academy, uma imersão online e gratuita voltada a empreendedores, investidores e executivos que desejam compreender o processo de fusões e aquisições (M&A) no universo das startups, nos dias 20 e 21 de maio. O evento abordará, com base em experiências reais, estratégias práticas para quem busca vender uma empresa de forma bem-sucedida. Com duração de 1h30 por dia, a programação aborda temas como os fatores que influenciam o sucesso de um deal, o papel do venture capital no processo e aprendizados do mercado e da academia. Entre os especialistas confirmados estão Layon Lopes (Silva Lopes Advogados) e Érico Bruni (DOMO.VC). Inscrições pelo link.
Residência. A Antler, fundo global de venture capital early stage, está com inscrições abertas para a 6ª edição de sua residência no Brasil, que começa em agosto e será realizada presencialmente no Cubo Itaú, em São Paulo. Voltado a empreendedores em fase inicial, o programa de 10 semanas oferece um ambiente para encontrar cofundadores, validar ideias, construir startups e buscar investimento pré-seed. A iniciativa inclui workshops, palestras e mentorias com nomes de destaque do ecossistema e já originou mais de 135 teses de negócio desde 2022, com 30 investimentos realizados em startups brasileiras. As inscrições estão disponíveis até 1° de agosto no site da Antler.

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