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Strike levanta R$ 77 milhões e chega ao Brasil; Sustineri Piscis capta R$ 9,39 milhões: os destaques da semana no ecossistema

Strike levanta R$ 77 milhões e chega ao Brasil; Sustineri Piscis capta R$ 9,39 milhões: os destaques da semana no ecossistema


Startup uruguaia de cibersegurança já opera em 20 países com soluções para testes de intrusão Nesta semana, falamos da chegada ao Brasil da Strike, startup uruguaia fundada pelo “hacker do bem” Santiago Rosenblatt, que levantou R$ 77 milhões em uma rodada Série A e usará parte do capital para iniciar a operação por aqui.
Outra captação que vale nota é a rodada de equity crowdfunding concluída pela Sustineri Piscis, biotech que produz carne de pescado por cultivo celular em laboratório. A notícia foi divulgada com exclusividade por PEGN.
Outras novidades da semana incluem a aquisição do Urban Sports Club pelo Wellhub e o anúncio da abertura do hub Oracle Innovation Center. Localizado em São Paulo, é o primeiro do tipo da empresa na América Latina e teve investimento de R$ 40 milhões. 
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Aportes
Strike. A startup uruguaia de cibersegurança anunciou a captação de US$ 13,5 milhões (R$ 77 milhões) em uma rodada Série A liderada pelo FinTech Collective e com participação de Galícia Ventures, Greyhound Capital, FJ Labs e Canary. A ideia é expandir suas operações no Brasil e nos Estados Unidos e ampliar seu portfólio. A empresa, que já atende clientes como Mercado Livre, Santander e Delivery Hero em território nacional, planeja investir US$ 2 milhões (R$ 11 milhões) no Brasil, com um escritório em São Paulo e uma equipe inicial de cinco pessoas — que deve aumentar para oito até o final do ano. Fundada em 2021, a Strike oferece uma plataforma que realiza testes de intrusão de sistemas em apenas duas horas. Com o novo aporte, a empresa pretende lançar novas soluções e automatizar 50% de seus processos até o final do ano.
Uncover. A martech anunciou uma extensão de rodada seed no valor de R$ 12,5 milhões, liderada pela ABSeed e acompanhada por Luiz Felipe Barros, diretor global de marketing da Channel Factory. A startup é uma plataforma SaaS que unifica dados de marketing online e offline e usa modelagem preditiva para trazer insights sobre o impacto das campanhas nas vendas. Com o aporte, a Uncover vai acelerar o desenvolvimento de produtos, expandir a linha de receitas e explorar mercados internacionais. Em 2024, a startup quadruplicou a base de clientes e atendeu grandes anunciantes, como Meta, TikTok e Unilever.
Sustineri Piscis. A biotech que desenvolve carne de peixe por cultivo celular em laboratório concluiu uma captação de R$ 9,39 milhões por meio de equity crowdfunding, atraindo 520 investidores na plataforma Eqseed. A startup, avaliada em R$ 57 milhões, produz carne de pescado a partir de células extraídas dos animais. Com o aporte, a empresa planeja expandir seu laboratório e reduzir custos para escalar a produção, além de obter as licenças regulatórias necessárias nos próximos dois anos para comercializar seus produtos para restaurantes. 
FinanZero. O marketplace de crédito captou R$ 4,6 milhões com a empresa de tecnologia financeira sueca Clar, que se tornou acionista majoritária do negócio. O aporte visa acelerar a expansão da plataforma no Brasil, consolidando sua posição no mercado financeiro digital, e o lançamento de produtos, como o consignado privado. A fintech conecta consumidores a ofertas de crédito de mais de 75 instituições financeiras.
Planne. A plataforma de e-commerce focada em ajudar atrações turísticas a profissionalizar suas vendas recebeu um aporte de R$ 2,8 milhões em uma rodada liderada pela Stamina VC, com participação de Surfside Capital, WOW Aceleradora, Westwood Capital e investidores-anjo. A startup, que oferece soluções como processamento de pagamentos, venda de ingressos e antecipação de recebíveis, visa facilitar a digitalização de operações turísticas, como parques e restaurantes. Com cerca de 400 clientes em polos turísticos brasileiros, a Planne utilizará o investimento para expandir sua equipe, desenvolver soluções com inteligência artificial e lançar produtos como tarifas dinâmicas para atividades turísticas. 
M&A
Wellhub. O unicórnio brasileiro de bem-estar corporativo anunciou nesta semana a aquisição do Urban Sports Club, provedor de benefícios corporativos na Europa. Com o M&A, o Wellhub vai expandir sua presença em sete países europeus e acelerar o crescimento no continente. A nova entidade combinada contará com uma rede ampliada de 34,5 mil clientes corporativos e 83 mil parceiros de bem-estar, incluindo academias premium, estúdios boutique e provedores digitais. O valor da transação não foi divulgado.
Mobiis. A fusão das empresas Pathfind e Fretefy deu origem à Mobiis, uma logtech que cria um ecossistema de soluções SaaS focado em otimizar a cadeia logística no Brasil. Com soluções end-to-end que aumentam a eficiência, reduzem custos e tempo, a Mobiis já transacionou mais de R$ 1,4 bilhão em fretes e gerenciou mais de 1 milhão de cargas, além de roteirizar anualmente mais de 25 milhões de pedidos. Entre seus clientes estão grandes empresas, como Heineken, Carrefour, FedEx e Nestlé, que utilizam suas soluções para otimizar o planejamento de rotas, gerenciamento de transporte e armazenamento.
Equilíbrio
A Telavita, fundada por Andy Bookas, Lucas Arthur e a psicóloga Milene Rosenthal nasceu em 2017 com o objetivo de democratizar o acesso a cuidados de saúde mental, principalmente no ambiente de trabalho, com foco em problemas como depressão, burnout e ansiedade. Após sete anos, a healthtech alcançou o ponto de equilíbrio financeiro, apostando em uma estratégia de uso de inteligência artificial e tecnologia para automatizar processos e aumentar a eficiência.  
A plataforma funciona como uma clínica digital, com cerca de 720 profissionais cadastrados, oferecendo tratamentos baseados em uma metodologia própria. Em 2024, a startup cresceu 62%. Neste ano, a healthtech visa dobrar seu faturamento, beneficiada pela atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que exigirá que as empresas gerenciem os riscos psicossociais dos funcionários. Entre seus clientes estão grandes empresas, como Petrobras e Itaú, e hospitais como Albert Einstein.
Movimentações
Inovação. A Oracle anunciou nesta semana o lançamento do Oracle Innovation Center, um espaço de 750 metros quadrados em São Paulo. O local será palco para demonstração do uso de tecnologias como inteligência artificial, robótica e realidade aumentada, em áreas como hotelaria, construção, saúde, manufatura, logística e outras. Com um investimento de R$ 40 milhões, o centro levou nove meses para ser construído e é o primeiro da companhia na América Latina. Apresentado como um laboratório vivo de inovação, o espaço tem mais de 60 soluções desenvolvidas com startups parceiras da Oracle.
Parceria. O iFood e a gestora YvY Capital se uniram para impulsionar a eletromobilidade no Brasil por meio de um fundo que contou com um aporte inicial de US$ 7,5 milhões (R$ 43 milhões) do unicórnio do delivery. O objetivo é produzir e comercializar até 600 mil motos elétricas por ano até 2035, oferecendo uma solução mais eficiente e sustentável para entregadores e parceiros do setor. A colaboração visa acelerar a transformação da logística de última milha, reduzir custos operacionais e promover a descarbonização, além de gerar novas oportunidades econômicas e ambientais. O fundo também busca fortalecer o ecossistema de eletromobilidade no Brasil, apoiando o desenvolvimento de startups e projetos industriais relacionados a veículos elétricos de duas rodas.
IA. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a Rebec@, primeira inteligência artificial generativa do mundo treinada para auxiliar no registro de pesquisas clínicas conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível 24 horas por dia, a IA oferece suporte sobre documentos, prazos e tipos de estudo, além de identificar pesquisas prioritárias. Testes já estão sendo feitos para que a IA também possa otimizar processos e aumentar a transparência em ensaios clínicos. Há também a meta de incorporar vias de aprovação rápida para estudos com patógenos definidos como prioridade da OMS na América Latina. A inovação visa acelerar a colaboração científica e facilitar o acesso a informações essenciais para o avanço da pesquisa médica.
Oportunidades
Meio ambiente. O Google está com inscrições abertas para o programa Google for Startups Accelerator: AI for Nature, voltado a apoiar startups da América do Norte e América Latina que utilizam inteligência artificial para proteger e restaurar a natureza. Durante dez semanas, as startups selecionadas terão acesso a mentorias especializadas, treinamentos, créditos do Google Cloud e ferramentas avançadas, além de uma rede de contatos e oportunidades de colaboração. Startups em estágio seed e Série A podem participar. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (31/3) por meio deste link.
Amazônia Legal. A Plataforma Jornada Amazônia abriu inscrições para o Sinapse da Bioeconomia, programa que busca empreendedores interessados em desenvolver soluções sustentáveis para a Amazônia, com foco em bioeconomia e biodiversidade. Até 60 negócios serão selecionados para receber capacitação, suporte técnico e apoio financeiro de até R$ 50 mil, não reembolsáveis. O programa tem alcance nacional, mas destina 80% das vagas para empreendedores da Amazônia Legal, exigindo que empresas de outras regiões tenham ou abram uma filial na região. As inscrições se encerram em 30 de abril e devem ser feitas pelo link.
Inovação aberta. A Gerdau se uniu ao Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) para o programa de inovação aberta Gerdau OpenInova FSAO. O objetivo é se aproximar de startups e do ecossistema para encontrar soluções inovadoras que resolvam dois desafios: substituição do processo de fosfatização da superfície do aço para a produção de parafusos; e otimização ou substituição do processo de amarração de rolos de aço. Podem se inscrever startups, universidades, institutos de pesquisa e empresas cujo nível de maturidade tecnológica seja de desenvolvimento e validação laboratorial. As inscrições podem ser feitas até 19 de abril pelo site. 
Mulheres empreendedoras. O Sebrae lançou a edição 2025 do BRICS Women’s Startups Contest, concurso que reconhece startups criadas por mulheres nos países do bloco BRICS. A iniciativa está dividida em seis categorias: Saúde e Bem-Estar, Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento de Habilidades, Energia, Infraestrutura e Mobilidade, Comércio, Serviço e Transformação Digital, e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas. As startups serão avaliadas por critérios como inovação, impacto e viabilidade comercial, com premiações separadas por nível de maturidade. As inscrições estão abertas até 4 de maio pelo site, com a final prevista para julho, durante a Cúpula do BRICS.
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Depois de assumir a liderança da empresa familiar aos 28, ela decidiu fundar a própria startup

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