Saúde Trevo levanta R$ 5 milhões e Digaí capta R$ 3 milhões: os destaques da semana no ecossistema
Cheques serão utilizados para desenvolver canais e tracionar negócios Em uma semana menos movimentada, destacamos os aportes divulgados por Saúde Trevo e Digaí, que captaram R$ 5 milhões e R$ 3 milhões, respectivamente, para tracionar suas operações.
Nesta edição, também trazemos uma reportagem especial sobre as deathtechs brasileiras, startups que estão se debruçando sobre o polêmico tema da morte, usando a tecnologia para ajudar familiares que perdem entes queridos.
E, se você veio aqui para saber notícias sobre o 100 Startups to Watch, avisamos que as inscrições estão encerradas. Agora, é esperar a publicação da lista na edição de outubro da revista PEGN.
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Boa leitura!
Aportes
Saúde Trevo. A healthtech recebeu um aporte seed de R$ 5 milhões, em uma rodada liderada pela Enseada Family Office. O capital será utilizado para digitalizar mais laboratórios e desenvolver novas estratégias de canais para parcerias no B2B e B2B2C. Fundada em 2022, a startup desenvolveu uma plataforma para integrar os serviços de laboratórios, clínicas e outros prestadores de serviços de diagnósticos, otimizando a jornada para o paciente que realiza exames.
Digaí. A startup, que utiliza inteligência artificial para tornar os processos seletivos mais produtivos para os candidatos, garantiu um cheque de R$ 3 milhões, levantado em rodada com executivos como Ed Wible, cofundador do Nubank, Mateo Bryant, CFO da Minted e ex-CFO da Uber, e o fundo internacional By Founders for Founders. Fundada em 2023, a startup vai direcionar o capital para tracionar o negócio, investindo em desenvolvimento do produto, patrocínio de eventos e aumento do time comercial para criar awareness sobre o produto, que já foi validado em clientes como Companhia de Estágios, CIEE, Zerezes e Nubank.
Monuv. A startup, que desenvolveu um software que usa IA para detectar ameaças de segurança, levantou R$ 2,6 milhões em uma extensão de rodada bridge realizada em 2023, coliderada por Indicator Capital e Invest Tech. Ao todo, a captação soma R$ 11,1 milhões. Com o aporte, a empresa se prepara para crescer de forma acelerada, investindo em algoritmos e na integração com programas governamentais de segurança pública.
Fim do prazo
As inscrições para o 100 Startups to Watch 2024 estão encerradas. A lista, realizada anualmente por Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS, em parceria com EloGroup e Innovc, elege as 100 startups mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro.
Em sua sétima edição, o 100 STW é uma importante fonte de visibilidade para as startups selecionadas, atraindo olhares de investidores, fornecedores e potenciais clientes. Nos últimos seis anos, a lista revelou empresas que cresceram, captaram grandes cheques com investidores e até se tornaram unicórnios. O resultado será divulgado na edição de outubro de PEGN.
Deathtechs
Startups são conhecidas por utilizar tecnologia para criar soluções para resolver dores da sociedade de forma escalável. Se há quem aposte em setores mais “populares”, como finanças, saúde e educação, outros focam em segmentos mais áridos, como longevidade e fim da vida (end of life).
As deathtechs buscam diminuir os problemas que podem surgir para os familiares após a morte de um ente querido, em um momento de luto e maior vulnerabilidade. Elas oferecem serviços para viabilizar apoio profissional, orientações para questões burocráticas, acompanhamento terapêutico, entre outros.
Para Gina Gotthilf, cofundadora e general partner da Latitud, apesar de o setor ter questões agudas, existem barreiras culturais que impedem o seu crescimento. “No auge da dor de perder alguém próximo é quando somos obrigados a lidar com burocracias, papeladas, pendências. Mas não gostamos de pensar ou falar sobre a morte, não é considerado legal compartilhar informações sobre o tema antes da hora. Pode ser que isso mude, mas será um processo muito lento”, opina.
No Brasil, algumas startups já começam a se debruçar sobre o problema. Em reportagem publicada no site, apresentamos três delas: Amparo, Herdei e Last Wish. Veja aqui o texto completo.
Movimentações
Mercado Diferente. A foodtech lançou nesta semana o Tedi, assistente virtual baseado em modelos de inteligência artificial, que pode ser usado por clientes e não clientes pelo WhatsApp. Desenvolvida após investimento de R$ 1,5 milhão, a solução atua como assistente de cozinha, trazendo informações sobre armazenamento, dados nutricionais e composições de receitas. O projeto nasceu em parceria com a Blip, empresa que cria soluções para o aplicativo de trocas de mensagens.
Wellhub. Quatro meses após anunciar o rebranding que deixou o nome Gympass para trás, o unicórnio anunciou o marco de 3 milhões de usuários ativos no mundo e 500 milhões de check-ins na rede de parceiros. O feito vem em meio a denúncias no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre os contratos mantidos pela plataforma. Em 2024, o unicórnio brasileiro passou a atender 3 mil novos clientes globais e integrou 8 mil novos estabelecimentos à rede, sendo 3,5 mil no Brasil – o número total de parceiros em solo nacional já soma 28 mil.
Oportunidades
Bioeconomia. O Sebrae abriu duas chamadas públicas para selecionar startups que atuam nos biomas Cerrado e Pantanal. As inscrições já podem ser feitas para o módulo ideação, destinado aos empreendedores que ainda não tiraram as ideias do papel ou precisam validar o projeto antes de lançar ao mercado. A iniciativa prevê encontros de capacitação e mentoria, além de construção de networking. Até 60 propostas vinculadas à bioeconomia serão selecionadas para o Inova Pantanal, enquanto o Inova Cerrado selecionará até 270 startups. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto por este site para o Pantanal e neste link para o Cerrado.
Aceleração. O HOTMILK PUCPR lançou o programa de aceleração Speed Up para auxiliar startups em fases de operação e tração. O objetivo é conectar as empresas a fundos de investimentos, oferecer mentorias e workshops com especialistas. A expectativa é acelerar 20 startups nesta edição. Interessados podem se inscrever até 19 de agosto pelo site.
Curtas
De Benguela, startup de soluções para cabelos crespos e cacheados, inaugura experiência pop up em parceria com O Boticário