Restaurante japonês anuncia que mudará de nome após receber críticas por termo considerado ofensivo
A proprietária se manifestou e pediu desculpas a todos que foram ofendidos pelo nome do estabelecimento Um restaurante de comida asiática em Cheadle Hulme, Greater Manchester, na Inglaterra, anunciou que mudará de nome após ter sido criticado por utilizar um termo considerado ofensivo à comunidade japonesa: Jap To Go. O restaurante foi inaugurado em dezembro, mas a comunidade local não só não gostou, como passou a pedir pela mudança do nome.
“É uma palavra muito ofensiva para os japoneses, então seria apropriado se vocês mudassem o nome e nunca usassem essa palavra para representar o Japão”, disse um usuário em um comentário na página da empresa no Facebook.
Em entrevista ao portal Daily Mail, a especialista Ruth Taplin, diretora do Centro de Estudos Japoneses e do Leste Asiático, explicou que o termo “Jap” é reconhecido como um insulto racial contra pessoas de origem japonesa, especialmente em contextos históricos ligados à Segunda Guerra Mundial.
“Este é um termo racista e nunca é aceitável usá-lo para se referir ao povo ou à cultura japonesa”, disse Taplin ao Daily Mail. “Os donos realmente precisam mudar o nome imediatamente e mostrar algum respeito”, acrescentou.
A proprietária do restaurante, Karim Mansour, disse para o jornal local Manchester Evening News que compreende a insatisfação. Ela também pediu desculpas “a todos que se sentiram ofendidos”. Segundo Mansour, a intenção original era representar “Japanese Authentic Perfection” ou “Perfeição autêntica japonesa”, na tradução literal.
“Quando inauguramos o Jap To Go nossa intenção não era causar danos. Mas, independentemente do significado original, agora entendemos o impacto que o nome teve”, disse a empreendedora.
Para o jornal, Mansour também afirmou que sempre “amou e respeitou o povo, a cultura e a comida japonesa”. Além disso, ela destacou que seu objetivo era “celebrar e compartilhar a beleza da culinária e da tradição japonesas com a comunidade local”.
A empreendedora ainda anunciou que mudará o nome do estabelecimento assim que conseguir reunir recursos suficientes. Ela afirma que, por ser uma pequena empresa, não tem condições de fazer a alteração na velocidade que gostaria, mas que está “comprometida com a mudança”.
“Estamos totalmente comprometidos em mudar o nome e seguir em frente com mais cuidado, humildade e respeito”, acrescentou.
Saiba mais
Siga PEGN: