Restaurante é condenado a indenizar família em mais de R$ 560 mil após acusação de que não pagaram conta
Estabelecimento reconheceu a falha e pediu desculpas um mês depois de fazer posts sobre o assunto em redes sociais. Decisão judicial foi anunciada no dia 1º de maio O restaurante e bar The Horse and Jockey, localizado próximo à cidade de Manchester, na Inglaterra, foi condenado a indenizar Peter e Ann Mc Girr em £ 75 mil (o que equivale a R$ 562.792,50, na cotação atual) após acusá-los de saírem sem efetuar o pagamento de um jantar no valor de £ 150 (R$ 1.125,58) em um post no Facebook. Segundo o Daily Mail, na ocasião, eles estavam acompanhados dos dois filhos. O pedido incluía pratos como costela bovina e cervejas.
Diferentemente do que acusava o estabelecimento na rede social, a família teria pago o valor integral da conta, mas um funcionário esqueceu de registrar a transação no caixa. Em meio à repercussão do post, os clientes processaram o pub por difamação com base em “acusações graves”. Na última quinta-feira, 1º de maio, a família natural do Condado de Tyrone, na Irlanda do Norte, relatou que sofreu constrangimentos significativos e danos à reputação em depoimento.
O advogado Peter Girvan, que representa as vítimas, disse que os “artigos continham acusações sérias e difamatórias de que os demandantes haviam se envolvido em conduta desonesta e criminosa ao fugirem deliberadamente sem pagar a conta”. Isso porque, além da publicação do pub, o caso foi repercutido em veículos de imprensa.
O proprietário do pub chegou a pedir desculpas pelo ocorrido e aceitou o acordo de indenizar os clientes e custear as despesas com o advogado da família. A decisão ocorreu depois que o pub atribuiu a falha a um “funcionário inexperiente”.
Em julho do ano passado, o pub chegou a se manifestar sobre o caso nas redes sociais. “Queremos nos desculpar sinceramente com as pessoas envolvidas porque agora descobrimos que elas de fato pagaram pela refeição”, dizia a nota.
Ainda segundo o estabelecimento, o funcionário responsável pelo erro foi demitido. “Não houve desonestidade por parte de nossa equipe, foi um erro honesto.”
Diante da decisão judicial, Carol Mc Girr, filha do casal envolvido na acusação, comemorou o fim do processo: “Dez meses depois… graças a Deus tudo acabou e nossos nomes foram limpos”.
Captura de tela da publicação de Carol Mc Girr, filha do casal envolvido no caso
Reprodução/Facebook
Acusação do estabelecimento
Na época, o pub publicou imagens dos clientes sentados à mesa e pediu ajuda para que os clientes fossem identificados, pois teriam saído sem pagar a conta.
Com a repercussão do caso, o proprietário John Watson afirmou que o dinheiro fazia falta para o caixa do pub e desejou que os consumidores retornassem para fazer o pagamento. “O setor de hospitalidade está apenas se recuperando e saímos de um inverno difícil, então perder £ 150 em receita realmente importa para nós, como importaria para qualquer pub do país”, disse em entrevista na ocasião.
O post foi excluído.