Restaurante de SP viraliza com ‘raclette’ de chocolate e aumenta o faturamento em mais de 30%
Publicação do bar e restaurante Pecatto, em São Paulo, soma 1,3 milhão de visualizações no TikTok Uma torta bem recheada acompanhada de mousse, morangos, sorvete e muito chocolate derretido na hora e despejado no prato a partir de uma grande peça do doce. A combinação, inspirada em um prato suíço conhecido como raclette, caiu no gosto da clientela do bar e restaurante Pecatto, localizado no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, após ter viralizado nas redes sociais. Em um post no TikTok, a apresentação da sobremesa atingiu 1,3 milhão de visualizações.
Lucas Morato, um dos sócios do restaurante, afirma que o doce foi inserido há pouco mais de um mês no cardápio e é o responsável por um aumento de 32% do faturamento. Em fevereiro deste ano, a receita do negócio foi de cerca de R$ 1 milhão, incluindo a operação de outra unidade, focada apenas em delivery e retirada de pedidos.
Para a adaptação da receita, originalmente baseada no derretimento de uma peça de queijo, ele conta que se inspirou em um vídeo asiático. A torta de chocolate como base veio do filme Matilda (1996).
“Vi um vídeo de um restaurante em Singapura, que eles estavam fazendo algo parecido. Eles derretiam um chocolate e serviam na mesa do cliente. Aí pensei em fazer uma sobremesa com formato diferente e descobri um fornecedor da máquina de raclette de queijo aqui. Pedi para fazer um chocolate no formato de meia lua e deu aquele resultado que brilha o olho”, diz.
Segundo ele, a ideia também nasceu do desejo de oferecer uma experiência inovadora. A sobremesa custa R$ 84,80 e serve até duas pessoas. “Somos bastante inquietos e buscamos sempre inovar nas receitas. Está vindo gente de tudo quanto é canto para experimentar a raclette”, ressalta ele, que já planeja novas versões da receita nos próximos meses.
Raclette de chocolate do Pecatto
Divulgação
Antes do lançamento da raclette de chocolate, o restaurante se tornou viral com vídeos das receitas de parmegiana, lançadas em novembro de 2023. Com a proposta de manter o bife empanado mais crocante, o molho e queijo chegam separados e são despejados sobre a carne na frente do cliente. As opções custam a partir de R$ 106,90 e incluem porções e sabores diversos, entre eles frango, costela desfiada, carne, camarão e berinjela.
“O nosso forte é fazer essas experiências diferentes. Inicialmente, ficamos conhecidos pelo diferencial da nossa parmegiana. Quando leva tudo ao forno, a milanesa amolece e solta da carne. O nosso se mantém crocante porque servimos o molho e o queijo na hora”, afirma.
Um dos vídeos, publicado logo depois do lançamento do prato, alcançou 4,1 milhões de visualizações no Instagram. De acordo com Morato, o prato segue como um dos mais pedidos do restaurante, representando 65% dos pedidos. Atualmente, o estabelecimento recebe uma média de 400 clientes por dia.
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Diante da repercussão dos pratos nas redes, ele ressalta o potencial de divulgação alinhado às estratégias de comunicação para o fortalecimento da empresa, que foi fundada em junho de 2023. Para isso, aponta a personalização do serviço e parcerias publicitárias com criadores de conteúdo. No Instagram, o restaurante acumula 229 mil seguidores.
“Criamos esse produto diferente e fomos intencionais em todo o processo. Colocamos o nos canais de marketing, fechamos influenciadores para divulgar a novidade. Fazemos uma produção de conteúdo voltada para isso, para fortalecer ainda mais nossa marca”, frisa.
Quanto ao futuro do negócio, o sócio projeta o lançamento de novos pratos a curto e médio prazo, além da abertura de uma nova unidade do restaurante na capital paulista até o início de 2026.
“Estamos na fase de fazer o nosso chão, nosso nome e conquistar mais clientes. Por isso, investimos no marketing, posicionamento da marca. Mas planejamos ampliar os horizontes e abrir uma nova unidade na Zona Sul de São Paulo”, diz.
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