Rebranding da Chiquinho Sorvetes é criticado nas redes sociais; empresa responde
Publicação no X teve 1 milhão de visualizações. A marca diz que “está acompanhando os comentários” O rebranding da rede de franquias Chiquinho Sorvetes, anunciado na página da empresa no Instagram no dia 19 de abril, tem chamado atenção nas redes sociais. Na publicação, a marca diz que “agora é mais, mas sem perder o que os torna únicos”.
“Nossa nova identidade mantém o amor pelo que fazemos, a qualidade que você já conhece e o carinho que entregamos em cada sorvete. Somos movidos pela fé, guiados pela empatia, e seguimos espalhando felicidade sempre com o seu sorvete.”
Rebranding da Chiquinho Sorvetes foi divulgado nas redes sociais
Reprodução/Instagram
Nos comentários, grande parte dos internautas não aprovou a mudança. “Eu imploro: voltem para o logo anterior. Vocês são muito melhores do que um símbolo genérico feito no GPT-da-vida”, escreveu o usuário conhecido como Rian Dutra (Design From Human). “Ainda dá tempo de mudar. A gente finge que não viu”, disse outro.
Desde então, outros comentários parecidos vêm sendo feitos nas postagens da marca nas redes sociais. Vídeos com análises no TikTok e posts em redes como X e Threads têm pipocado desde o fim da semana passada.
Em resposta a PEGN, a empresa diz que “está acompanhando os comentários e entende que são opiniões pessoais e normais em se tratando de rebranding”. A Chiquinho Sorvetes não deu mais detalhes sobre o processo de rebranding ou se houve uso de inteligência artificial no desenvolvimento do logo, como alguns posts virais sugeriram.
Em um post viral no X, e a professora de design Itamara Ferreira lembrou que o antigo logotipo da Chiquinho era um alvo com o nome inserido no meio. Abaixo, estava escrito “sorvetes”. Segundo a docente, as pessoas estavam conhecendo a marca e a explicação fazia sentido.
“A repetição ao longo dos anos fez com que as pessoas reconhecessem e memorizassem o logotipo da Chiquinho, e, na atualização seguinte, a marca retirou o tagline. O pensamento de longo prazo é importantíssimo na construção de uma marca forte”, escreve. Em sua visão, a fachada da Chiquinho se destacava na paisagem. “Um alvo vermelho e branco sobre uma chapa azul criava contraste e chamava a atenção.”
Initial plugin text
A profissional diz que trazer, agora, o desenho de um sorvete sobreposto é uma explicação literal do que eles fazem. “E eu me pergunto: depois de 45 anos as pessoas ainda não sabem o que a marca vende?”, questiona. “Esse movimento me pareceu um passo pra trás. Enquanto a maioria das marcas deseja que o público as reconheça por um desenho simples e único, a Chiquinho abandonou o que já estava consolidado para trazer um novo ícone que vai precisar passar por todo o processo de assimilação novamente.”
A publicação de Ferreira já tem 1 milhão de visualizações e mais de 9 mil curtidas, com a maioria dos comentários das pessoas criticando o novo logo.
Leia também
A Chiquinho Sorvetes é a segunda maior rede de franquias de sorvetes do Brasil em número de unidades, de acordo com ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca ocupa a 21ª posição na listagem geral de franqueadoras. Segundo a ABF, a empresa tinha 921 unidades em 2024.
A rede foi criada nos anos 1980 como uma casa de sucos na cidade de Frutal, no interior de Minas Gerais, por Francisco Olímpio de Oliveira. Em 1984, o filho do fundador, Isaias Bernardes, assumiu o negócio e o transformou em uma sorveteria — ele ainda é o presidente do grupo. Em 2010, a rede iniciou a expansão pelo franchising.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar