Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Quem é o dono do melhor restaurante brasileiro em 2024, segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants

Quem é o dono do melhor restaurante brasileiro em 2024, segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants


No Lasai, os pratos mudam diariamente, alinhados a sazonalidade dos ingredientes A premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, na última terça-feira (26/11), realizada no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, premiou a gastronomia brasileira com nove restaurantes nacionais entre os melhores da América Latina. O grande destaque foi o carioca Lasai, que alcançou o 7º lugar no ranking, consolidando-se como um dos nomes mais importantes da alta gastronomia da região. Este ano, o topo da lista ficou com o argentino Don Julio, de Buenos Aires.
Localizado no Largo dos Leões, no bairro de Humaitá, no Rio de Janeiro, o Lasai é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, em parceria com sua esposa, Malena Cardiel. Um dos diferencias do restaurante é combinar técnicas modernas com valorização dos ingredientes locais, muitos deles cultivados em suas próprias hortas no Itanhangá e no Vale das Videiras, no estado do Rio de Janeiro.
Initial plugin text
O nome do restaurante significa “tranquilo” no idioma basco Euskera, tendo como fonte de inspiração a trajetória de Silva, que passou anos na Espanha antes de retornar ao Brasil. Formado pelo prestigiado Culinary Institute of America (CIA), em Nova York, Silva teve uma ascensão meteórica na alta gastronomia, chegando a ocupar o posto de braço direito de Andoni Aduriz, chef espanhol renomado, no Mugaritz, que já ocupou 14 vezes o top 10 do The World’s Best Restaurants.
Após anos de sucesso internacional, Silva decidiu trazer sua expertise para o Brasil, inaugurando o Lasai em 2014. O restaurante rapidamente conquistou reconhecimento, recebendo uma estrela Michelin em 2015 e estreando no ranking latino-americano na 16ª posição no mesmo ano.
No Lasai, os pratos mudam diariamente, refletindo a qualidade e a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. Além de legumes e verduras provenientes de suas hortas, o restaurante prioriza peixes pescados artesanalmente no litoral fluminense e carnes de pequenos criadores, como porcos criados soltos no Paraná.
Silva é enfático em sua valorização da cultura e dos insumos brasileiros, nenhum ingrediente importado entra em sua cozinha, e a maioria dos produtos vem do Rio de Janeiro. Fora isso, a experiência sensorial é cuidadosamente planejada. Com capacidade reduzida — cerca de 10 assentos no balcão — e um menu degustação que custa R$ 1.150, o espaço oferece um ambiente exclusivo e intimista.
Outros restaurante brasileiros também foram premiados
Além do Lasai, outros renomados restaurantes brasileiros também figuram na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024. Entre eles, estão A Casa do Porco, em São Paulo, no 15º lugar, e o Tuju, também na capital paulista, na 16ª colocação. O prestígio da gastronomia brasileira se estende ainda ao Evvai (20º lugar) e ao Oteque, no Rio de Janeiro, que aparece na 21ª posição.
A lista continua com o Nelita, em São Paulo, ocupando o 26º lugar, seguido pelo Metzi, na 27ª colocação, e pelo premiado Maní, em 35º. Por fim, o Kotori, também na capital paulista, fecha o ranking brasileiro na 50ª posição.
Saiba Mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *