Pro Edu avança com cursos voltados para o mercado financeiro
Fundada em 2017, a empresa já formou cerca de 20 mil alunos e tem, entre seus principais diferenciais, os contratos vitalícios Paulo Veneroso e Evandro Castro, fundadores da Pro Edu
PressWorks
A Pro Edu , ecossistema de formação para o mercado financeiro, avança no segmento de educação com seus 60 cursos EAD – entre eles, pós-graduações, certificações financeiras, cursos para investidores financeiros e também corporativos. Fundada em 2017, a empresa já formou cerca de 20 mil alunos e tem, entre seus principais diferenciais, os contratos vitalícios – ou seja, o aluno pode revisitar os conteúdos para se atualizar sempre que desejar.
Conforme revela Paulo Veneroso, fundador da companhia, a ideia de lançar uma edtech especializada no mercado financeiro surgiu por conta da notável escassez de profissionais qualificados neste setor. “Apesar das oportunidades de retorno acima da média, poucas pessoas tinham conhecimento para operar no setor. Pensamos então em preencher este nicho, garantindo qualificação para que novos públicos pudessem aproveitar as oportunidades”, afirma o fundador, que criou a Pro Edu ao lado de seu sócio, Evandro Castro.
Veneroso conta que os dois são amigos de infância e estudaram juntos nos Ensinos Fundamental e Médio em Sete Lagoas (MG). Depois, compartilharam momentos na república em Belo Horizonte, enquanto trilhavam caminhos acadêmicos diferentes: Evandro seguiu a carreira em Economia, enquanto seu amigo optou por Engenharia de Produção. “Com o tempo, Evandro se especializou, conquistando seu doutorado em Economia, enquanto eu foquei em Finanças. Mais tarde, decidimos nos aventurar no mercado de fintechs”, explica ele.
Quando detectaram a falta de estrutura adequada nos cursos de certificação financeira disponíveis na época, decidiram que era hora de empreender. “A gente percebeu que tinham aulas muito extensas no mercado, que duravam uma hora e meia, até mais. Muitas pessoas estudam no intervalo de suas atividades e, por isso, precisam de conteúdo mais fragmentado”, destaca Veneroso. Assim nasceu a Pro Edu, com objetivo de facilitar o acesso ao mercado financeiro e também para fomentar carreiras no segmento.
No início, a empresa oferecia cursos preparatórios para certificações financeiras, como CPA 10, CPA 20, Ancord e CNPI conteúdo brasileiro. Depois, os idealizadores decidiram incorporar cursos corporativos e cursos para investidores e pós-graduações reconhecidas pelo MEC. Segundo Veneroso, grande parte dos alunos que se certificaram buscaram fazer pós depois – o que demonstra satisfação e confiança no conhecimento adquirido.
Todos os cursos passam por atualização constante. “Acompanhamos todos os editais e provas anteriores das certificações. Sempre que há alguma atualização, o conteúdo é revisado para receber os devidos ajustes”, afirma Veneroso. Ele reforça que o acesso é ilimitado e vitalício.
Outro ponto alto dos cursos são os professores altamente qualificados. De acordo com o fundador, a Pro Edu procurou profissionais que tinham experiência de mercado e já eram grandes gestores de fundos, com carreiras consolidadas no mercado financeiro. “Desta forma, conseguimos um curso ainda mais sólido, prático e rico repleto de estudos de caso”, salienta o empreendedor, lembrando que isso vale para todos os cursos.
A empresa agora lança sua nova plataforma EAD, na qual as videoaulas oferecem uma abordagem dinâmica para o aprendizado, com exemplos práticos e questões que facilitam a compreensão.
“Pensamos em recursos visuais atrativos para que o processo de estudo seja significativo. Além disso, contamos com um suporte personalizado, onde cada aluno pode tirar suas dúvidas de forma individualizada, recebendo total apoio dos professores durante o preparatório”, finaliza o fundador.