Pizza gigante, venda de baterias e donuts quentinhos: conheça 3 franquias curiosas dos EUA
Berço do fast-food também apresenta opções menos convencionais de negócios Nem só de McDonald’s, Burger King e KFC vive os Estados Unidos. O mercado mais desenvolvido do mundo no setor de franquias é também uma fonte de inspiração para inovação em formatos e modelos inusitados de negócios: há marcas dos mais variados tipos, algumas com características bem específicas, como comércio exclusivo de baterias.
PEGN acompanhou um grupo de 55 empreendedores brasileiros, que representam 27 marcas de franquias, em uma comitiva liderada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em visitas a lojas de marcas norte-americanas nas cidades de Miami, Orlando e Las Vegas.
Veja a seguir três destaques curiosos:
Batteries Plus
Loja da Batteries Plus: rede fornece para grandes varejistas
Divulgação
Fundada em 1992, a rede de venda de baterias tem cerca de 750 pontos em operação apenas nos Estados Unidos. Todas as lojas têm pequeno porte e a missão é vender baterias para absolutamente tudo o que precise de uma bateria ou pilha para funcionar. Grande parte do faturamento vem de clientes corporativos. Redes como Walmart e a The Home Depot são abastecidas pela marca, e os franqueados podem atender contas dessas empresas em suas regiões.
O propósito é que as lojas sejam pequenas para que todo o estoque se concentre no armazém da franqueadora. Quando há compras online, os pedidos são despachados pela matriz, mas os franqueados ficam com o valor, caso a venda aconteça em sua região. As lojas físicas ajudam a dar giro em produtos que não podem ser despachados.
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Russo’s
Pizzas gigantes da Russo’s
ABF
Com 57 unidades, a rede de restaurantes tem como carro-chefe as pizzas nova-iorquinas e é conhecida pelos tamanhos gigantes das redondas. As pizzas têm cerca de 70 cm de diâmetro e alimentam até 10 pessoas, segundo a marca.
No menu também há outros itens, como massas artesanais. Uma das principais características do negócio é a adaptabilidade: cada loja pode se adequar à região em que está inserida. Por exemplo, pontos mais rústicos podem ser abertos em regiões residenciais; uma loja sofisticada em Doha, no Catar.
Grande parte dos franqueados da rede é formada por empreendedores que se dedicam integralmente às lojas, atuando com os funcionários na cozinha.
Duck Donuts
Fachada de uma das franquias da Duck Donuts, em Las Vegas (EUA)
Paulo Gratão / PEGN
A marca, fundada em 2006, se autointitula “Ferrari dos donuts”, por oferecer um produto feito na hora, personalizável e servido ainda quente para o consumidor. A concorrência de gigantes como Dunkin’ Donuts e Krispy Kreme (que acaba de chegar ao Brasil) não assusta a empresa, de acordo com o diretor de desenvolvimento global Marcel Portmann, que aposta as fichas na “qualidade”. “O cliente pode chegar cinco minutos antes de fechar que iremos fazer um donut fresco para ele”, diz.
Como o nome da rede sugere, a principal decoração da marca é ancorada em patos de todos os tipos. Atualmente são 164 lojas nos Estados Unidos, e boa parte trabalha com uma fritadeira especial que consegue produzir até 52 dúzias de donuts por hora.
Os pontos não têm estoque, uma vez que a produção é feita na hora. Os doces ficam prontos em menos de cinco minutos. O sabor mais popular nos Estados Unidos leva pedaços de bacon e calda de chocolate.