Para franqueadoras, multifranqueados têm se tornado grandes ativos nas operações
O empreendedor com capacidade de gerir múltiplas unidades tem sido bem visto pelas redes pela possibilidade de ajudar na aceleração do crescimento das marcas Cada vez mais presentes nas redes de franquia brasileiras, os multifranqueados têm ajudado a expandir marcas pelo país e a moldar a estrutura de suporte das franqueadoras. O empreendedor com capacidade de gerir múltiplas unidades tem sido bem visto pelas redes pela possibilidade de ajudar na aceleração do crescimento das marcas, mantendo a qualidade.
O tema foi debatido em um painel do Somos Multi, 1º Congresso de Franqueados do Brasil, que aconteceu na última terça-feira (28/5), em São Paulo, que contou com os franqueadores Elaine Moura, CEO da PopCorn Gourmet, José Carlos Semenzato, presidente do conselho da SMZTO e Renata Vichi, CEO do grupo CRM, dono da Kopenhagen e Brasil Cacau. O papo foi mediado por Mariana Iwakura, editora-chefe de PEGN, e Denis Santini, CEO da comunidade de franqueados CommUnit.
Dentro do grupo CRM, apenas os franqueados com os melhores desempenhos podem pleitear novas lojas, de acordo com Vichi. Isso, de acordo com ela, ajuda a manter a qualidade da rede e da expansão, e os critérios são divulgados de forma clara na rede, em todos os encontros com os franqueados.
“Algumas franqueadoras têm receio de grandes concentrações em praças específicas, por exemplo, mas eu vejo o copo cheio. O franqueado com pleno domínio consegue desenvolver o marketing local, tem um entendimento profundo do cliente e da região”, disse a executiva.
Os primeiros indicadores utilizados para medir se franqueados podem abrir novas lojas são o NPS, que identifica a satisfação do consumidor local com a loja, e o NPS interno, que avalia a percepção do próprio franqueado. “Dar transparência à jornada de NPS e ao seu plano de crescimento e expansão é a chave para o bom relacionamento”, diz Vichi.
Semenzato pontuou que o empreendedor precisa ter em mente que a proporção de problemas existentes em uma empresa é equivalente ao tamanho do negócio. Ele também aconselhou que os empreendedores façam uma análise financeira antes de tomar a decisão de crescer. “Se ele deve mais do que duas vezes o seu lucro anual, está entrando em uma zona de risco da operação. É melhor esperar mais um ano”, disse.
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Elaine Moura, da PopCorn Gourmet, acredita que os multifranqueados ajudam o negócio a crescer. “O franqueado de uma unidade só espera mais pela iniciativa da franqueadora. Com multifranqueados somos provocados, a régua sobe, pois ele coloca muita energia no negócio”, diz.
Moura diz que olha para o estilo de vida do franqueado antes de aprovar uma expansão. “Eu sou o terror do meu comercial. Muitas vezes, o franqueado senta comigo e eu o desencorajo a abrir um novo negócio se percebo que não é a hora certa”, diz. De acordo com ela, o franqueado precisa se “apaixonar” e se “divertir” com o empreendimento. “Se eu entrego um peso para ele, vou ter mais dificuldade de fazer com que ele se re-apaixone pela marca”, diz.
Olhar diferenciado, critérios padronizados
Provocados pelos moderadores, os franqueadores responderam se as redes trabalham com benefícios diferenciados para multifranqueados, como descontos em compras ou taxas, por exemplo. “Ele já é beneficiado com uma margem estupenda de lucratividade quando extrapola as metas de faturamento”, respondeu Semenzato.
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Vichi e Moura disseram que seguem critérios de isonomia e padrões dentro de suas redes. A CEO do Grupo CRM falou que há um “gatilho” na política comercial da empresa que oferece incentivos para quem atinge metas. “É algo que vale para todos, em pé de igualdade”, diz. De acordo com ela, os melhores franqueados têm atendimento diferenciado, com clusterizações que passam por critérios de maturidade, potencial de faturamento ou número de lojas, por exemplo.
Moura diz que sua estratégia é olhar para cada franqueado de forma unitária, com o objetivo de um atendimento mais personalizado. “As condições precisam ser justas para todo mundo”, afirma.
Diversidade intencional
A fundadora da PopCorn Gourmet falou também sobre o trabalho que tem feito para trazer mais diversidade para o quadro de franqueados. “Eu comecei a olhar para o ecossistema que eu frequento e me incomodei de ser a única mulher preta no ambiente.”
Ela conta que trabalha internamente para trazer mais lideranças negras e criar conteúdo para impulsionar o empreendedorismo feminino preto na marca. “Quando eu tenho a franqueada mulher preta, ela também tem esse olhar de diversidade e cuidado na contratação”, diz.
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