ONG capacita e conecta empreendedores na periferia de São Paulo
Projeto criado há duas décadas movimenta os negócios no extremo leste da capital paulista Quando Hermes de Souza deixou a prisão após 10 anos, ele encontrou portas fechadas mesmo em liberdade. Decidiu criar um ateliê de artes no bairro do Bixiga, na capital paulista, mas quando buscou o instrutor que havia conhecido no presídio, descobriu que ele morava em um lixão na comunidade União de Vila Nova, no extremo leste da cidade de São Paulo.
Ele resolveu, então, fundar uma ONG na região para mudar a história do bairro. O Instituto Nova União da Arte surgiu no fim de 1999 e, desde então, vem capacitando empreendedores da comunidade com a iniciativa da Escola de desNegócio. “Estamos construindo a cartografia dos empreendedores da região e a ideia é que se torne uma plataforma de compra e trocas de serviços e produtos da comunidade”, afirmou Souza.
Uma das primeiras alunas, há mais de 20 anos, foi Maxleide Castro, dona de uma loja de produtos naturais no bairro. Com investimento inicial de R$ 10 mil, ela apostou na ideia da mãe, Marileide, e abriu o negócio para vender produtos a granel.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
O pequeno empreendimento cresceu e hoje tem uma linha de chás própria, criada a partir das necessidades dos clientes. A loja também é fornecedora para outros pequenos negócios da região e, atualmente, tem um faturamento mensal de R$ 25 mil.
Leia também
“Eu acredito que a gente precisava do melhor na periferia, a gente tem de mostrar que o acesso é de todos”, comentou.
Confira a matéria, exibida pelo programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, na íntegra:
Empreendedores da periferia fazem parceria para aumentar faturamento