Nuvia e Coalize recebem investimentos; Web Summit Rio começa domingo: os destaques da semana no ecossistema
A plataforma que usa inteligência artificial para facilitar vendas B2B captou R$ 10 mi, já a startup de gestão de RH e contabilidade recebeu R$ 3,2 mi A semana pós-feriadão teve anúncios de investimentos de destaque. A Nuvia, plataforma que usa inteligência artificial para facilitar vendas B2B, captou R$ 10 milhões em rodada liderada pelos fundos NXTP e Gilgamesh Ventures. Já a Coalize, startup de soluções para gestão de recursos humanos e contabilidade, recebeu R$ 3,2 milhões em uma rodada seed com Urca Angels e outros.
Nesta newsletter também falamos sobre o Web Summit Rio, que começa neste domingo (27) e vai até o dia 30 de abril. O evento, que tem expectativa de receber 34 mil pessoas na sua terceira edição no Brasil, terá cobertura in loco de PEGN. Entre os palestrantes, os destaques são Nicolas Andrade (OpenAI), que abordará a regulação da IA na América Latina; Marcio Aguiar (Nvidia), que discutirá o papel da empresa frente às tensões comerciais globais; e Priscyla Laham (Microsoft Brasil), que falará sobre os investimentos da empresa em nuvem e IA no país.
100 Startups to Watch é a newsletter de Pequenas Empresas & Grandes Negócios que leva a você as notícias mais relevantes do ecossistema de inovação.
Assine e indique para os amigos a newsletter gratuita 100 Startups to Watch!
Para não perder nenhuma notícia, acesse o link e participe do canal de PEGN no WhatsApp. Quer conferir conteúdos exclusivos de Pequenas Empresas & Grandes Negócios? Assine a revista e tenha acesso a todas as reportagens.
Boa leitura!
O Web Summit Rio está chegando!
Começa neste domingo, 27 de abril, a terceira edição do Web Summit Rio. O evento, que vai até o dia 30 no Riocentro (Zona Oeste do Rio de Janeiro), espera reunir mais de 34 mil participantes de todo o mundo, superando os 30 mil de 2024. Com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão, a conferência é uma das maiores do mundo em tecnologia e também acontece em Lisboa, Doha e Vancouver.
Serão 14 trilhas temáticas, com destaque para IA generativa, fintechs, economia criativa e marketing. Entre os palestrantes, os destaques são Nicolas Andrade (OpenAI), que abordará a regulação da IA na América Latina; Marcio Aguiar (Nvidia), que discutirá o papel da empresa frente às tensões comerciais globais; e Priscyla Laham (Microsoft Brasil), que falará sobre os investimentos da empresa em nuvem e IA no país.
Neste ano, o evento terá meetups promovidos com o apoio da plataforma Summit Engine, que conecta participantes com interesses em comum de forma personalizada. Estão previstos cerca de 100 encontros, com grupos como “Women in Tech” e “Data Science Engineers” entre os confirmados.
Empreendedores brasileiros no mundo
A Endeavor lançou nesta semana o relatório Brazil Tech Diáspora. Realizado com apoio de Google Cloud, Brazil at Silicon Valley e BayBrazil, o levantamento traz dados de 400 brasileiros e insights de mais de 60 entrevistas, incluindo empreendedores, embaixadores e mentores da Endeavor.
Segundo o estudo, brasileiros fora do país estão liderando negócios em 138 cidades, 31 nações e nos cinco continentes. Os Estados Unidos são o principal destino (59%), com destaque para os estados da Califórnia, Flórida e Nova York. Há também um número crescente de brasileiros que se estabelecem na Europa (30%). As principais verticais lideradas por esses empreendedores no exterior são B2B SaaS e fintechs — esta última refletindo o know-how competitivo dos fundadores nacionais.
Os dados também mostram que 79% dos chamados brasileiros em diáspora atuam como mentores de outros empreendedores, e 90% desejam mentorar com mais frequência. Ainda de acordo com a pesquisa, 58% já investem em fundadores no Brasil e 51% visitam o país anualmente para atividades de negócios.
Apesar de o Vale do Silício ser um dos principais polos globais de capital e talento, 88% dos brasileiros estão inseridos em outros ecossistemas, maduros ou emergentes.
Aportes
Nuvia. A plataforma que usa inteligência artificial para facilitar vendas B2B captou R$ 10 milhões em uma rodada liderada pelos fundos NXTP e Gilgamesh Ventures, com participação de 1616 Ventures, LASP Capital e 16z Scout Fund. Também investiram fundadores de empresas (entre elas, OLX, NG.CASH, Pomelo, Kamino e Clara), além dos investidores solo Laura Constantini, Daniel Ibri, João Oliverio e Sandor Caetano. A injeção de capital será utilizada para acelerar tecnologia, atrair talentos e consolidar presença no Brasil.
Coalize. A startup de soluções para gestão de recursos humanos e contabilidade recebeu R$ 3,2 milhões em uma rodada seed que teve a participação de Urca Angels, Grão Venture Capital, Westwood Capital e Valora Ventures e de Guilherme Bonifácio, fundador do iFood. A empresa pretende usar o aporte na expansão do negócio para outras cidades. A meta é crescer quatro vezes nos próximos 18 meses para então iniciar uma rodada Série A.
Fintalk. A inteligência artificial conversacional recebeu um investimento de R$ 6 milhões da HiPartners, venture capital focada em varejo. O objetivo é usar o dinheiro para aumentar a presença da startup no mercado brasileiro, na América Latina e na Europa, reforçando o time de vendas e lançando novos produtos. A meta é que o negócio, que cresce 8% por mês, dobre de tamanho anualmente.
Frota 162. A startup de soluções de gestão de frotas automotivas captou US$ 2 milhões em uma rodada seed liderada pelo DGF e com participação de ACE e Opus. A empresa usará o dinheiro nas áreas de tecnologia e vendas, e avalia desenvolver soluções complementares à gestão de multas de trânsito e indicação de condutores. A ideia é atender a outras necessidades dos clientes e aumentar o tíquete médio por veículo monitorado.
i4sea. A startup baiana especializada em inteligência climática recebeu R$ 7,5 milhões em uma rodada liderada pelo Fundo Govtech, gerido pela KPTL e pela Cedro Capital, que também contou com a Polaris Investimentos. A i4sea auxilia empresas a prever e mitigar contingências climáticas para reduzir perdas e gerar oportunidades de receita em operações críticas. Com o dinheiro, a empresa quer expandir sua operação para outros países da América Latina, começando por Chile, Peru e Colômbia, usando um modelo de IA que pode ser adaptado a diferentes climas. A expectativa é faturar R$ 5,6 milhões em 2025, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.
Movimentações
Acessibilidade nas finanças. A Hand Talk, startup que usa inteligência artificial para acessibilidade digital, anunciou o lançamento do Dicionário Financeiro em Libras para celebrar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), comemorado nesta quinta-feira (24/4). Disponível no aplicativo Hand Talk App, a novidade reúne mais de 120 sinais, indo de conceitos básicos a termos mais avançados do mercado financeiro. Os usuários poderão ajustar a velocidade, visualizar os personagens em 360° e compartilhar sinais. A iniciativa inclui também uma videoaula.
Veriff. O unicórnio estoniano especializado em segurança por meio de identidade digital acaba de inaugurar seu primeiro hub tecnológico no Brasil, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Com um investimento de mais de R$ 17 milhões, a iniciativa faz parte de uma estratégia para se aproximar dos clientes locais, entender as particularidades do mercado latino-americano e consolidar presença regional. A decisão veio após a empresa registrar um aumento de mais de 2,5 vezes no volume de negócios na América Latina no último ano. A empresa já conta com equipes nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Estônia.
Oportunidades
Inovação no NE. Teresina (PI) será palco da terceira edição do Nordeste On (NEON), que acontece nos dias 3 e 4 de julho e terá foco em temas como inteligência artificial e marketing digita. A programação inclui exposição de startups, rodadas de negócios e investimentos, mentorias, painéis e palestras com especialistas nacionais e internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Tecnologia na moda. A Audaces está lançando a segunda edição do programa de aceleração de startups Audaces Lab 2.0, agora com foco em inteligência artificial (IA) aplicada ao setor da moda. Com duração de cinco meses, a iniciativa oferece encontros síncronos e mentorias gamificadas com especialistas do mercado. O LAB IA contará com três imersões presenciais em Florianópolis (SC). As inscrições podem ser feitas no site até o dia 19 de maio.