NuCel: Nubank investe em nova frente e lança operadora de celular
Banco digital já iniciou os testes com eSIM e vai ampliar a disponibilidade do serviço para os clientes nos próximos meses O Nubank anunciou nesta terça-feira (29/10) o lançamento de sua operadora de celular, NuCel, no formato de operadora de rede móvel virtual (MVNO), a partir da infraestrutura da Claro. Desta forma, o banco digital não precisa investir na instalação de torres e antenas. “O Nubank deixa de ser apenas para aplicação financeira para trazer elementos de estilo de vida para nossa operação”, comentou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, durante evento com jornalistas.
O banco digital apresentou dados para justificar o movimento: pesquisa realizada com consumidores mostrou que 7 dos 10 problemas com operadoras de telefonia nível são relacionados a atendimento, complexidade dos planos e experiência digital. “São pontos de dor que o Nubank sabe trabalhar muito bem. Queremos trazer leveza para a indústria da comunicação como fizemos com o setor financeiro há alguns anos”, afirmou a CEO.
Com cerca de 95 milhões de clientes no Brasil, o Nubank não divulga estimativas de adoção do novo produto, mas a disponibilização será feita gradualmente a partir de hoje (29/10). Interessados já podem se inscrever pelo aplicativo do banco digital para passar a utilizar o NuCel.
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As primeiras informações sobre o lançamento surgiram em maio, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o credenciamento para a criação da nova operadora vinculada ao banco digital.
Serão três planos: 15gb por R$ 45 mensais, 20gb por R$ 55 mensais, e 35gb por R$ 75 mensais. Segundo Paulo Barbosa, gerente geral do NuCel, os planos não terão “letras miúdas e asterisco, serão iguais para todo mundo”. O Nubank também usará inteligência de dados para sugerir proativamente aos clientes sobre alteração do plano, caso estejam usando a mais ou a menos do que foi contratado. “Não terá fidelidade, para cancelar é só apertar um botão no aplicativo, assim como para mudar de plano”, afirmou.
Inicialmente, o Nubank vai trabalhar com o eSIM, modelo de chip digital que permite a ativação em dois minutos, mas o banco digital já trabalha com parceiros no desenvolvimento do chip físico, mais tradicional.
“Queremos atender os quase 100 milhões de clientes, independentemente do perfil de renda. Nossa penetração com eSIM é de dezenas de milhões de consumidores. O uso vem crescendo de maneira forte e foi um dos motivos que nos levou a tomar essa decisão”, declarou Chanes.
O modelo da parceria com a Claro é de compartilhamento de receita. O Nubank não divulgou cifras e porcentagens por trás da negociação. O atendimento dos clientes será feito exclusivamente pelo banco digital. Apesar da presença da telecom em outros países da América Latina, o Nubank descartou a expansão do NuCel nos outros mercados em que atua — México e Colômbia — neste momento inicial.
O Nubank não é o primeiro banco digital a seguir esse caminho. O Banco Inter lançou o Inter Cel, no mesmo modelo de MNVO, inicialmente em parceria da Surf Telecom, que usava a rede da TIM, e posteriormente, com a Vivo.
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