Mulher grava a si própria tentando furtar em supermercado, é pega com ajuda de IA e viraliza: ‘Deu errado’
Depois de ser pega em flagrante, Nesha relata que o gerente do supermercado e a polícia foram chamados Uma norte-americana identificada como Nesha viralizou nas redes sociais após filmar a si mesma furtando em um caixa de autoatendimento do Walmart nos Estados Unidos. O vídeo postado no TikTok acumulou mais de 2,2 milhões de visualizações.
No vídeo, publicado em setembro, Nesha registra alguns produtos de forma correta, mas, em seguida, finge escanear uma mochila antes de colocá-la na sacola. Pouco depois, o sistema de Inteligência Artificial do Walmart detecta o erro, acionando um alerta “o funcionário está a caminho”, o que impede a finalização das outras compras.
A gravação também mostra o momento em que uma funcionária chega e verifica a compra, com a tela do caixa exibindo a mensagem “Leitura Perdida Detectada”, com um vídeo mostrando a tentativa de furto.
Apesar do tom descontraído da funcionária, que ri da situação, Nesha relata que depois do ocorrido o gerente do supermercado e a polícia foram chamados, resultando em sua expulsão e banimento por dois anos de frequentar todas as lojas Walmart da região.
Initial plugin text
“Quando você geralmente não é pego e agora está banido por dois anos de todos os Walmarts da minha área”, escreveu a TikToker na legenda do vídeo, acompanhado da hashtag “#stealinggonewrong (roubo deu errado).”
De acordo com uma pesquisa da LendingTree de 2023, cerca de 15% dos compradores admitiram furtar itens em caixas de autoatendimento, sendo que apenas 33% deles são pegos nos EUA. Segundo o New York Post, em resposta ao crescente número de roubos, o Walmart vem intensificando suas medidas de segurança, incluindo o uso de IA.
A ferramenta “Missed Scan Detection”, que utiliza câmeras para identificar itens não escaneados, foi implementada pela primeira vez em 2017 e é uma das estratégias para combater os furtos, que somam prejuízos de cerca de US$ 3 bilhões por ano para a empresa.
Além disso, o Walmart tem adotado outras tecnologias, como códigos de barras quase invisíveis em itens de marca própria, que permitem o escaneamento automático. Mesmo com essas iniciativas, alguns locais da rede ainda enfrentam altos índices de furtos, levando à remoção das caixas de autoatendimento em certas lojas.
Saiba Mais