Mulher entra em loja 5 minutos antes do fechamento, não é atendida e desabafo gera debate na internet
Cliente disse que queria fazer uma compra rápida. Veja o que diz especialista em direito do consumidor Uma consumidora gerou debate no Threads ao relatar uma experiência frustrante em uma loja de calçados. A usuária, identificada como Bella, conta que foi a um estabelecimento, do qual se considera cliente fiel há dois anos, e entrou na loja faltando cinco minutos para o fechamento. O problema é que ela não teria sido atendida. O caso gerou debate entre os internautas sobre bom senso e direitos do consumidor, sendo visualizado por mais de 160 mil pessoas.
De acordo com o depoimento da cliente, ela chegou ao local às 17h55, com a expectativa de que ainda teria tempo para realizar uma compra rápida. No entanto, ao caminhar pelos corredores em busca de um tênis e uma sandália rasteira, notou que a funcionária começou a baixar as portas. Apesar de já estar dentro da loja, a cliente foi informada de que o atendimento havia sido encerrado.
Moça é impedida de comprar na loja por chegar perto do fechamento
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“Olhei para a suposta ‘gerente’ e, inocentemente, pedi o que queria. Ela me olhou com aquela cara de quem já está com um pé em casa e soltou: ‘Já fechamos!’. Eu, no susto, respondi: ‘Como assim? Estou aqui dentro! Por que me deixaram entrar então?’. E sabe o que ela fez? Não disse uma palavra, só foi abrindo a porta, tipo ‘tchau, querida’”, afirmou a consumidora no Threads.
O relato gerou uma enxurrada de comentários, com opiniões divididas. Alguns apoiaram a atitude da loja, enquanto outros criticaram a falta de atenção ao cliente. Uma internauta, por exemplo, expressou sua insatisfação com a postura da consumidora: “Desculpa, mas achei muito sem noção. Se fosse pra pegar algo rápido, tudo bem. Mas entrar faltando poucos minutos para a loja fechar, esperando um atendimento que pode levar de 30 minutos a 1 hora, para algo que nem é essencial? Poxa, nunca vi alguém tão egoísta na vida.”
Houve quem defendesse a cliente. “Moça, lendo os comentários, consigo perceber o quanto está difícil encontrar funcionários que realmente vestem a camisa. Um conselho: comunique, sim, a gerente que você conhece sobre o ocorrido. Lojas fecham por conta desse tipo de atendimento, e muitas vezes os donos nem sabem por que os clientes ‘desapareceram'”, disse um internauta.
Quem está correto, o cliente ou a gerente da loja?
Consultado sobre o assunto, Marcos Poliszezuk, advogado especializado em direito do consumidor, explicou que a questão envolve boas práticas comerciais e o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo o advogado, se o estabelecimento ainda está dentro do horário de funcionamento, o comerciante tem a obrigação de atender os clientes que entraram na loja antes do seu fechamento.
“O CDC determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços recusar atendimento às demandas dos consumidores dentro do horário de funcionamento (art. 39, II). A recusa pode configurar uma prática abusiva, sujeita a sanções administrativas, conforme o artigo 56 da lei”, afirmou.
Poliszezuk ressaltou que, ao adentrar na loja antes do fechamento, a cliente tem direito a um atendimento adequado, conforme o princípio de uma boa relação de consumo. O incidente, segundo ele, poderia ser evitado com uma postura mais acolhedora por parte da equipe, refletindo melhor cuidado com o cliente, mesmo em situações próximas ao encerramento do expediente.
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