Morre o publicitário Jaques Lewkowicks, fundador da agência Lew’Lara/TBWA, aos 80 anos
Um dos mais destacados nomes da propaganda nacional, esteve por trás de campanhas célebres como ‘A Lei de Gérson’ Morreu nesta sexta-feira (21), aos 80 anos, o publicitário Jaques Lewkowicks, fundador da agência Lew’Lara/TBWA. A causa da morte não foi divulgada. Lewkowicks teve um caso grave de covid-19 nos últimos dias e precisou ser internado, informou seu antigo sócio, Luiz Lara.
Um dos mais destacados nomes da publicidade nacional, Lewkowicks esteve por trás de campanhas celebradas, como a “Lei de Gérson”. Também foi autor bordões adotados pela população, como “Eu sou você amanhã”, criado para a campanha da vodka Orloff nos anos 1980. Em 2004, ele venceu o Prêmio Caboré de Profissional de Criação, um dos mais prestigiados do meio da propaganda.
Lewkowicks começou a carreira como diretor de arte no estúdio Metro 3. Antes de fundar a própria agência, passou por Delta, Caio, Salles/ Interamericana, McCann e Ogilvy (onde chegou a ocupar a vice-presidência de criação). Em 1988, abriu sua primeira agência, a SLBB. Quatro anos mais tarde, criou a Lew’Lara em parceira com Luiz Lara.
“Perdemos um gigante e um amigo, foram 32 anos juntos. Ele será meu eterno sócio, uma pessoa especial, querida, divertida, leve, que fará muita falta”, disse Lara ao jornal Valor Econômico. “Jaques era uma força intelectual muito grande, um judeu curioso e antenado que buscava conhecimento o tempo todo. Tinha uma curiosidade intelectual permanente.”
A agência foi vendida para a rede TBWA em 2007 e atualmente está entre as 20 maiores companhias publicitárias do Brasil, segundo levantamento do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios).
Em 2013, Lewkowicks deixou a agência e trabalho como estagiário do Google. Anos depois, mudou-se para Nova York e realizou um sonho antigo: estudar cinema. No entanto, não demorou a voltar para o Brasil. Queria ficar perto da família.
Mesmo fora da agência, Lewkowicks era continuava presente no dia a dia da Lew’Lara/TBWA. Não perdia uma convenção e atuava como conselheiro dos novos chefes da empresa
Lewkowicks foi sepultado neste domingo (21) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Ele deixou a esposa, Cristina, os filhos Rodrigo e Juliana, e os netos Samy, Antônia e Duda.