Morana e BSG, dono da Todomoda, anunciam fusão e projetam 300 novas lojas em cinco anos
Medida prevê ampliação da presença da marca de acessórios argentina Todomoda no Brasil, além da internacionalização da Morana em países da América Latina A Morana e o grupo Blue Star (BSG) anunciaram uma “fusão estratégica” entre a marca de acessórios brasileira e a Todomoda – empresa do mesmo segmento que possui 900 lojas em 10 países, sendo 10 delas em São Paulo. A estratégia, prevista em contrato de joint venture, visa expandir a presença da companhia argentina no Brasil e da Morana na América Latina a partir dos planos de franchising e internacionalização.
A Morana afirma que não haverá mudança para os franqueados atuais, mas eles terão preferência na aquisição de franquias da Todomoda.
Com a operação chefiada pelo BSG, também dono da marca Isadora, a Todomoda foi fundada na Argentina em 1995 e se consolidou em diversos mercados da América Latina, a exemplo do México, onde ingressou em 2001. O país é responsável por 30% do faturamento global do grupo, que também atua em Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Panamá, Guatemala e El Salvador.
A Todomoda chegou ao Brasil em 2019 e possui unidades apenas em São Paulo até o momento. Com a fusão, as duas marcas projetam a abertura de 300 novas lojas da marca argentina nos próximos cinco anos.
Initial plugin text
Já a Morana, marca brasileira com mais de 300 lojas, irá desenvolver seu plano de internacionalização de forma estruturada com base na experiência e ampla presença da marca argentina em diversos países.
“Esta aliança representa a integração com um aliado estratégico de grande importância como a Morana. Na Blue Star Group, estamos muito entusiasmados, pois nos proporcionará a oportunidade de alcançar novos públicos, além de impulsionar nossa expansão no mercado e fortalecer nossa competitividade”, afirma Martin Castelli, presidente do Blue Star Group.
Para Adriano Magalhães, CEO da operação da Todomoda no Brasil, a fusão vai acelerar o processo de expansão da marca no país. “O mercado brasileiro tem particularidades e exige conhecimento local, e a experiência da Morana será fundamental nesse processo”, diz.
O fundador da Morana, Jae Ho Lee, detalha que as lojas a serem franqueadas da Todomoda serão inicialmente ofertadas aos atuais franqueados da Morana, mas não vão se restringir apenas a esse grupo. “Nosso objetivo é expandir para todo o Brasil”, destaca.
A Todomoda se destaca entre consumidores com até 25 anos, e a Morana tem uma clientela mais madura, com o público acima de 30.
Para a estratégia de expansão, Lee ainda ressalta a preocupação com a oferta de um produto acessível e atualizado com as tendências, gestão eficiente de estoque e a equipe de design própria das marcas, que desenvolvem a criação das coleções de acessórios.
O diretor de expansão global do BSG, Claiton Santos, corrobora a importância desses pontos para aumentar a atratividade do portfólio das marcas para os consumidores.
“Juntas, as marcas poderão oferecer uma proposta completa de negócios no segmento de acessórios de moda e lifestyle para o mix de marcas dos diversos shoppings internacionalmente”, complementa.
Leia também