Mixue: como é a rede de fast food chinesa que anunciou vinda ao Brasil
Especializada em bubble tea e sorvetes, a empresa é maior que McDonald’s e Starbucks. Para operar aqui, marca prevê um investimento de R$ 3,2 bilhões e estima a criação de até 25 mil empregos até o fim desta década Com mais de 45 mil unidades espalhadas pela China e outros 11 países, a Mixue, rede de fast food chinesa especializada em bubble tea e sorvetes, anunciou um investimento R$ 3,2 bilhões para iniciar sua operação no Brasil. A empresa chinesa, que supera marcas como McDonald’s e Starbucks em número de unidades — as redes têm cerca de 43 mil e 40,5 mil lojas, respectivamente —, estima a criação de até 25 mil empregos no Brasil até 2030.
Fundada em 1997, na província de Henan, a Mixue Ice Cream & Tea começou como uma barraca de “raspadinhas” chamada Mixue Bingcheng, que, em português, significa “palácio de neve doce como mel”. A expansão do negócio veio a partir de 2008, com a entrada no mercado de franquias. A partir dali, o portfólio de produtos foi sendo ampliado para a venda de sorvetes, chá, limonada, smoothies de frutas e cafés, com a aposta de se diferenciar pelos preços baixos. Hoje, a média de preços dos sorvetes e chás gira em torno de ¥ 6 (cerca de R$ 4,70) por produto.
As franquias da Mixue são conhecidas por custo baixo e alta rotatividade. A empresa atua como fornecedora de matéria-prima e equipamentos para os franqueados. As lojas são, em sua maioria, no formato “takeaway” (“para viagem”) e contam com uma identidade visual marcante, com predominância da cor vermelha e presença do mascote Snow King, um boneco de neve que usa uma coroa e que vem viralizando nas redes sociais. Em 2022, a marca registrou lucro líquido de mais de US$ 300 milhões.
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Em março deste ano, a companhia abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong. A empresa lançou 17,1 milhões de ações, arrecadando aproximadamente US$ 444 milhões (R$ 2.596 bilhões). No primeiro dia de negociação, os papéis tiveram uma valorização de 30%, fechando a US$ 33,61 (R$ 196) e encerraram o dia com um aumento de 45% em relação ao preço inicial do IPO.
O anúncio da vinda ao Brasil aconteceu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, que resultou em um pacote de investimentos chineses de R$ 27 bilhões em setores como energia, mobilidade, tecnologia e alimentação. Além da Mixue, também anunciaram planos de expansão no Brasil a montadora GWM, a gigante de energia CGN e o aplicativo de entregas Keeta, da Meituan.