Sign In

Notícias

Ultimas Notícias

Ministério do Desenvolvimento e Visa firmam acordo para estimular o empreendedorismo entre inscritos no CadÚnico


A iniciativa pretende realizar a capacitação de 200 mil pessoas inscritas no Cadastro Único com conteúdo voltado a educação financeira O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinou um acordo de cooperação técnica com a Visa com o objetivo de estimular o empreendedorismo dentre a população inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), que conta com mais de 40 milhões de famílias cadastradas, totalizando quase 94 milhões de brasileiros. A cerimônia de assinatura foi realizada nesta segunda-feira (17/3), no escritório da Visa na cidade de São Paulo.
A iniciativa pretende realizar a capacitação de 200 mil inscritos no CadÚnico, com conteúdo voltado à educação financeira para empreendedores dentro de um portal chamado “Finanças Práticas”. Os detalhes do programa ainda estão sendo desenvolvidos e a plataforma ficará disponível em 2026.
Segundo o ministro Wellington Dias, as ações estão sendo desenvolvidas com base na análise de dados do Cadastro Único e na mudança de perfil em relação a quando o programa “Fome Zero” começou, em 2003. “Ainda existe um preconceito que relaciona a pobreza ao analfabetismo, mas não é mais. 10% dos inscritos no CadÚnico já têm ensino superior ou estão cursando, mas muitas vezes não conseguem montar o seu negócio ou não conseguem o emprego”, disse o ministro durante a cerimônia, acrescentando que mais de 4,6 milhões dos inscritos no CadÚnico já possuem CNPJ, ou seja, possuem um negócio formalizado, mas com uma renda baixa.
“Queremos atender qualquer pessoa que queira participar. Mas queremos também fazer uma busca e ir ao encontro das pessoas que já têm CNPJ, e o Sebrae nos ajudará nesse processo”, afirma Dias.
“Estamos falando inicialmente de 200 mil pessoas para não dar todos os passos de uma vez, mas nada nos limita. A tecnologia nos ajudará a chegar a muito mais gente”, afirma Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil.
Por fim, a parceria prevê a distribuição de 4,5 mil gibis educativos com histórias sobre educação financeira e 10 exibições da peça “Quem Prospera Sempre Alcança”, em Osasco, Barueri e São Paulo, entre março e abril deste ano.
Saiba mais
Também está sendo desenvolvido um programa de treinamento e capacitação para 130 mulheres empreendedoras, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME). A Visa e a RME já têm uma parceria desde 2020 para estimular mulheres empreendedoras, por meio do programa “Elas prosperam”. “Essa é uma iniciativa que foi mudando de formato conforme fomos aprendendo”, diz Alves. Agora, o programa está sendo redesenhado junto com o MDS e ainda não tem um nome definido.
A expectativa é que a RME inicie o processo de seleção em abril deste ano. O projeto oferecerá R$ 1,2 mil para 20 selecionadas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *