Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Mercadão dos Óculos inicia expansão com franquias na Europa

Mercadão dos Óculos inicia expansão com franquias na Europa


Rede já opera três lojas próprias em Portugal e pretende chegar a dez unidades franqueadas até o final de 2025. Já há conversas para expansão também na Espanha e em países da América Latina Com 750 franquias no Brasil, o Mercadão dos Óculos decidiu iniciar o seu processo de internacionalização na Europa. Com um investimento em torno de € 200 mil (R$ 1,2 milhão na cotação de hoje), a rede já vem testando o mercado com três lojas próprias em Portugal, sendo duas na cidade do Porto e uma em Lisboa, desde 2022. O faturamento médio tem sido entre € 35 mil e € 50 mil por mês (entre R$ 210 mil e R$ 300 mil). Agora, a partir de janeiro de 2025, focará na expansão por franquias no país lusitano.
“Nós queríamos primeiro sentir como seria a Europa, seus desafios e particularidades. Agora que vimos que tem potencial decidimos iniciar por Portugal, porque é a porta de entrada, justamente porque tem a facilidade da língua”, explica Gustavo Freitas CEO da rede. A expansão em Portugal se dará por meio de franquia direta, ou seja, o próprio Mercadão dos Óculos deve captar empreendedores e prestar o suporte aos franqueados.
Como as três lojas eram um projeto-piloto no início, a companhia enfrentou alguns desafios, principalmente em relação à localização das unidades e contratação de mão de obra especializada. “Piloto serve para isso, para que você ajuste o modelo de negócio para que o franqueado não sofra”, destaca Freitas.
Initial plugin text
O Mercadão dos Óculos também decidiu contratar assessorias jurídicas e contábeis locais para facilitar a adaptação às leis e regras do país, como abertura e regularização das empresas, leis trabalhistas, importação e exportação de produtos.
“A Europa é um mercado mais consolidado, então teremos uma concorrência mais forte. Porém, temos uma grande vantagem lá: nós podemos fazer exames oftalmológicos dentro da loja e isso gera uma demanda muito maior do que aqui no Brasil”, diz Freitas.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento será a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio será entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e a expectativa é que o retorno do investimento seja entre 20 e 24 meses — no Brasil esse prazo é de 11 a 18 meses.
De acordo com Freitas, a marca já está em conversas com um possível máster-franqueado na Espanha e outro na América Latina. Já em Portugal, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
A primeira loja do Mercadão foi aberta em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 2012 pelo empreendedor Francisco Celso Silva. Na época, ele decidiu investir em um negócio focado na classe C e dois anos depois, com duas unidades próprias, Gustavo Freitas assumiu como CEO, para iniciar a expansão por franchising. Logo no primeiro ano foram comercializadas 30 lojas, inclusive em outros estados. Silva, o fundador, seguiu como diretor de produto.
Hoje, a rede de óticas está presente em todos os estados do país, principalmente em cidades de pequeno e médio porte.
Mercadão dos Óculos
Divulgação
No Brasil, a marca opera com três formatos diferentes. Os investimentos necessários para ser um franqueado vão de R$ 190 mil (cidades com até 15 mil habitantes) a R$ 325 mil (acima de 30 mil habitantes).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *