Maple Bear Brasil anuncia Pablo Ibanez como novo CEO
Executivo pretende dar continuidade ao plano de expansão da rede de ensino bilíngue, que deve inaugurar 18 novas franquias neste ano no país A rede de ensino bilíngue Maple Bear anuncia Pablo Ibanez como o novo CEO no Brasil, substituindo André Quintela, que ocupava o cargo desde 2021. Com quase 25 anos de experiência na liderança de empresas como a Cognita Schools, o executivo pretende dar continuidade ao plano de expansão da empresa, que faz parte do portfólio do Sistema Educacional Brasileiro (Grupo SEB). A informação foi adiantada com exclusividade a PEGN. Neste ano, a expectativa é que a rede inaugure 18 novas franquias, totalizando 242 escolas em todo o país.
Ibanez destaca que a bagagem adquirida no setor de educação ao longo da sua carreira se alinha com a proposta da rede de ensino, que chegou ao Brasil há 19 anos. “O nosso plano é dar continuidade, conferindo robustez ao modelo, garantindo que as escolas estejam saudáveis e que a rede de franqueados esteja satisfeita”, afirma.
Além da ampliação prevista para este ano, o CEO diz que o plano é atingir a meta de 300 escolas nos próximos cinco anos. Para isso, ele enfatiza a importância do investimento na construção da marca e controle da qualidade do serviço. “Temos escolas em todas as capitais e grandes centros urbanos, mas ainda existe espaço para expansão em regiões e em cidades de menor porte”, pontua.
Com uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento integral, Ibanez ressalta que a Maple Bear foca não só no ensino bilíngue, mas no estímulo da autonomia e capacidade crítica dos estudantes a partir de uma metodologia que alia práticas canadenses ao currículo brasileiro definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A rede está presente em 34 países e atende mais de 60 mil alunos.
“Investimos nas aptidões individuais dos nossos alunos para que eles se tornem cidadãos globais. Ou seja, investimos no aluno como criador, protagonista do dueto ensino-aprendizagem. Ele aprende por meio de projetos e questionamentos. É o que chamamos de inquiry-based”, reitera.
Diante dessa perspectiva, o executivo ainda comenta sobre os desafios da educação na preparação dos alunos para o futuro tendo em vista o avanço da tecnologia, por exemplo.
“Investimos em gerar conhecimento acerca de como se beneficiar da tecnologia, quais plataformas, aplicativos, que tipo de inteligência artificial pode suportar tanto as nossas metodologias pedagógicas quanto as pessoas que nós estamos ajudando a educar. Então, não se fala mais hoje em educação sem um vetor muito forte de tecnologia”, avalia.
Operação
Em 2020, o Grupo SEB anunciou a compra do controle global da operação da rede de escolas Maple Bear. O valor da transação não foi divulgado na época. Embora tenha assumido a posição há pouco tempo, Ibanez avalia a importância da atuação do grupo dentro da rede.
A Maple Bear Brasil é uma rede de escolas canadense de Ensino Infantil. O investimento inicial para abrir uma franquia é a partir de R$ 3 milhões, considerando fatores como a localização e o tamanho da unidade, entre outros. O Brasil foi o segundo mercado internacional a receber a Maple Bear em 2006. O primeiro foi a Índia, no ano anterior.
Leia também
“O maior benefício é estar inserido dentro de um grande ecossistema de ensino do Brasil, poder compartilhar as melhores práticas, lições aprendidas, sinergias de conhecimento. Acho que este é o grande diferencial de fazer parte de uma holding tão robusta quanto o SEB”, acrescenta.