Lojas virtuais: Veja 8 ideias de negócios para ganhar dinheiro vendendo pela internet
Comércio online apresenta oportunidades, mas, para dar certo, precisa de bom planejamento e atenção a detalhes Imagine querer comprar um par de tênis, um perfume, um presente ou itens de supermercado durante a madrugada. Isso é possível nas lojas virtuais. E, se antes da pandemia de covid-19 fazer compras online ainda era tabu para muitas pessoas, depois dela, passou a ser um hábito incorporado à rotina muita gente.
“O mercado digital tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pela crescente penetração da internet e pela mudança no comportamento de consumo. As lojas virtuais se tornaram uma alternativa viável e, muitas vezes, preferida pelos consumidores, porque oferecem conveniência, variedade e a possibilidade de comparação de preços com apenas alguns cliques”, informa Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O crescimento do e-commerce foi particularmente acelerado em 2020, por causa da pandemia, mas continua em ascensão. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a projeção de faturamento para 2025 é de R$ 234,91 bilhões contra R$ 204,27 bilhões do ano passado, um incremento de cerca de 15%. A expectativa é que o comércio online fature R$ 343,93 bilhões em 2029.
Potencial não falta. “Uma loja virtual é capaz de atingir clientes em todo o país e até mesmo fora dele, e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os clientes comprem com maior comodidade. Também tem custos operacionais reduzidos quando se pensa no investimento inicial”, explica Marilice Souza, docente do curso técnico de contabilidade do Senac EAC.
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Vantagens de uma loja online
As especialistas apontam alguns fatores que favorecem a operação comercial digital:
Comodidade para o cliente: oferece praticidade, porque o cliente pode comprar produtos e serviços sem sair de casa;
Variedade de produtos: uma loja virtual pode oferecer um catálogo extenso, com grande diversidade de produtos e marcas;
Comparação de preços: a internet facilita pesquisas, possibilitando que o consumidor encontre as melhores ofertas;
Marketing digital: o e-commerce permite utilizar diversas estratégias de marketing digital, como SEO, redes sociais e e-mail marketing para atrair e fidelizar clientes;
Grande alcance: com a internet, é possível alcançar audiência global. Pequenos empreendedores podem competir em um mercado maior do que o que teriam apenas com uma loja física;
Flexibilidade e escalabilidade: negócios online podem ser ajustados rapidamente para atender à demanda. É mais fácil escalar um comércio desse tipo do que com uma loja física;
Custos menores: em geral, envolve custos operacionais mais baixos em comparação com lojas físicas, que carecem de aluguel e manutenção de espaço físico – isso permite que empresas pequenas entrem no mercado com um investimento inicial menor;
Integração com outros canais: a loja virtual pode ser integrada a outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais, ampliando o alcance da marca;
Inovação e adaptação: o comércio eletrônico está sempre evoluindo com novas tecnologias, como inteligência artificial e realidade aumentada, que podem melhorar a experiência de compra e oferecer novas oportunidades de negócio.
Passo a passo para montar uma loja virtual
Embora haja pontos positivos, ter uma loja virtual também traz desafios. Além da concorrência acirrada, é preciso dedicar atenção especial à logística (a entrega dos produtos exige eficiência para garantir a satisfação do cliente); segurança nas transações online; e atendimento ao cliente ágil e eficaz para responder dúvidas e solucionar problemas. Também é importante lembra que comércios eletrônicos dependem de tecnologia para que tudo funcione conforme necessário.
Janaína Camilo, do Sebrae, e Marilice Souza, do Senac EAD, dão as dicas:
Pesquise e defina o nicho: analise o mercado e a concorrência, identifique o público-alvo do seu negócio e entenda suas necessidades.
Faça um plano de negócios: inclua os objetivos e as estratégias para cumpri-los, além de análise financeira e projeções de vendas.
Providencie o registro legal: formalize a empresa de acordo com a legislação local e providencie licenças e autorizações, caso sejam necessárias. Aqui também é a hora de escolher o nome da loja;
Escolha a plataforma de e-commerce: o ideal é começar com uma pronta. Há várias no mercado, como Shopify, WooCommerce, nuvemshop e Loja Integrada, entre outras. Mas também dá para contratar um especialista para criar sua própria plataforma;
Desenvolva a loja: configure o design, incluindo layout e navegação. Adicione os produtos (com imagens de qualidade), descrição e preço;
Defina a logística e a entrega: defina como os produtos serão armazenados, políticas de entrega e devolução. Há muitas opções de empresas que oferecem serviço de logística. Vale a pena pesquisar e avaliar o melhor custo-benefício;
Determine as formas de pagamento: escolha os métodos que o cliente poderá ter para pagar, como cartão de crédito, Pix, boleto bancário… Quanto mais alternativas, melhor para ele – e para o negócio;
Planeje o marketing: crie estratégias de marketing digital – SEO, redes sociais, anúncios pagos, marketing de conteúdo, e-mail marketing, WhatsApp Business;
Pense no atendimento ao cliente: estabeleça canais de comunicação para suporte ao cliente e para responder rapidamente a dúvidas e outras necessidades;
Use dados a seu favor: monitore métricas de desempenho (vendas, tráfego, conversão), promovendo ajustes e melhorias com base nas informações coletadas.
“O avanço de tecnologias como inteligência artificial e big data permite que as lojas virtuais personalizem a experiência do usuário, otimizando o atendimento e aumentando a fidelização dos clientes. O ambiente dinâmico e competitivo exige que os empreendedores se adaptem constantemente, criando abordagens inovadoras para se destacar no mercado”, afirma Janaína Camilo, do Sebrae.
+ Como montar uma loja virtual do zero? Especialistas explicam
8 ideias de lojas virtuais
Agora que você tem uma noção melhor do potencial do mercado e de como montar um comércio digital, veja algumas alternativas interessantes, segundo as especialistas.
1. Bijuterias
Esse mercado é vasto e atrativo, com tendência de crescimento, uma vez que muitas pessoas buscam acessórios estilosos e acessíveis.
Para ter sucesso: o empreendedor deve observar a qualidade dos materiais, tendências de moda e o público-alvo. “Investir em marketing nas redes sociais e garantir um bom atendimento ao cliente são diferenciais importantes”, diz Camilo.
2. Alimentos artesanais
Geleias, pães, bolos e conservas atraem consumidoras em busca de produtos frescos e locais.
Para ter sucesso: foque em ingredientes de qualidade, em embalagens atraentes e no apelo “da comida que conforta”. Além disso, cuide para que a produção atenda às normas sanitárias e que sua empresa esteja em dia com regulamentações da Anvisa. O marketing local pode ser um destaque.
3. Produtos sustentáveis
Produtos com apelo ecológico como canudos reutilizáveis, roupas de algodão orgânico e itens de beleza com ativos naturais é uma tendência entre consumidores conscientes.
Para ter sucesso: é importante pesquisar sobre fornecedores confiáveis e se certificar da autenticidade dos produtos. Invista em marketing que ressalte os benefícios “verdes”.
4. Roupas personalizadas
Itens de vestuário personalizados ou sob medida permitem atender a um nicho específico e se diferenciar da concorrência.
Para ter sucesso: garanta um sistema eficiente de pedidos e de produção, além de uma comunicação que valorize a personalização para o cliente.
5. Produtos para pets
Esse mercado continua em expansão, com itens que vão desde alimentos a acessórios e brinquedos.
Para ter sucesso: invista em qualidade e inovação, além de marketing direcionado aos amantes de animais. Isso ajuda a conquistar um público apaixonado e fiel.
6. Cosméticos e maquiagem
O segmento vai bem em qualquer situação. Mesmo quando a economia não está no seu melhor momento, a autoindulgência provoca o consumo.
Para ter sucesso: focar em nichos, como orgânicos, naturais, para pele negra ou com ingredientes de alta performance pode valer a pena.
7. Cursos online e treinamentos
Eles são bastante procurados, principalmente por aqueles que não vivem em grandes centros e têm menos acesso a esse tipo de serviço presencialmente.
Para ter sucesso: é fundamental contar com conteúdo de qualidade, desenvolvido por profissionais confiáveis.
8. Templates e design digital
Eles sempre socorrem que não tem tempo nem habilidade para desenvolvê-los.
Para ter sucesso: busque desenvolvedores qualificados para criar os produtos, e disponibilize variedade para atender a diferentes gostos.
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