Laboratório no Porto Digital desenvolverá projetos de inovação em inteligência artificial com foco no setor público
Distrito de inovação localizado no Recife fez uma parceria com o Governo Federal para lançar o Laboratório de Inovação em projetos e produtos de Inteligência Artificial (LIIA) Transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial no setor público. Este é um dos objetivos do Laboratório de Inovação em projetos e produtos de Inteligência Artificial (LIIA), localizado no Porto Digital, no Recife (Pernambuco). Para isso, o distrito de inovação fez uma parceria com o Governo Federal, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O projeto inicia com R$ 8 milhões para estruturar e lançar as operações do LIIA, com a meta de captar R$ 21,7 milhões nos próximos cinco anos. A expectativa é desenvolver e implementar 50 projetos de inovação em IA até 2029.
“Essa ação conjunta do maior distrito de inovação brasileiro e o Governo Federal vai no encontro da implementação em larga escala de soluções intensivas para melhoria dos serviços prestados ao cidadão nos mais variados contextos”, diz o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
O LIIA tem quatro linhas de ação principais: prospecção de projetos de inovação em IA; execução de projetos de inovação de IA; aceleração e incubação de soluções de IA; e promoção de cultura, conhecimento e comunidade de IA no governo.
Segundo a assessoria do Porto Digital, o laboratório permitirá testes seguros e controlados, uma vez que oferecerá sandboxes regulatórios.
A iniciativa conta com apoio da Dataprev, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e o Ministério da Gestão e Inovação.
Saiba mais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar