Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Kumon inicia projeto-piloto com multifranqueados em cinco cidades brasileiras

Kumon inicia projeto-piloto com multifranqueados em cinco cidades brasileiras


O programa vem sendo estruturado pela matriz do Japão desde 2023. Além do Brasil, o Multi Unit está em testes também nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Espanha Após 48 anos no Brasil, o Kumon, rede de ensino que incentiva a autonomia das crianças nos estudos, está apostando pela primeira vez em uma estratégia já conhecida no franchising: a expansão por multifranqueados. O projeto, denominado Multi Unit, está em fase piloto também nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Espanha. O objetivo é expandir para toda a rede até 2026.
Julio Segala, vice-presidente executivo do Kumon América do Sul, conta que, anteriormente, a prioridade era que o franqueado se dedicasse ao crescimento da unidade que já possuía. No entanto, com o amadurecimento da rede, surgiu a necessidade de ampliar a capilaridade e aumentar a receita dos franqueados.
O projeto-piloto conta com cinco franqueados em Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Tucuruí (PA) e Salvador (BA). Os empreendedores foram selecionados com base na capacidade de gestão, desempenho e número de alunos. As inaugurações das novas unidades devem ocorrer ainda em abril.
“Queremos entender como fazer com que os franqueados cresçam com as duas unidades simultaneamente. Até porque não será um bom negócio se ele abrir a segunda escola e o faturamento da primeira cair”, afirma o executivo.
A franqueadora está oferecendo assistência financeira para a abertura das novas unidades, incluindo auxílio para fachada, aluguel e divulgação, totalizando cerca de R$ 30 mil por escola. A taxa de franquia não será cobrada no primeiro ano.
Initial plugin text
Até agosto, o Kumon pretende ter mais sete multifranqueados. A partir de 2026, o programa estará aberto para o restante da rede. A companhia não divulga o faturamento, mas, com o projeto, prevê um crescimento de 5% acima da inflação em 2025. O programa vem sendo estruturado pela matriz japonesa desde 2023.
Apostando na digitalização
A empresa segue agressiva com seus planos de crescimento: para este ano, a meta é abrir 130 escolas, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, Salvador e Recife.
O tíquete médio é de R$ 350 e há cerca de 192 mil alunos no Brasil — em média, 125 alunos por escola, com idades entre cinco e dez anos. Em 2024, o Kumon inaugurou 127 unidades, um crescimento de 107% em relação a 2023.
A marca também está apostando na digitalização. Em 2024, implementou o uso de tablets para a resolução de exercícios, substituindo o papel e lápis por uma plataforma digital que gera relatórios automáticos sobre o desenvolvimento dos alunos.
O objetivo é aumentar o percentual de alunos utilizando tablets, que atualmente representam 46 mil dos 214 mil alunos na América do Sul. A meta é chegar em 30% até o final do ano.
O Brasil ocupa o quarto lugar em número de unidades do Kumon, com 1.590 franquias, perdendo somente para o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos. A rede tem um total de 24 mil escolas em 63 países.
O Kumon oferece um modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 50 mil e estima um payback em 18 meses. Do candidato a franqueado, a rede exige que o empreendedor tenho curso superior.
Saiba mais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *