Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Jovens empreendem com bala energética de olho em público universitário

Jovens empreendem com bala energética de olho em público universitário


Cada bala contém 40 mg de cafeína e apenas 6,5 quilocalorias, com efeitos em 2 a 5 minutos após o consumo Os universitários Camila Bevilacqua, Eric Araújo e Lucas Dib identificaram uma necessidade crescente entre seus colegas de faculdade: um produto que aumentasse o foco e a produtividade sem o consumo excessivo de café ou bebidas energéticas, muitas vezes carregadas de açúcar. Com isso em mente, o trio criou a Dot Energy, uma bala energética que promete os mesmos benefícios de um energético tradicional, mas de forma mais prática e saudável.
O negócio começou a operar em abril deste ano, com o produto sendo lançado em sachês contendo duas balas. De acordo com Bevilacqua, cada bala contém 40 mg de cafeína e apenas 6,5 quilocalorias, oferecendo um efeito rápido de absorção, que começa entre 2 a 5 minutos após o consumo — bem mais ágil que os energéticos tradicionais, que podem demorar de 15 a 30 minutos para surtir efeito.
“Ao analisar o mercado, percebemos que os jovens estavam migrando de opções tradicionais, como o café, para outras alternativas, como chá, mate e géis de carboidratos. Foi nesse contexto que descobrimos o conceito de balas funcionais”, explica Bevilacqua.
No entanto, o desenvolvimento do produto não foi simples. Durante dois anos, o trio trabalhou ao lado de uma consultora química para criar uma fórmula que mascarasse o gosto amargo da cafeína, um dos principais estimulantes do produto, tornando-o agradável ao paladar. Hoje, as balas têm sabor de menta.
Esse processo envolveu diversos testes e só foi possível graças a um investimento-anjo de R$ 200 mil. No final de 2023, a fórmula ideal foi finalmente alcançada e o produto estava pronto para ser lançado.
“Aqui no Brasil, alguns alimentos saudáveis só se popularizaram quando começaram a ter bom sabor, como aconteceu com as barrinhas proteicas. Nosso desafio era criar algo saboroso. Levamos dois anos entre testes de laboratório e industriais para chegar à receita ideal”, comenta a fundadora.
Ao longo desse tempo, os empreendedores também trabalharam na estratégia de lançamento e na construção da marca. Em 2024, a Dot Energy foi oficialmente lançada, e em poucas semanas, o trio foi convidado a participar do programa Shark Tank Brasil. Os empreendedores receberam uma proposta conjunta de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, e Monique Evelle, influenciadora e empresária, que investiram R$ 300 mil por 20% da empresa, que foi avaliada em R$ 1,5 milhão.
A participação no programa alavancou o negócio. Segundo Bevilacqua, o perfil da Dot no Instagram recebeu quase 1 milhão de visitas após a exibição do episódio, e a demanda de distribuidores pelo produto aumentou. Atualmente, a Dot Energy já está presente em pontos de vendas perto de universidades renomadas como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), com planos de expansão para lojas de conveniência e farmácias.
Eric Araujo, Camila Bevilacqua e Lucas Dib, fundadores da Dot
Divulgação
O foco inicial nas universidades é estratégico, já que o público-alvo da Dot são jovens de 19 a 30 anos, no início de suas carreiras, em busca de maior produtividade. “Temos um capital limitado, então não podemos atirar para todos os lados. É essencial focar nos canais de vendas certos. Até o final do ano, nosso objetivo é estar presente principalmente nas universidades”, explica Bevilacqua.
O modelo de negócio da Dot Energy abrange tanto o B2B quanto o B2C, com o produto sendo comercializado para distribuidores e estabelecimentos, além de estar disponível para o consumidor final. Cada sachê contém duas balas, com o preço que varia entre R$ 5 e R$ 6.
A produção atualmente é terceirizada em uma farmacêutica parceira. O objetivo é produzir 500 mil sachês no próximo ano. “Nossa meta é alcançar um faturamento de R$ 2,5 milhões até o final de 2025, com foco na distribuição para farmácias, lojas de conveniência, minimercados e escritórios”, conclui.
Saiba Mais

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *