Jovem criador de aplicativo milionário viraliza ao revelar que foi rejeitado por 15 universidades
Zach Yadegari é empreendedor, mas sentiu falta da experiência de ir para a faculdade. Sua publicação sobre o tema ultrapassou 27 milhões de visualizações no X Zach Yadegari criou um aplicativo que gerou US$ 30 milhões (R$ 176 milhões) em receita anual, mas apesar disso, foi rejeitado por 15 grandes universidades dos Estados Unidos, incluindo Harvard, Columbia e Princeton. Ele contou a experiência no X em 31 de março e a publicação superou 27 milhões de visualizações, 3 mil comentários e 26 mil curtidas.
Aos 18 anos, ele cofundou o app Cal AI, que possibilita que os usuários tirem fotos dos alimentos que estão consumindo e, com uso de inteligência artificial, a ferramenta calcula e registra a quantidade de calorias e macronutrientes da refeição. O aplicativo foi lançado em maio de 2024 e, em oito meses, teve mais de 5 milhões de downloads.
Initial plugin text
p
Segundo o jovem, suas notas eram altas. Na publicação, ele compartilhou registros da tela da sua inscrição para as universidades, mostrando a parte em que contava sobre sua história: começou a escrever código aos 7 anos, criou um site de jogos online que gerava lucro aos 14, fundou a Cal AI enquanto os amigos aplicavam para a universidade e contratou funcionários para a empresa.
Mas há um detalhe: ele iniciou o texto sobre experiências pessoais contando que, em 2019, avisou à mãe que nunca faria faculdade e, por anos, acreditou na ideia de que os jovens eram programados para um mesmo futuro. “Parecia uma fórmula prescrita, desprovida de individualidade. Eu rejeitei a convenção e fui aprender sozinho”, diz.
Leia também
Agora, percebeu que ao negar um caminho que parecia “forçado”, se envolveu com outros agentes que também buscavam propor uma narrativa para a sua vida, como mentores e investidores. “Eu percebi que a faculdade é mais do que um rito de passagem. É o conduíte para elevar o trabalho que eu venho fazendo”, disse. Ele expressou o desejo de aprender com humanos – professores e outros alunos – ao invés de livros e computadores.
Initial plugin text
Yadegari se inscreveu em 18 processos seletivos e foi rejeitado por 15 universidades. Um usuário do X apontou que os avaliadores devem ter pensado que ele trancaria o curso e não finalizaria a graduação. “Eles deram a sua vaga para alguém que realmente quer se formar na faculdade”, completou. O comentário foi curtido por mais de 20 mil pessoas.
Em entrevista ao TechCrunch, o jovem empreendedor disse que ainda está pensando no que vai fazer agora. “Foi interessante ver tantas perspectivas diferentes, mas no fundo nunca saberei a razão para ter sido rejeitado. No fim do dia, quando escrevi a redação, esperava que me vissem como autêntico”, afirmou.