Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Inteligência artificial se expande nas franquias nos EUA; saiba como usar no seu negócio

Inteligência artificial se expande nas franquias nos EUA; saiba como usar no seu negócio


Aplicações de inteligência artificial (IA) ganham espaço em áreas de gestão de empresas do franchising. Tema teve destaque na programação da Convenção da International Franchise Association (IFA) 2025 O uso de inteligência artificial (IA) se ampliou e consolidou nas franquias e foi um dos temas mais presentes nas palestras e mesas redondas da Convenção da International Franchise Association (IFA) 2025. A aplicação em frentes como automação de tarefas repetitivas, análise de desempenho e personalização do atendimento ao cliente pode significar redução de custos, aumento de vendas e ganhos em percepção de marca.
Implementar soluções de IA no negócio passa, primeiro, pelo conhecimento da pessoa que está à frente da empresa. “Se você é líder, será difícil tomar boas decisões se você não souber usar IA com as suas próprias mãos”, alertou Scott Klososky, fundador da consultoria Future Point of View, em uma das últimas palestras da Convenção. Klososky explicou o conceito da inteligência híbrida: a união da mente humana, que deve saber lidar com ferramentas de IA; com a mente sintética, ou seja, a “caixa” das ferramentas que aumentam as competências humanas.
Os palestrantes foram diretos: não há mais espaço para sentir medo da inteligência artificial. “A IA não vai tomar seu emprego, mas outra pessoa que domina o uso de IA vai”, resumiu Nadia Carta, head de dados e analytics da WPP, empresa parceira do Google para o uso de inteligência artificial na publicidade.
IFA 2025
Dominados os conceitos básicos, empreendedores precisam mapear em quais pontos da gestão do negócio a IA pode ajudar. “Eleja os casos de uso da IA e pergunte: a tecnologia vai ser usada? Quais serão os KPIs [indicadores-chave de desempenho]? Ao automatizar tarefas, quanto tempo vai liberar para a equipe? Qual valor será gerado para o negócio”, enumerou Raphael Rajan, cofundador e CEO da EZee Assist, consultoria que estrutura sistemas de IA para atendimento ao franqueado.
As aplicações práticas de IA para franquias incluem:
Marketing: geração de conteúdo (redes sociais, e-mails, apresentações), análise de desempenho de campanhas, personalização da experiência do cliente, gerenciamento de reviews e de reputação digital, otimização de campanhas de mídia.
Operações: otimização de logística, automação de tarefas repetitivas, análise de dados de vendas e do desempenho das unidades franqueadas.
Atendimento ao cliente: desenvolvimento de chatbots e assistentes virtuais para atendimento constante, personalização das interações com base no perfil do cliente, respostas a dúvidas de consumidores.
Atendimento ao franqueado: resolução de dúvidas comuns dos donos de unidades quanto à padronização, por exemplo, liberando tempo dos consultores de campo.
Treinamento e desenvolvimento: criação de materiais personalizados de treinamento, análise de aproveitamento e identificação de áreas de melhoria.
Entre os caminhos para selecionar e implementar ferramentas de IA estão:
Comprar de fornecedores: adquirir soluções de IA pré-existentes no mercado.
Construir do zero: desenvolver soluções de IA personalizadas, usando plataformas como AWS ou Google Cloud.
Plataformas low-code ou no-code: utilizar ferramentas que exigem pouco ou nenhum conhecimento em programação.
Perguntar aos fornecedores: verificar se os parceiros de negócio da empresa já oferecem soluções de IA.
Consultores especializados: buscar a ajuda de especialistas para implementar soluções adequadas.
Investimento em inovação
Independentemente do caminho, o empreendedor deve se preparar, treinar o time e calcular investimentos. “Dedique uma parte do orçamento de tecnologia para isso. Entre 15% e 25% do budget de pesquisa e desenvolvimento devem ser gastos em experimentos com IA”, disse Dennis Leskowski, diretor de tecnologia da rede de escolas de natação Goldfish Swim School. “E saiba que projetos dão errado. Deem esse espaço às pessoas”, avisou.
Ele ressalta também que a sua empresa está construindo um depósito de dados sobre o negócio. Isso irá abastecer e treinar as ferramentas de IA usadas no negócio. “Criamos o que chamamos de ‘árvore de KPIs’ para entender o que medir e quais dados estão faltando. Poderemos determinar o resultado de cada ação.”

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *