Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Inteligência artificial em destaque no Startup Summit e o que mais aconteceu na semana no ecossistema

Inteligência artificial em destaque no Startup Summit e o que mais aconteceu na semana no ecossistema


A sétima edição do evento de inovação acontece em Florianópolis até esta sexta-feira (16/8) Um dos eventos mais aguardados do ano para o ecossistema de inovação, o Startup Summit 2024, acontece até esta sexta-feira (16/8), em Florianópolis. E PEGN, claro, está lá para acompanhar tudo de perto.
Nesta edição, mostramos as novidades anunciadas na convenção, a onipresença da inteligência artificial e os resultados do Sebrae Startups.
Não deixamos de fora os aportes da semana e as oportunidades que o empreendedor não pode perder.
100 Startups to Watch é a newsletter de Pequenas Empresas & Grandes Negócios que leva a você as notícias mais relevantes do ecossistema de inovação.
Assine e indique para os amigos a newsletter gratuita 100 Startups to Watch!
Para não perder nenhuma notícia, acesse o link e participe do canal de PEGN no WhatsApp. Quer conferir conteúdos exclusivos de Pequenas Empresas & Grandes Negócios? Assine a revista e tenha acesso a todas as reportagens.
Boa leitura!
Startup Summit 2024
Fora do CentroSul, em Florianópolis (SC), onde acontece até esta sexta-feira (16/8) o Startup Summit 2024, a temperatura média tem ficado em torno dos 18°C. Dentro do centro de convenções, porém, o clima é de animação, com muito networking e até karaokê no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) — que promove o evento em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A conferência reúne nos três dias 10 mil participantes, 3 mil startups e cerca de 200 fundos de capital de risco.
“Aqui está a inteligência criativa, as pessoas que vão protagonizar a revolução que não tem mais volta. Quem cria não são os grandes, os poderosos, mas a mente da juventude brilhante. Aqui estão os que enfrentam a voracidade da economia e do mercado”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae na abertura. Ele citou sustentabilidade, economia globalizada e inteligência artificial como parte da revolução.
Segundo números do Observatório Acate, lançado durante o Startup Summit, o setor de tecnologia catarinense faturou R$ 38 bilhões em 2023, um crescimento de 7,6% em relação a 2022. O valor representa 7,5% do PIB do estado, que possui 27,6 mil empresas no setor – mais de 1.800 estão associadas à Acate. O Mapa das Startups Catarinense, do Sebrae Startups, também divulgado no evento, mapeou 1.604 startups, em 91 municípios do estado, e mostrou que 64% delas têm negócios no modelo B2B.
Reinado da IA
Assim como em outros grandes eventos de inovação realizados neste ano, a inteligência artificial foi o principal tema do Startup Summit, dominando painéis, rodas de conversas informais e pitches de negócios.
O primeiro talk da convenção foi, justamente, sobre o tema. Silvio Meira, pesquisador e CEO da The Digital Strategy Company, subiu ao palco da plenária para falar sobre como a IA e o marketing são diferenciais competitivos para os negócios. Ele alertou a plateia de que os tempos estão mudando depressa e que é preciso agir logo para se adequar a uma nova forma de aprender.
“Se startups são negócios de aprender o que ninguém sabe e transformar isso em performance, há coisas ao nosso redor aprendendo em uma velocidade muito grande. Isso tudo está chegando na mesma hora para todos os mercados e geografias do mundo. E o grande desafio das organizações não é aprender sobre inteligência artificial, mas com a inteligência artificial, em um universo onde aprender mais rápido passou a ser o único diferencial competitivo para todos os negócios”, declarou.
Initial plugin text
Mais IA
Solução. A Leadfy, martech que trabalha com geração de leads e vendas online, lançou uma ferramenta de atendimento automático movida por inteligência artificial. A assistente conta com acesso a informações sobre estoque, personalização de tom de voz com gírias regionais e está disponível a qualquer hora. Além de responder às dúvidas dos clientes, o sistema encaminha os leads para ferramentas utilizadas pela empresa, possibilitando o acompanhamento da venda.
Novo programa. O hub Darwin Startups lançou a IA Experience, iniciativa para startups e corporações que desejam melhorar o posicionamento estratégico e aprender mais sobre IA. As startups selecionadas terão acesso a mentorias e conexões com corporações, investidores e parceiros. O programa terá duas turmas, com duração de seis meses.
Setor público e startups
O tema permeou o evento em vários momentos. Foi assunto de um painel sobre como as startups colaboraram com a prefeitura de Porto Alegre (RS) durante as enchentes que atingiram a capital gaúcha em abril e maio.
E também debatido por Fernanda Stiebler, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que atualmente tem 14 chamadas abertas e R$ 13 bilhões disponíveis para investimento. “Inovar não é necessariamente inventar a roda. É aprimoramento de negócios, aumento de produtividade também é inovação. Temos perspectiva para novas chamadas e recursos complementares para as já lançadas no ano que vem. É um momento de muito recurso para inovar, precisamos tirar os negócios do papel”, afirmou Stiebler.
Não passou despercebida a presença de estatais, como Caixa Econômica Federal — que tem chamada aberta até o fim do mês para fintechs com soluções para carteira digital — e Petrobras, em estandes e painéis.
Sebrae Startups
Nesta quinta-feira (15/8), foram anunciadas as 3 finalistas do novo prêmio Sebrae Startups (antigo Sebrae Like a Boss). Elas foram selecionadas depois de apresentar seus pitches para os jurados no primeiro dia de evento. São elas: Meu Pescado (agro); BioUS (meio ambiente) e DIO (saúde). Ao todo, 3.316 startups de todo o Brasil se inscreveram no projeto e 913 foram escolhidas para expor no evento. A grande final acontece nesta sexta-feira, e a vencedora receberá o prêmio de R$ 250 mil.
Aportes
Parfin. A startup, que oferece infraestrutura de ativos digitais para instituições financeiras, anunciou o closing de uma rodada Série A. Até o momento, a captação levantou US$ 10 milhões, com liderança de ParaFi Capital e participação de Framework Ventures, L4 Venture Builder e Núclea. A rodada deve contar com um segundo closing, chegando a US$ 16 milhões em 90 dias. O aporte será direcionado, majoritariamente, para o desenvolvimento da Rayls, rede de blockchain que que permite que bancos criem subredes privadas.
Applause. Com soluções de gestão de incentivo e reconhecimento de colaboradores, a startup acaba de levantar R$ 2,9 milhões em uma rodada pré-seed. O investimento contou com a participação de fundadores de Pipefy, MadeiraMadeira e Flash Benefícios; ex-executivos de Burger King, Modalmais, SulAmérica, IBM e Microsoft; e fundos de investimento. A empresa vai direcionar cerca de 90% do capital para as áreas de marketing e vendas, com o objetivo de expandir a base de clientes.
Pipo Saúde. A healthtech divulgou a captação da terceira rodada da sua história. O aporte de R$ 35 milhões contou com investidores que já estavam no captable e com participação do family office Enseada, do Scale Up Ventures e do fundo norte-americano FJ Labs. “A ideia é usar este capital para acelerar ainda mais o crescimento, continuar investindo na experiência do cliente e no desenvolvimento de produtos”, afirma Manoela Mitchell, CEO e cofundadora da startup.
Movimentações
Urbam Ventures. O Grupo Urbam, que faz coleta seletiva e gestão de resíduos no Rio de Janeiro e Grande Rio, lançou seu braço de corporate venture capital. Chamado de Urbam Ventures, o veículo tem como objetivo financiar startups de gestão de resíduos, sustentabilidade e soluções para a redução do impacto ambiental no país. O foco é em early-stage, com cheques de até R$ 4 milhões por investimento. A iniciativa foi criada em parceria com a gestora de recursos e assessoria financeira K&K Partners.
Espresso. A fintech, que oferece soluções de gestão de despesas e reembolsos com foco no mercado financeiro, acaba de ser adquirida pela Sankhya. A desenvolvedora de software diz que seu objetivo com o M&A é oferecer aos clientes uma experiência mais eficiente e “dar continuidade aos planos de expansão inorgânico”. A startups integrava o ecossistema da Sankhya e agora se torna solução proprietária. As duas empresas já compartilhvam mais de 150 clientes, incluindo nomes como Cepêra, Gran Coffee e Goiás Esporte Clube.
Oportunidade
BASE ESPM. A incubadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está com inscrições abertas para um processo seletivo que escolherá novos negócios com foco no segmento de games. Os selecionados participam de um programa de mentorias que incluem gestão (com a EY) e direito (com a Demarest Advogados). Para mais informações, acesse o site da iniciativa. É possível se inscrever até o dia 23 de agosto.
Leia também

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *