Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
iGUi chega aos 30 anos com faturamento de R$ 2,4 bilhões e dobra aposta nos EUA

iGUi chega aos 30 anos com faturamento de R$ 2,4 bilhões e dobra aposta nos EUA


Grupo fabricante de piscinas possui mais de 1,3 mil operações e está presente em 54 países. Rede vai abrir oito novos CDs no país norte-americano Com presença em 54 países, a fabricante e comercializadora de piscinas iGUi quer colocar o pé no acelerador neste ano. A rede, que completa 30 anos de sua fundação no próximo mês de agosto, faturou R$ 2,428 bilhões em 2024, sendo R$ 2,2 bilhões no Brasil e R$ 223 milhões no exterior. Ainda tem bastante água para nadar, e a empresa pretende crescer 15% em 2025, inclusive com a inauguração de oito novos centros de distribuição nos Estados Unidos e abertura de 13 lojas internacionais. Os mercados ainda estão em estudo.
De acordo com Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi, a receita atingida no ano passado representa um aumento de 14% em comparação a 2023. Ele atribui o resultado às estratégias de fortalecimento da rede ao longo das quase três décadas no mercado, com destaque para a preocupação com a inovação e sustentabilidade dos lançamentos.
“É uma empresa que teve uma ascensão ao longo desses 30 anos, com crescimento contínuo. Consolidamos a marca a nível nacional e internacional e isso é algo muito positivo. Hoje, produzimos entre 75 e 80 mil piscinas por ano”, diz.
Atualmente, o grupo tem mais de 1,3 mil pontos de venda, considerando 160 lojas da iGUi no Brasil, 297 no exterior e o restante dividido entre Splash (700 unidades), uma marca inicialmente secundária, também de venda de piscinas, que ganhou protagonismo nos últimos anos, e a microfranquia de manutenção de piscinas Tratabem (150 unidades).
Taxas de Trump não mudaram planos
A iGUi é a franquia brasileira com mais unidades no exterior, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em dezembro do ano passado. Depois do Brasil, o maior mercado da marca são os Estados Unidos — que têm enfrentado mudanças significativas em relação a importações —, com quatro distribuidores locais, na Flórida, Nova York, Califórnia e Texas. Um quinto está previsto para Seattle.
No último mês de abril, o governo norte-americano anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros. Os efeitos práticos ainda não chegaram na iGUi, segundo Sisson. “Até o momento, não tem problema. Isso não muda drasticamente nossas pretensões. Serão investidos US$ 1,8 milhão [equivalente a R$ 10 milhões] pelo nosso parceiro local.”
Dentre as quase 300 operações no exterior, 20 pontos de revenda e um Centro de Distribuição (CD) estão localizados nos EUA. Há previsão de abertura de mais oito CDs no país ainda neste ano.
Há cerca de um ano e meio a operação norte-americana vem sendo abastecida pelas fábricas brasileiras. Antes disso, a mercadoria era enviada do México. A decisão sobre a mudança havia sido tomada para reduzir os custos de transporte terrestre.
Sisson diz que a decisão faz parte de um posicionamento estratégico da rede, que ainda inclui o foco na indústria brasileira e pausa na abertura de novas fábricas em outros países. “Mandar a mercadoria do Brasil é mais conveniente do que abrir uma fábrica fora do país, por exemplo. Mudamos por conta dessa visão que temos hoje”, afirma.
A iGUi possui 35 fábricas, sendo 31 no Brasil e 4 em países como Argentina, Portugal e México.
Embora se mostre confiante com o exterior, Sisson aponta cautela com o cenário econômico brasileiro tendo em vista a taxa de juros, fixada em 14,75% após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 7 de maio. “Fechamos o primeiro trimestre com apenas 1% de crescimento, abril caiu 8%. Acho que vamos recuperar isso aí para cumprir a meta [de crescer 15%].”
Leia também
Novos produtos
As apostas da iGUi para alcançar a meta de faturamento no ano em que completa três décadas de existência passam pelo lançamento de novos produtos, que aliam tecnologia e sustentabilidade. Neste mês, a rede lança dois novos modelos de piscinas: o de cerâmica no formato 15×15 cm, chamada de Castelli, e a com bolhas embutidas no fundo.
A Castelli, feita em parceria com a Cerâmica Atlas, tem aparência de piscina de alvenaria, mas com todos os benefícios do pré-moldado. Já a piscina com bolhas embutidas no fundo promete entregar conforto e experiência sensorial ao produto.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *