Hamburgueria BB Onça, que nasceu em garagem, investe R$ 1,7 milhão para abrir restaurante imersivo
Negócio surgiu na pandemia e faturou R$ 6 milhões com restaurante em São José do Rio Preto. Meta é abrir mais oito lojas nos próximos anos Após faturar R$ 6 milhões em 2023, os donos da hamburgueria BB Onça, do interior paulista, resolveram apostar em um novo negócio, com uma proposta imersiva. Trata-se da Gruta Encantada, um espaço com 360 metros quadrados, que foi inaugurado em São José do Rio Preto (SP) na primeira quinza de outubro, e promete espetáculos todos os finais de semana.
O novo negócio deve manter o mesmo cardápio da BB Onça, bem como os preços, mas já deve inspirar as novas inauguraçõs previstas pelos empreendedores. A obra da Gruta Encantada durou cerca de seis meses e o investimento foi de R$ 1,7 milhão. Mas de acordo com João Pedro Faria, sócio-proprietário da BB Onça, a equipe também construiu, ao lado, um centro de produção e preparação de alimentos com 60 metros quadrados, totalizando R$ 2,4 milhões investidos.
Espaço simula uma gruta
Divulgação
A área de atendimento da Gruta Encantada tem 110 metros quadrados e capacidade para receber 82 pessoas. O projeto é dividido em quatro ambientes: bosque (recepção), mata (ambiente fechado), clareira (ambiente aberto) e a casa da árvore (segundo andar). Ao todo, o restaurante conta com capacidade para 224 pessoas e 360 metros quadrados — incluindo uma cozinha exclusiva para preparação de pedidos para delivery.
“A Gruta vai funcionar como uma expansão [do nosso modelo de negócio] e nós já estamos considerando-a como loja por dois motivos: primeiro pelo investimento e segundo pela diversificação do uso. Por exemplo, agora podemos fechar para um aniversário ou um evento corporativo”, explica Faria.
A loja opera com um sistema de som 7.2, mais de 35 pontos de luz e timecode, um aparelho que cria interações entre som e luz. Isso porque a coordenação quis criar diferentes ambientes para que o público decida se deseja ficar em um lugar com mais interatividade ou não.
Aos sábados e domingos a Gruta Encantada terá espetáculos e funcionará somente com reservas. Faria diz que as apresentações podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade do público presente. “No último fim de semana uma menina cega veio nos visitar. Quando percebemos que ela precisava de uma imersão maior, toda a equipe adaptou o espetáculo”, acrescenta o diretor.
Espaço contará com espetáculos aos finais de semana
Divulgação
De acordo com ele, a coordenação também resolveu não investir em atrações comuns em restaurantes que têm o público infantil como alvo, como um brinquedão, por exemplo, pois acredita que as crianças “merecem imersão e uma experiência única”.
O novo espaço foi inaugurado no última sexta-feira (11/10) e agora tem a expectativa de receber 60 mil visitantes por ano.
Como surgiu a Gruta Encantada
A ideia surgiu a partir de uma combinação de fatores, de acordo com os sócios. Primeiro, para Faria, a região era muito carente de empreendimentos interativos e imersivos. Depois, eles precisavam de um espaço maior coberto e climatizado.
“As pessoas também já nos consideravam temáticos só por termos alguns animais de pelúcia e uma parte arborizada. Percebemos que precisávamos entregar mais”, diz Faria.
Initial plugin text
e
O prato carro chefe é o lanche Seu Mufasa, feito com pão de brioche, maionese temperada, rúcula, carne de hambúrguer, catupiry empanado, geleia de pimenta e bacon. O BB Onça recebe, em média, 12 mil pessoas todo mês, com um tíquete médio de R$ 59,20. O cardápio na Gruta Encantada é o mesmo.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Como surgiu o BB Onça
A hamburgueria nasceu a partir de uma necessidade. O casal Faria e Fabrícia Nascimento morava em Ibirá (SP). Ele era vendedor de cosméticos e músico e ela é engenheira. Em 2020, com a pandemia, eles resolveram empreender e criaram uma hamburgueria na garagem dos pais de Fabrícia, Jane Nascimento e José Pedro, como fonte de renda extra. Além disso, o casal queria juntar dinheiro para morar junto.
“Eu sempre fiz hambúrgueres. Mas para o negócio começamos a fazer de forma muito artesanal, e meu sogro e minha sogra faziam as entregas. Quando vimos que o negócio tinha potencial, toda a família se mudou para São José do Rio Preto”, conta Faria.
Com um investimento inicial de R$ 1,2 mil, o nome do negócio veio de um apelido que Fabrícia tinha entre amigos. A BB Onça faturou R$ 6 milhões em 2023 e projeta fechar 2024 com R$ 8,4 milhões, sendo que 30% disso vêm do delivery.
Hoje, os empreendedores coordenam 56 funcionários que produzem 12 mil hambúrgueres por mês e a previsão é que a produção aumente em 43% com o novo espaço.
A ideia é abrir 8 lojas nos próximos quatro anos, todas próprias e seguindo o modelo imersivo. A próxima deve ser inaugurada em 2025 no formato drive-thru. A partir de 2026, a ideia é abrir, pelo menos, duas lojas por ano, em um raio de até 200 Km de São José do Rio Preto. Por enquanto, o modelo de franquia ainda vem sendo estudado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!