Habib’s dobra aposta em shoppings com franquia de quiosque e cresce com loja 2×1 com Ragazzo
Forno desenvolvido para o quiosque assa esfiha de forma acelerada. Marca pretende instalar pontos em shoppings, estações de metrô, supermercados, entre outros locais Um ano após anunciar uma aposta em franquias menores para entrar nas praças de alimentação de shopping centers, o Habib’s colocou no mercado um formato menor ainda: quiosques. De acordo com Alberto Saraiva, fundador da marca, o objetivo é ampliar a presença nos centros comerciais e chegar a áreas de alta circulação de pessoas, como estações de metrô. As informações foram reveladas a PEGN em primeira mão, e o projeto foi apresentado na ABF Franchising Expo, que começou nesta quarta-feira (26/6) em São Paulo.
O projeto de quiosque interno foi desenvolvido para funcionar em um espaço de 7,5 metros quadrados e é o formato com o menor investimento inicial já lançado pelo Habib’s, cerca de R$ 440 mil. Já o quiosque externo, que também pode ser instalado em galerias, hipermercados, estações de metrô e terminais de ônibus, é um pouco maior, com 7,9 metros quadrados, e demanda um investimento inicial a partir de R$ 460 mil. Em ambos os formatos, o retorno de investimento é a partir de 21 meses.
Os novos formatos de loja serão focados em um cardápio mais enxuto, como sete sabores de esfihas, entre clássicos e especiais (carne, frango, carne com mussarela, italianinha, queijo, frango com cremely e calabresa com mussarela), casquinhas, sundaes, milkshakes, pastéis de Belém e bebidas à pronta-entrega.
A empresa investiu cerca de R$ 10 milhões para desenvolver os projetos focados em shopping centers, incluindo as lojas enxutas anunciadas no ano passado. O movimento envolveu o desenvolvimento de um forno próprio para os quiosques, que cozinha alimentos até dez vezes mais rápido do que os fornos tradicionais. De acordo com Saraiva, os produtos mantêm a mesma qualidade das lojas completas.
Quiosque do Habib’s foi apresentado na ABF Franchising Expo 2024
Divulgação
Hoje, das 300 lojas do Habib’s, cerca de 30% já estão em shopping centers. A ideia é chegar a 2027 com 400 pontos, no total, e a marca deve privilegiar a abertura nos centros comerciais. Com a experiência dos quiosques do Ragazzo, que chegaram a 167 unidades em dois anos, Saraiva acredita que a meta seja superada em um período menor.
“Chegamos a montar um quiosque por dia durante uma semana. Quando já tem essa quantidade de quiosques de Ragazzo, a possibilidade para o Habib’s é ainda maior”, diz.
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Um projeto piloto já vinha sendo testado no shopping Metrô Tucuruvi em São Paulo há cerca de quatro meses, operado por um franqueado da rede. De acordo com Saraiva, o ponto ajudou a entender o perfil do cliente dos quiosques, que demanda mais agilidade e um tíquete médio menor, de cerca de R$ 12, mas que consegue ganhar no volume. “Primeiro vamos abrir para os franqueados, e depois para outras pessoas interessadas”, diz. A ideia é ocupar novos espaços inclusive em shoppings em que a marca já está presente.
Para este ano, a projeção de faturamento do grupo é de R$ 2,7 bilhões, cerca de 5% acima do ano passado.
Lojas compartilhadas com Ragazzo
Loja híbrida do Habib’s e Ragazzo: formato já funciona em seis lojas e mais 14 devem ser inauguradas em breve
Divulgação
Outro modelo que vem sendo adotado pelo grupo são as lojas com cozinhas compartilhadas e duas fachadas. Seis já estão em funcionamento, entre próprias e franquias, e mais 14 devem ser inauguradas nos próximos meses. Saraiva diz que a possibilidade também é oferecida para franqueados atuais.
“Os salões diminuíram a participação no faturamento das lojas, então vimos a oportunidade de aproveitar o mesmo espaço para oferecer as duas”, conta. Hoje, o delivery representa quase 30% do faturamento da marca – antes da pandemia, era em torno de 18%.
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