Governo anuncia linha de crédito para empreendedores afetados por apagão em SP
Lula afirmou que “não quer saber de quem é a culpa” ao anunciar socorro a empreendedores atingidos O governo Lula anunciou nesta sexta-feira (18/10) que lançará uma linha de crédito para ajudar pequenos negócios que tenham sido afetados pelo apagão que assolou parte de São Paulo desde o último final de semana. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 380 mil negócios foram afetados.
Serão liberados R$ 150 milhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGO), por meio de Medida Provisória, que deve começar a valer já no início da próxima semana. A expectativa é que o valor ajude a alavancar até R$ 1 bilhão em crédito.
“Não adianta ficar discutindo de quem é a culpa. Temos que achar a solução”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a medida, durante um evento do programa Acredita, em São Paulo.
Haddad detalhou à imprensa que a linha deve ter uma carência de dois anos. O modelo adotado será o mesmo utilizado pelo governo no socorro ao Rio Grande do Sul, no primeiro semestre. Quem tiver crédito contratado pelo Pronampe e tiver sido afetado pelas chuvas poderá solicitar o adiamento das parcelas por dois meses.
Leia também