Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Fundo, aceleração e mídia: Grupo Boticário anuncia iniciativas para promover empreendedorismo feminino

Fundo, aceleração e mídia: Grupo Boticário anuncia iniciativas para promover empreendedorismo feminino


Franqueadas serão homenageadas com o nome na fachada das lojas. Além disso, empresa vai abrir fundo para receber doações da sociedade e edital para acelerar negócios fundados por mulheres Neste Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19/11, o Grupo Boticário anunciou uma série de projetos que têm como objetivo ajudar a impulsionar negócios liderados por mulheres. Um deles é a ampliação do Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza, que visa atrair recursos externos para ajudar a financiar pequenos negócios da beleza.
Até então, o fundo, que financia as atividades do Instituto Grupo Boticário, era abastecido apenas pelo próprio Grupo Boticário, por meio de repasse de parte do Investimento Social Privado (ISP), que corresponde a 1% da receita líquida da companhia. “O valor [do fundo] é direcionado a todas as frentes de Sustentabilidade e ESG da empresa: ambiental, D&I, governança e impacto social, Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário”, explica Fabiana De Freitas, VP de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
Agora, a ideia é que o público em geral possa participar. O site do projeto já está no ar e a auditoria do fundo será feita pela consultoria KPMG, que já audita as contas do Grupo Boticário anualmente. De acordo com a executiva, não há uma meta estabelecida para arrecadação: “precisamos viver o fundo”, diz. No entanto, ela adianta que o valor arrecadado entre 19/11 e 30/12 de 2024 será aplicado para o planejamento e execução dos projetos para 2025.
“Os recursos captados serão empregados na manutenção dos programas que estejam em consonância com o fomento ao empreendedorismo do nosso ecossistema da beleza ou mesmo na criação de novos programas, o movimento é vivo assim como a vida e as situações que se apresentarem, a depender das necessidades identificadas ao longo dessa grande jornada”, diz.
Um dos projetos custeados pelo fundo atualmente é o Empreendedoras da Beleza, que já formou mais de 75 mil mulheres para atuar em áreas da beleza, como cabelos, unhas e maquiagens.
Leia também
“Queremos muito mais inscritas e formadas, e estamos trabalhando duro para isso, cada mulher que se inscreve é mais uma mulher que pode aprender, ter uma profissão, trazer mais renda para sua família e se sentir realizada – é isso que queremos, nosso foco é muito potente neste programa e a satisfação em ver tudo isso e o que mais podemos fazer é o grande motor que nos move”, diz Freitas.
De acordo com ela, o site do projeto poderá ser acessado pelos doadores a qualquer momento, e apresentará “informações detalhadas” sobre a gestão dos recursos. “Importante reforçar que todos os valores, iniciativas realizadas e toda prestação de contas serão, também, anualmente verificados por auditoria externa”, diz.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Valorização de franqueadas e revendedoras
Além do fundo, O Grupo Boticário está promovendo ações para valorizar empreendedoras que já atuem em seu ecossistema, como franqueadas, revendedoras ou beneficiadas dos cursos. Atualmente, mulheres são donas de 63% das unidades franqueadas de O Boticário, e seis delas terão seus nomes estampados na fachada, ao lado da marca.
“A ação acontece nas 5 regiões do país, sendo que o Sudeste será representado por São Paulo (SP) e Uberaba (MG); a região Sul por Gramado (RS); o Centro-Oeste por Campo Grande (MS); Norte por Castanhal (PA); e Nordeste por Ribeirão (PE)”, diz Freitas. A executiva lembra que a primeira unidade franqueada de O Boticário foi aberta por uma mulher, Laura Oliveira, de Brasília.
Campanha de O Boticário com empreendedoras do ecossistema
Divulgação
O grupo também levará a história de mulheres empreendedoras da empresa para a mídia, dando protagonismo em campanhas de marketing. “Como personagens, teremos donas de salão de beleza que atuam em Pinhais (PR) e São Paulo (SP); uma revendedora de Sobral (CE); e ex-alunas do Empreendedoras da Beleza, nosso programa de capacitação para o empreendedorismo feminino, em São Paulo (SP)”, detalha.
Aceleração de negócios femininos
A empresa anunciou, ainda, um hub de aceleração, em parceria com a Ago Social, para potencializar negócios de beleza que tenham sido fundados por mulheres, e que atuem no entorno das áreas corporativas do Grupo Boticário. As inscrições serão abertas no próximo mês de dezembro, por meio de um edital. O objetivo é selecionar dez empresas, que passarão a contar com mentorias e incentivos a partir de março de 2025.
“Também será considerado como critério de seleção a intenção das empreendedoras de gerar impacto social por meio de seus negócios, buscando empreendimentos que valorizem e contribuam com suas comunidades. O intuito é que os negócios selecionados a serem acelerados ampliem seu impacto na sociedade, transformando-se em agentes de mudança e contribuindo para melhorar a qualidade de vida destas mulheres e consequentemente de seus sistemas”, explica Freitas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *