Funcionários de brechó encontram computador antigo ainda funcionando e se surpreendem ao ligá-lo: ‘Comovente’
Notebook raro da Apple foi doado ao estabelecimento e ainda tinha arquivos pessoais do antigo dono. Vídeo viralizou e já foi visto mais de 2,3 milhões de vezes À primeira vista, era só mais uma doação como tantas outras, deixada em uma caixa entre roupas e objetos diversos. Mas os funcionários do brechó YouthAbility, em Arcata, na Califórnia, logo perceberam que havia algo especial ali: um iBook G3, da Apple, lançado em 1999, em perfeito estado e ainda ligado.
“Um dos meus colegas estava organizando as doações e, quando puxou o computador do fundo da caixa, todos nós ficamos surpresos”, contou Kylie Maxfield, gerente da loja, de 25 anos, à Newsweek. “Levantei na hora e falei: ‘Vamos ligar isso agora!’”
Para surpresa da equipe, o notebook — com quase 26 anos de idade — ligou como se tivesse sido usado ontem. “Esses equipamentos antigos são incrivelmente resistentes. Eu não me surpreendi que tenha iniciado sem nenhum problema. Foram feitos para durar a vida toda”, disse Maxfield.
Lançado em julho de 1999, o iBook G3 “Clamshell” foi um modelo marcante da Apple, voltado especialmente para estudantes. O design inovador, com cores vibrantes e estrutura reforçada de borracha, chamava atenção e conquistou o público mais jovem. Apesar de ter saído de linha em 2001, ainda é disputado por colecionadores e pode ser encontrado à venda por mais de US$ 200 (Aproximadamente R$ 1.000) em sites de revenda.
Os iBook foram uma linha de notebooks produzidos pela Apple Inc a partir de 1999
Reprodução/Substack
Mas o verdadeiro choque veio ao explorar o conteúdo do computador. O iBook não havia sido formatado e continha arquivos pessoais do antigo dono, entre eles, um documento chamado “A história da minha mãe arrependida”.
“Foi muito comovente. Um texto pesado, íntimo. Não é algo que eu me sinta confortável em compartilhar com o mundo sem a autorização do autor”, afirmou o gerente.
Leia também
Acostumada a criar conteúdos com temática nostálgica no TikTok, Maxfield publicou um vídeo sobre a descoberta, que já ultrapassou 2,3 milhões de visualizações. A história rendeu comentários de todos os tipos, de quem se emocionou com os arquivos até quem sugeriu enredos de filme baseados na situação.
Initial plugin text
“Com todos os arquivos lá dentro?! Isso é incrível!”, comentou uma seguidora. Outra brincou: “Parece o início de um romance, em que alguém encontra um manuscrito inédito, publica — e depois é assombrado pelo autor”.
Leia também