Funcionária de farmácia chega para trabalhar e se depara com filhote de jacaré-do-papo-amarelo, em São Fidélis
Animal foi resgatado e reintroduzido na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu Uma funcionária de uma farmácia no Centro de São Fidélis, no Noroeste Fluminense, chegava para abrir o comércio, na manhã desta quarta-feira, quando se deparou com uma figura inusitada na calçada: um filhote de jacaré-do-papo-amarelo. Ela, então, pediu ajuda para que o animal fosse resgatado.
Equipes de guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram para o local e tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente de São Fidélis para retirar o filhote de jacaré. O animal passou por exames, que atestaram que ele apresentava boas condições de saúde.
A equipe do Inea, então, realizou a reintrodução do animal na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu, no município de São João da Barra. A região é distante de áreas urbanas, o que garante a adaptação do filhote ao habitat natural.
“Temos compromisso com a preservação da fauna. A integração de trabalhos nesta operação conjunta permitiu o resgate seguro do animal e devolveu a tranquilidade à população local”, disse o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie nativa da região e da bacia do Rio Paraíba do Sul. Ele chega a medir até três metros.