Frustração com formato clínico tradicional faz dentista apostar em modelo humanizado
Busca por um espaço mais próximo e acessível ao cliente impulsionou Natália Bruzadelli a criar e expandir sua própria rede O descontentamento com um padrão estabelecido é, muitas vezes, combustível para a criação de uma maneira nova de lidar com um negócio. Esse foi o caso da cirurgiã-dentista Natália Bruzadelli, 37, cuja trajetória nasce da vontade de superar dificuldades financeiras que viu sua família enfrentar.
Formada em odontologia em Alfenas (MG), ela carregava o desejo de buscar independência financeira desde os tempos da faculdade e, com essa ambição, mudou-se para São Paulo, onde deu início a sua carreira. Mas foi graças a um convite para viver em Maceió com seu parceiro, o também cirurgião-dentista Jonatan Frank dos Santos, que sua relação com a profissão mudou.
Foi na capital alagoana que Natália teve sua primeira experiência como sócia em uma clínica odontológica. Mas, apesar de conquistar um espaço há tanto tempo almejado, ela logo percebeu que não podia conduzir a empresa como desejava. “Queria um espaço mais humanizado e acessível, com especialistas em cada área. E sabia que era possível unir meu desejo com qualidade e lucro”, relembra.
Em 2021, depois de um período de indecisão, a vontade de imprimir sua visão no negócio falou mais alto. Com coragem, encerrou a sociedade e iniciou o plano de abrir sua própria clínica. O desafio, entretanto, era bem maior do que imaginava. “Foi preciso que eu saísse do operacional para assumir também a gestão administrativa e financeira, que antes não faziam parte do meu dia a dia”, conta.
Foi nesse momento que o Itaú Empresas se tornou um parceiro estratégico de seu novo negócio. “Eles me ajudaram a entender números, organizar a gestão de caixa e negociaram taxas. Recebi orientação do meu gerente para compreender as finanças da empresa, garantindo capital de giro, equilíbrio nas contas e condições para planejar o crescimento”, explica Natália.
Um formato mais humano
Para se diferenciar no mercado, os consultórios da Sorria Clínicas Odontológicas oferecem um ambiente acolhedor, que conta com sala de descanso equipada com cadeira de massagem para o pós-cirúrgico e sorvete para quem realizou esse tipo de procedimento, proporcionando conforto aos pacientes.
Além disso, as unidades reúnem todas as especialidades da odontologia, garantindo conveniência e uma assistência completa. “Nosso foco está em um atendimento humanizado, aliado ao uso de produtos de alta qualidade e tecnologias de ponta, para oferecer sempre o melhor”, explica Natália.
O plano que deu certo
Com o apoio financeiro do banco e as orientações do time de consultores, a então nova empreendedora acelerou a expansão de seu sonho. Em 2023, já contava com seis unidades em operação e, neste ano, inaugurou mais três, totalizando oito espaços distribuídos entre Maceió e Recife.
“Abri as novas clínicas sem colocar dinheiro do bolso, usando o crédito oferecido pelo Itaú Empresas – e elas começaram a se pagar. Está sendo um ótimo negócio”, comemora Natália. A instituição também proporcionou à cirurgiã-dentista a oportunidade de participar de encontros e palestras, onde pôde trocar experiências e aprimorar sua gestão empresarial.
Atualmente, além de liderar uma rede bem-sucedida de clínicas odontológicas, Natália abre espaço para que colegas de confiança da área se tornem sócios e gestores das unidades. “Para dar certo, é preciso resiliência, persistência e, acima de tudo, saber ouvir, porque construir relações sólidas é essencial para crescer.”