FreeBrands adquire Labotê, de nutricosméticos, e projeta faturamento adicional de R$ 5 milhões ao ano
FreeBrands já administra as marcas FreeCô, Free Wipes, Kissu, Beta e Vedika. Companhia planeja faturar R$ 100 milhões em 2026 A FreeBrands, grupo do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), acaba de anunciar a aquisição da Labotê, de nutricosméticos. A operação, que marca a entrada da companhia em um novo segmento, deve gerar um faturamento de R$ 5 milhões ao ano para a empresa a partir de 2026. A notícia foi revelada em primeira mão a PEGN.
De acordo com Rafael Nasser, CEO e cofundador da FreeBrands, a aquisição faz parte do projeto de expansão do negócio, que já administra as marcas FreeCô, Free Wipes, Kissu, Beta e Vedika. Segundo o executivo, o acordo com a Labotê não envolveu um investimento imediato, mas sim um contrato de earn-out — pagamento condicionado pelo alcance de metas da empresa — para os próximos 10 anos.
Criada em 2020, a FreeBrands surgiu para administrar a marca FreeCô, de bloqueador de odores sanitários, e integrar outras marcas dos segmentos de higiene pessoal e wellness. “Começamos com a FreeCô e criamos uma estrutura bastante robusta, que já tem equipes internalizadas de áreas como trade marketing, logística, finanças e P&D [pesquisa e desenvolvimento], o que comporta a criação de novos produtos e soluções para o mercado”, aponta Nasser.
A expectativa é comercializar mais de 100 mil unidades dos produtos da nova marca por ano. Já presente em 35 mil pontos de venda no Brasil, a FreeBrands quer usar essa capilaridade para ampliar a presença da Labotê no varejo físico. Atualmente, 20% das vendas da Labotê ocorrem em canais offline. Segundo Nasser, os canais físicos podem representar 70% das vendas com a nova administração.
“Inicialmente, a ideia é levar a Labotê para mil pontos de venda — aqueles que a gente considera os mais ‘premium’, que têm mais sinergia com a marca”, afirma Nasser. “Especialmente no começo, teremos um corpo a corpo maior com o consumidor. Vamos fazer um trabalho de degustação, conhecimento e promoção da marca.” De acordo com o CEO, farmácias e perfumarias serão os primeiros focos.
Fundada como um laboratório especializado em nutricosméticos, a Labotê oferece vitaminas e minerais para cabelo, pele, unhas, imunidade e sono. Nove produtos compõem o portfólio da marca, que aposta no formato de gummies (mastigáveis).
“Acreditamos em um futuro no qual beleza e bem-estar são trabalhados de forma integrada. A união com a FreeBrands nos permite levar essa visão mais longe, com escala, acesso ao varejo e um time experiente em fazer marcas crescerem. Seguimos comprometidos com nosso propósito, mas agora com muito mais estrutura e potência para inovar e impactar”, diz Thais Bitran, fundadora da Labotê. Ela permanecerá no negócio como head de nutricosméticos.
Depois de faturar R$ 70 milhões em 2024, a expectativa do grupo é que a marca de nutricosméticos represente 5% do faturamento da companhia em 2026, ano em que a empresa projeta faturar R$ 100 milhões. Neste ano, a FreeBrands busca tanto a consolidação da nova aquisição quanto a entrada em novas categorias, que devem incluir produtos de proteção solar e desodorante em barra.
Rafael Nasser, CEO e cofundador da FreeBrands
Divulgação
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