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Franquias de academias chegam a dobrar matrículas no começo do ano — e malham para reter

Franquias de academias chegam a dobrar matrículas no começo do ano — e malham para reter


Principal destino de muitas promessas de ano novo, as academias consideram janeiro e fevereiro como um “Natal” no faturamento Seja pela preparação para o Carnaval, renovação de metas para o novo ciclo ou aquela culpa pós-festividades, muitas pessoas decidem entrar na academia nos primeiros dois meses do ano. Isso exige uma preparação extra dos cerca de 56 mil estabelecimentos do gênero existentes no Brasil, que chegam a dobrar o número de alunos nesses meses e consideram o período um verdadeiro “Natal” em termos de faturamento. O desafio é investir em estratégias para segurar os alunos por mais tempo.
No entanto, os dados mostram que a tarefa vem ficando menos difícil com o passar dos anos. Em 2023, o mercado fitness movimentou globalmente US$ 112,2 bilhões (R$ 683,1 bilhões na conversão de hoje), segundo o último relatório publicado pelo Fortune Business. A previsão é que o crescimento seja de 8,83% ao ano até 2030, chegando a uma receita de US$ 202,78 bilhões (R$ 1,2 trilhão).
No Brasil, a quantidade de academias triplicou nos últimos dez anos, chegando a 56 mil, de acordo com o relatório Panorama Fitness, elaborado pela Fitness Brasil. Muitas redes de franquias surgiram ou cresceram nessa esteira, como Smart Fit, Selfit e Academia Gaviões, por exemplo. Em todas, o começo do ano é o período de maior bonança.
Com 151 unidades (119 próprias e 32 franquias), o volume de matrículas na rede baiana Selfit chega a crescer 100% em janeiro, se comparado a um mês normal.
“As pessoas começam suas promessas de ano novo, vida mais saudável, tanto para prática de atividades físicas quanto para alimentação em geral. Nossas academias são preparadas para o período de pico, seja em função de seu espaço físico e estrutura, como também pelo time capacitado para acolher a alta demanda”, afirma Fernando Menezes, CEO da companhia.
Após o “boom” de matrículas, a Selfit trabalha com o acolhimento e com a experiência feita pelos seus profissionais para tentar reter os clientes por mais tempo. “Isto traz o engajamento, fazendo com que os matriculados no período de pico não enxerguem a academia como sazonal e sim como espaço de saúde e bem-estar atemporal”, conta Menezes. A empresa não abre quantos alunos deixam a academia após esse período.
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No Brasil, os estados brasileiros que apresentaram maior crescimento percentual de unidades de academia nos últimos cinco anos foram Paraná (133%), Paraíba (127%), Piauí (114%), Amazonas (109%) e Pará (101%). Porém, São Paulo segue com o maior número de estabelecimentos do nicho, com 13 mil unidades, segundo o relatório da Fitness Brasil.
Tendo a capital paulista como sua principal praça, a Academia Gaviões conta hoje com 15 mil matrículas e a expectativa é que chegue a 25 mil até o final de janeiro. Em mais de 70% de suas 106 unidades, a companhia registra um aumento superior a 30% nas vendas (matrículas) em comparação com outros meses, que costumam se manter estáveis, com variação inferior a 10%.
“O começo de ano exige uma atenção especial à operação, com o aumento do fluxo de alunos, cresce também a demanda por limpeza, manutenção e atendimento. Como franqueadora, intensificamos a orientação aos gestores, realizamos auditorias e reforçamos as práticas para garantir a qualidade na experiência do aluno. É justamente essa qualidade que contribui para a retenção no pós-janeiro”, destaca Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões.
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Segundo a executiva, a estratégia de marketing é ajustada para acompanhar essa demanda. A rede trabalha para atrair novos alunos e manter os atuais engajados, incentivando-os a “alcançar suas metas de saúde e qualidade de vida, mesmo após o impulso inicial das promessas de ano novo”.
De acordo com a rede, a taxa de retenção dos alunos que se matricularam em janeiro de 2024 é de 81%. A meta para 2025 é manter essa taxa e garantir que o aluno permaneça por, no mínimo, dez meses na academia.
A Smart Fit também considera janeiro e fevereiro o seu “Natal”. A companhia não divulga a quantidade de matrículas desses dois meses, porém afirma que eles concentram parte relevante de novos alunos. Para efeito de comparação, a empresa teve um crescimento de 9% no número de alunos no primeiro trimestre de 2024 ante o quarto trimestre de 2023.
Para atrair mais clientes, a rede se prepara inaugurando novas lojas até dezembro para que em janeiro o time se concentre nas matrículas. Em 2024, foram abertas 305 academias novas, sendo 100 só em dezembro.
Após seu “Natal” de matrículas, a academia conta que investe na estrutura para manter os novos alunos e “entregar a melhor experiência fitness”.
“Nossas unidades contam com os melhores equipamentos disponíveis no mercado, os profissionais têm a melhor formação, as unidades contam com projeto arquitetônico, de iluminação e de ar-condicionado feitos por especialistas. Sempre por uma mensalidade bastante acessível”, destaca a companhia em nota enviada a PEGN.
Com quase 5 milhões de clientes, a Smart Fit encerrou o terceiro trimestre de 2024 com 1.561 academias em 15 países, sendo 1.243 unidades próprias e 318 franquias – sem contar as outras redes que estão no portfólio da empresa.
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