Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Franquias avançam 8,9% e faturam R$ 65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, diz estudo da ABF

Franquias avançam 8,9% e faturam R$ 65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, diz estudo da ABF


Limpeza e Conservação liderou ranking de desempenho do setor no período. De acordo com estudo, mais de 7,3 mil unidades franqueadas, de todos os segmentos, foram abertas no Brasil até março O setor de franquias brasileiro faturou R$ 65,967 bilhões nos três primeiros meses de 2025, registrando um crescimento de 8,9% sobre o mesmo período no ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta terça-feira (10/6) e aos quais PEGN teve acesso em primeira mão.
De acordo com a entidade, o resultado foi estimulado pela alta do emprego e consequente aumento da massa salarial – ainda que a inflação siga pressionada.
“Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes. Como fator sazonal, é importante ressaltar que a Páscoa, que contribuiu para o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024 e ocorreu em abril passado, poderia ter alavancado ainda mais esse bom desempenho”, avalia Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Limpeza se destaca
Com a Páscoa empurrada para o segundo trimestre, os segmentos de maior destaque nos três primeiros meses de 2025 foram Limpeza e Conservação (16,3%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (14,9%) e Hotelaria e Turismo (14,7%).
O primeiro foi alavancado pela demanda de serviços de limpeza, bem como o aumento de lavanderias de autosserviço, que têm acompanhado uma mudança de comportamento nos consumidores, segundo a ABF. O segundo conseguiu se destacar na esteira da expansão do setor farmacêutico no país, que tem transformado as unidades em hubs de saúde, com venda de produtos e oferta de serviços, como vacinação.
Já Hotelaria e Turismo foi beneficiado pela demanda por viagens nacionais, tanto corporativas quanto férias, e internacionais. O primeiro trimestre abarca as férias de janeiro e o Carnaval. Alimentação – Food Service, que sempre figura entre as primeiras no ranking ficou em quarto lugar, com um crescimento ainda expressivo, de 13,7%.
Veja o desempenho dos segmentos em 12 meses até março deste ano:
Desempenho por segmento do franchising – Últimos 12 meses até1º Tri 2025
“Rápida adaptabilidade às condições do mercado, inovação, diversificação de modelos, como os formatos mais enxutos e foco na experiência do consumidor são algumas das razões para o crescimento da receita em todos os segmentos do franchising nesse primeiro trimestre do ano”, afirma Leite.
Initial plugin text
Mais 7,3 mil franquias abertas
No período analisado o setor registrou um crescimento de 4,4% no número de unidades franqueadas e fechamento de 1,6%, resultando em um saldo de 2,8%. O percentual equivale a um acréscimo de 7.354 operações de franchising em relação ao primeiro trimestre de 2024. Assim, o total em março de 2025 era de 198.730 franquias em operação no Brasil, que empregavam 1,728 milhão de pessoas de forma direta.
Os repasses permaneceram estáveis, com percentual de 0,8%.
Franchising 1º Tri de 2025: Lojas de rua ainda são predominantes, mas unidades em supermercados e galerias avançam
ABF
As lojas de rua (53,5%) ainda são predominantes. Na sequência vêm as operações em shopping centers (16,9%). As que mais cresceram, no entanto, foram as operações instaladas em supermercados/galerias, que passaram de 4% para 6,6% e em home based, que foram de 7,8% para 10,9%.
“O setor de franquias continua seu processo de diversificação dos seus modelos de negócios, seguindo tendências de consumo e atento à presença estratégica nos diversos mercados, levando suas marcas por todo o país”, comenta o presidente da ABF.
Leia também

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *