Firehouse Subs chega ao Brasil com ex-executivos de Burger King, Oxxo e do concorrente Subway no comando
A rede norte-americana planeja abrir 500 restaurantes em 10 anos. Primeira unidade será inaugurada ainda em 2025, em São Paulo A rede norte-americana de sanduíches Firehouse Subs está chegando ao Brasil com um plano ambicioso: abrir 500 restaurantes em 10 anos. A marca, especializada em sanduíches na baguete do mesmo tipo que o Subway oferece, vai investir R$ 200 milhões nos próximos três anos em território nacional. A expectativa é que até 2027, após a validação do modelo com unidades próprias, a empresa inicie sua expansão por franquias. A primeira unidade será inaugurada em São Paulo ainda neste ano e será o primeiro restaurante da marca na América do Sul.
O projeto vem sendo construído há cerca de um ano pela Restaurant Brands International (RBI), proprietária das redes de fast-food Burger King e Popeyes no mundo, em parceria com Iuri Miranda, ex-CEO e ex-membro do conselho da Zamp S.A., máster-franqueada master do Burger King e Popeyes no Brasil. Miranda atuará como CEO da Firehouse Subs Brasil.
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A rede começa também com outros grandes nomes do setor de fast food e varejo no Brasil. William Giudice, que foi CEO do Subway Brasil e auxiliou na expansão do McDonald’s e Burger King, será o chefe de operações. Já Moacir Bastos, que atuou na expansão das lojas OXXO no Brasil, entrará como chefe de desenvolvimento.
Firehouse Subs Brasil
O local exato da primeira loja ainda não foi definido, mas, de acordo com Miranda, o projeto começará pelos shoppings da capital paulista. A expectativa é que em três anos a rede esteja em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
O executivo afirma que Brasil foi o país escolhido na América do Sul por ter um mercado de fast-food “grande e resiliente”, principalmente na categoria de sanduíches e padarias, onde a Firehouse se encaixa.
“O fast-food registrou R$ 123 bilhões em vendas em 2024. Só a categoria de sanduíches e padarias movimenta R$ 40 bilhões anuais”, conta o CEO. “Nós vimos que esta é uma categoria muito pulverizada, tendo o Subway como grande player. Ou seja, estamos falando de um negócio com grande potencial”, acrescenta. O maior concorrente da Firehouse Subs por aqui tem tido anos movimentados. Em 2023, a SouthRock, empresa que tinha os direitos de operar a rede no país, entrou em recuperação judicial. Na sequência, a Zamp fechou o acordo para representar a companhia no Brasil. Atualmente, a rede tem 1.574 lojas.
Para ter um preço competitivo, Miranda afirma que 95% dos ingredientes e equipamentos da rede serão nacionais. A oferta de lanches segue o cardápio gringo, com modificações pontuais nos temperos para agradar o paladar brasileiro. O menu terá sanduíches como o New York Steamer, que leva pastrami e queijo provolone, Beef & Cheddar Brisket, de carne e cheddar, e o Italian, com presunto e salame.
A primeira unidade da rede será inaugurada ainda em 2025
Divulgação
“Nós temos produtos diferenciados com proteínas premium, como pastrami e rosbife, Tudo isso aquecido no vapor e com um preço acessível”, diz o executivo.
Presente em sete países e com mais de 1,3 mil restaurantes, a marca foi fundada pelos irmãos e ex-bombeiros Robin Sorensen e Chris Sorensen em Jacksonville, Flórida (EUA), em 1994. Em 2021, em uma transação de US$ 1 bilhão em dinheiro, a Firehouse Subs se tornou uma subsidiária da Restaurant Brands International Inc. (RBI), proprietária do Burger King e Popeyes.
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