Farmacêutica cria beauty tech especializada em cosméticos para peles negras
A Seja Sua Pele nasceu no Parque Bristol, bairro periférico localizado na zona sul da cidade de São Paulo (SP). De hidratante a spray capilar, a marca cria cosméticos que atendem os múltiplos tons de peles pretas e pardas Quando iniciou uma especialização na área da estética, a farmacêutica Arina Gabriela notou que, de modo geral, o mercado de cosméticos não se preocupava em ofertar produtos e serviços específicos para as peles negras. A partir desse incômodo e do desejo de fazer com que outras pessoas pretas e pardas pudessem acessar cosméticos próprios para seus corpos, ela criou a Seja Sua Pele (SSP), uma beauty tech fundada no Parque Bristol, periferia da capital paulista.
Além da marca, que está ativa no mercado há pouco mais de oito meses, a farmacêutica esteta e especialista em fisiologia da pele negra comanda uma clínica de estética multidisciplinar, que recebe o seu próprio nome. Ela conta que, no decorrer de toda a sua trajetória profissional e acadêmica, ouviu que as peles negras manchavam mais facilmente e que, por serem tecidos muito melânicos, os procedimentos estéticos poderiam não sair com o resultado desejado.
“Eu tinha a sensação de não conseguir acessar procedimentos estéticos específicos para a minha pele. Porque, na época, os profissionais não sabiam fazer nada. Inicialmente, eu pensei em criar produtos apenas para mim. Aí eu comecei a entender que precisava movimentar [a indústria]”, relembra.
A Seja Sua Pele atua como uma beauty tech e comercializa os produtos para todo Brasil
Rodrigo de Paula
Ao concluir a especialização, em meados de 2018, Arina abriu uma clínica de estética especialmente voltada ao público negro. Em meio aos atendimentos, resolveu produzir uma leva de produtos e disponibilizar aos pacientes do consultório. “Foram cinco anos produzindo alguns cosméticos e coletando os feedbacks. Mas foi só em 2023 que a gente resolveu, de fato, lançar a Seja Sua Pele com itens feitos a partir da nanotecnologia”, conta.
Hoje, a marca reúne em seu catálogo produtos como hidratantes, sabonete facial, sérum, protetor solar e spray facial. O portfólio foi criado e pensado para atender a biologia característica das peles negras. Os cosméticos são fabricados por uma empresa terceirizada na cidade de Diadema, na região metropolitana da cidade de São Paulo (SP).
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“As peles negras já tem uma tendência à oleosidade, justamente por conta de uma desidratação natural. Então a gente pensa em todas as características para esse corpo. Nós estudamos, analisamos e, quando vemos que algum produto faz sentido, levamos para a indústria”, conta a CEO e fundadora, que investiu R$ 50 mil na produção dos primeiros produtos.
Atualmente, a marca comercializa seus produtos em quatro canais: e-commerce, venda direta pela própria clínica de estética, revenda para clínicas parceiras e varejo, por meio de farmácias e drogarias. O tíquete médio é de R$ 209.
Em média, o faturamento mensal da SSP gira em torno de R$ 10 mil a R$ 20 mil. No entanto, nos últimos três meses, Arina conta que viu o faturamento chegar a R$ 30 mil, após a marca participar de eventos como a Expo Favela Innovation São Paulo 2024 e o Festival Feira Preta.
Para 2025, a empreendedora almeja lançar mais seis produtos, com o objetivo de atingir outros tipos de peles. Além de investir no próprio negócio, Arina espera que cada vez mais marcas e empresas que proporcionem acesso a produtos e serviços para todos os corpos, sobretudo os negros. Ao lado de mais duas profissionais, Silvana Fontoura e Carla Nunes, ela escreveu o livro digital “Peles negras: Segredos Revelados”, no qual explica sobre os 10 principais ativos para peles pretas e pardas.
“Eu quero que outras ‘Arinas’ surjam por aí. Eu venho como pensadora da Seja Sua Pele, mas eu só vou estar feliz quando a minha empresa andar sozinha. Espero que os produtos para as peles negras sejam realmente pensados por e para essas pessoas, não apenas que sejam colocados em embalagens bonitas para serem vendidas”, encerra.
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