Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Ex-piloto de avião expande rede de lavanderias com microfranquia de higienização de estofados

Ex-piloto de avião expande rede de lavanderias com microfranquia de higienização de estofados


Maria Higieniza é a nova frente de atuação do Grupo Maria, que já conta com a Maria Lavadeira e a Maria Express. Empresa projeta 120 operações da nova rede até o final do ano À frente das redes de franquia Maria Lavadeira, de lavanderia profissional, e Maria Express, lavanderia de autosserviço, André Belarmino, fundador do Grupo Maria, acaba de lançar a Maria Higieniza, voltada para higienização e impermeabilização de estofados. A empresa projeta que a nova rede, também formatada para franquias, alcance 120 operações até o final deste ano. A expectativa é que o grupo fature R$ 50 milhões em 2025.
A expansão do negócio foi motivada pela vontade de incluir uma microfranquia no portfólio. De acordo com Belarmino, o objetivo era ofertar um negócio de baixa complexidade, com investimento reduzido, rápido retorno do capital e sem deixar o setor de atuação do Grupo Maria. “Já temos know-how no segmento de limpeza, e higienizar um colchão ou sofá não deixa de ser um trabalho com tecido. Inclusive, conseguimos aplicar metodologias que já utilizávamos. A questão técnica foi muito tranquila”, diz Belarmino.
Segundo o empreendedor, para chegar em um modelo de negócio atrativo para possíveis franqueados, a empresa realizou uma análise da concorrência no setor. Além de diferenciais no serviço, como o uso de um purificador para evitar que as sujidades contaminem o ambiente, a empresa formatou a franquia para que a operação não exija um ponto físico – com deslocamento do profissional para realização do serviço no local requisitado – e para que o franqueado receba um treinamento que vai da prospecção de clientes à operação técnica.
Para o desenvolvimento da Maria Higieniza, que passou o ano de 2024 em processo de estruturação, o grupo investiu R$ 385 mil, entre pesquisas, operações in loco e marketing. “Nós fizemos muitos testes durante o ano para entender as dores de diferentes perfis potenciais e garantir, no lançamento, um funcionamento sólido”, aponta Belarmino.
Com planos de atuação nacional, a empresa planeja focar nas regiões Sul e Sudeste no início deste ano e avançar no mapa nos meses seguintes. “Contudo, isso não é um impeditivo para comercializarmos para qualquer estado. Tudo já foi planejado para suprimentos e logística”, diz.
O investimento inicial para ser um franqueado da Maria Higieniza é de R$ 32,9 mil, com payback estimado em até 6 meses. O valor inclui um kit completo da marca, com mais de 30 itens entre materiais e equipamentos, além de treinamentos especializados, o que permite que empreendedores sem experiência de gestão ou conhecimento no setor também possam franquear.
O Grupo Maria
Hoje com três frentes de atuação, o Grupo Maria surgiu de uma lavanderia familiar. Criada em 2011, em Florianópolis (SC) por Cléber Itamar Rodrigues, cunhado e hoje sócio de Belarmino, a Maria Lavadeira chamou atenção do atual CEO do negócio. Na época, Belarmino trabalhava como piloto de avião e buscava novas fontes de renda para garantir a estabilidade financeira da família.
Em 2014, em resposta a pedidos de consumidores, a empresa abriu a primeira unidade franqueada. Belarmino se dividiu entre a vida de piloto e de empresário até meados de 2020, quando a empresa passou a contar com o apoio de uma aceleradora de franquias. Na época, a empresa tinha cerca de 12 unidades. Investindo em duas frentes, de lavanderia tradicional e de autoatendimento – inspirada em uma experiência de Belarmino nos Estados Unidos –, o negócio cresceu exponencialmente nos anos seguintes.
O empreendedor afirma que, com a escala, novos desafios surgiram, o que exigiu adaptações da empresa. Para isso, a companhia investiu em pesquisas para entender os desejos e perfis dos consumidores de cada região. “Por exemplo, em unidades próximas a universidades notamos que um trabalho conjunto com vending machine poderia melhorar a experiência dos clientes com nosso serviço”, diz.
Agora, a rede conta com mais de 300 unidades, presentes em 25 estados e mais de 120 cidades. De 2023 para 2024, a empresa dobrou o faturamento e, para este ano, a projeção é de um crescimento de aproximadamente 60%, atingindo R$ 50 milhões. A empresa estima que a nova frente do negócio, de higienização de estofados, represente cerca de 8% do faturamento do grupo.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *