Ex-jogadora de basquete empreende com treinamento personalizado para atletas e fatura R$ 7 milhões com franquias
Clarissa Rios precisou ser aposentada do esporte após descobrir um tumor. Hoje, trabalha para ajudar na reabilitação de atletas A promissora carreira como jogadora de basquete de Clarissa Rios foi interrompida cedo, quando ela tinha 23 anos, por conta de um câncer ósseo. Inconformada de ter que dizer adeus a um sonho, ela resolveu cursar medicina para aprender mais sobre sua condição e auxiliar outras pessoas. Isso a ajudou a ter a ideia de criar um negócio que aliasse esporte e saúde. Hoje, aos 42, ela é dona da DoctorFit, rede de franquias que projeta faturar R$ 8 milhões em 2024.
Rios dedicou nove anos de sua vida ao esporte, jogando basquete profissionalmente e na faculdade de educação física. Quando começou a sentir fortes dores no quadril, resolveu fazer exames e descobriu um tumor ósseo no fêmur. Embora fosse benigno, ela precisou se afastar das quadras. “Fui aposentada”, diz.
A empreendedora conta que ganhou peso no período de tratamento e sentia muita falta de retornar ao basquete. “Eu fiquei oito meses em casa chorando. Não me via fazendo mais nada que não estivesse envolvido com esporte”. De acordo com ela, quando sonhou com uma bola quicando sozinha em quadra, resolveu que faria medicina. “Eu queria aprender como ajudar atletas que estivessem na mesma situação”, diz.
Enquanto se preparava para o vestibular, durante um intercâmbio para os Estados Unidos, ela conheceu atletas de alto rendimento que treinavam apenas com pesos livres —, o que hoje é conhecido como funcional. O empreendedorismo ainda não fazia parte da vida de Rios, mas aquela ideia ficou em sua mente. Durante o curso de medicina, ela conseguiu colocar a ideia em prática.
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Em 2009, Rios pegou um empréstimo bancário de R$ 3,7 mil para abrir o seu primeiro estúdio, de 40 metros quadrados, em Braço do Norte (SC). À essa altura, ela já era mãe e conciliava a rotina de casa, com o trabalho na faculdade, os estudos e negócio iniciante.
Começou atendendo três pessoas por horário com treinos funcionais. Como a maioria dos alunos chegava com alguma lesão ou dores específicas, ela passou a criar treinamentos personalizados. A cada semana, recebia mais procura e, com a entrada na faculdade de medicina e as aulas que dava no curso de educação física, passou a ganhar ainda mais autoridade sobre o tema.
Cristiano Hoffmann, Clarissa Rios e Guilherme Simoni, sócios na DoctorFit
Divulgação
Em um passo seguinte, a empreendedora passou a ajudar seus alunos da faculdade a abrir seus próprios negócios, de forma gratuita. “Me incomodava muito vê-los se formando e indo trabalhar em academia, ganhando pouco”, diz. Até que, em 2012, o irmão de Rios, Guilherme Simoni, comentou que ela tinha mais do que um estúdio, mas sim um modelo que poderia ser uma franquia. “Para mim, franquia era O Boticário, McDonald’s. Eu não via meu negócio como algo franqueável”, diz a empreendedora.
Simoni sempre teve uma veia empreendedora mais pulsante do que Rios. De acordo com ela, enquanto a ex-atleta jogava basquete, o irmão produzia e vendia geladinhos na escola, aos 13 anos, porque queria ter o próprio dinheiro. Na vida adulta, ele chegou a ter uma farmácia e uma loja de informática antes de se juntar à irmã na DoctorFit. O nome da rede, inclusive, foi ideia dele.
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Quando decidiram formatar o negócio para franquia, Simoni transformou todo o conhecimento de Rios em processos, catalogando os treinos e criando metodologias que poderiam ser replicadas. O maior desafio que encontraram foi achar franqueados da área de educação física que também tivessem visão de gestão.
Em 2018, o empreendedor Cristiano Hoffmann se tornou franqueado da DoctorFit. Como tinha expertise na área comercial e muitos contatos com profissionais da área, foi convidado a se tornar sócio da marca, e assumiu como diretor de operações. Na época, a rede tinha seis unidades.
Atualmente, a marca contabiliza 54 unidades vendidas e 33 abertas, em todas as regiões brasileiras. Cerca de 5 mil alunos são atendidos pela rede, e 75% têm algum problema de saúde ou lesão. No ano passado, a marca faturou R$ 7 milhões. O objetivo é chegar a R$ 8 milhões neste ano, com oito franquias vendidas por mês até dezembro. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 90 mil.
Rios conta que, mesmo com a rede desenvolvida, ela continua recebendo casos desafiadores, que a levam a criar novos treinamentos. “Chegam até mim mais de 100 chamados por mês de franqueados que receberam algum cliente com um problema de saúde novo. Converso com outros colegas médicos e busco conhecimento sempre para ajudar a mudar a vida das pessoas”, diz.
A empreendedora adianta que tem pensado em outras oportunidades de negócios para ampliar o escopo da DoctorFit, como uma linha de suplementos com fórmulas exclusivas e equipamentos de ginástica para que o aluno possa continuar os exercícios em casa. “Quando a gente desenvolve uma linha de trabalho, passa a empreender todos os dias”, diz.
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