Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Ex-camareira assume hotel tombado no Recife e transforma espaço em hospedagem e moradia

Ex-camareira assume hotel tombado no Recife e transforma espaço em hospedagem e moradia


Inaugurado em 1928, o prédio quase fechou as portas, até que Rosa Maria se encarregou da gestão e transformou o local No coração de Recife (PE), uma construção de estilo eclético e traços greco-romanos guarda quase um século de histórias. E, nos últimos anos, vem sendo cenário de uma transformação inspiradora. O Hotel Central, inaugurado em 1928 e tombado pelo governo do estado, já foi palco de grandes momentos, hospedando nomes como Getúlio Vargas, Carmem Miranda e Roberto Carlos. Hoje, é comandado por Rosa Maria, uma ex-camareira que se tornou a proprietária e administradora do espaço.
A trajetória da empreendedora no hotel começou há mais de 30 anos, como camareira. Filha de um cozinheiro de navio, herdou do pai o talento e a paixão pela cozinha e logo assumiu o restaurante do alojamento. “Cozinhar para mim é uma paixão, é minha vida, é onde eu criei minhas filhas”, conta. Com a culinária tradicional pernambucana, ela conquistou gerações de hóspedes e moradores da região.
Ambiente em que passou 30 anos da sua vida
PEGN TV
Em meio a uma crise nos negócios do restaurante, foi chamada pelo então dono para assumir por completo as operações. A proposta era simples: servir o café da manhã para os hóspedes e abrir o restaurante ao público para almoço e jantar. O sucesso foi tanto que, com o falecimento do proprietário, os filhos dele decidiram confiar a Rosa um legado de quase 100 anos. Ela aceitou e, com um investimento de R$ 130 mil e o retorno do restaurante, assumiu o comando do hotel.
Hoje, ela administra uma equipe de 30 funcionários e uma estrutura que exige manutenção constante por ser tombada. Na nova fase do empreendimento, aposta também em uma proposta de moradia no local, com uma mensalidade que custa a partir de R$ 1,2 mil e inclui serviço de limpeza, roupa de cama, internet e café da manhã.
Leia também
Fora da alta temporada, a estratégia de Dona Rosa continua sendo a mesma que a acompanhou durante toda a vida: trabalhar com o que se tem, apostar no boca a boca, promover eventos, firmar parcerias com empresas e oferecer um serviço acolhedor que faz os hóspedes se sentirem em casa.
“É muita história em cada parede, cada quarto. Aqui, a gente não oferece só hospedagem. A gente oferece memória, afeto e raízes”, resume.

A reportagem foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo. Confira a seguir:
A história de uma ex-camareira que virou dona de um hotel histórico em Recife

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *