Estúdio Cumaru humaniza a fotografia gastronômica para criações autênticas e conectadas com a realidade
Trabalhos seguem tendência presente nas redes sociais de conectar as produções à realidade do público, gerando oportunidades para as marcas interagirem com seus clientes Estúdio Cumaru
Brasil Frutt
Aos 16 anos, a fotógrafa campineira Fabiana Murgel ganhou sua primeira câmera profissional. Ela morava em San Diego, na Califórnia (EUA), e tinha paixão por todos os assuntos ligados ao trabalho audiovisual.
De família árabe, Fabiana sempre teve uma conexão especial com a comida. “Sentar à mesa me remete a boas lembranças. Cresci viciada em sabores e a paixão pela culinária me acompanha desde criança, seja em casa ou nos restaurantes que visito”, afirma ela.
Por isso, anos depois, ao se formar em Publicidade, Fabi não teve dúvidas: escolheu se especializar em fotografia gastronômica. Mas suas ideias sempre iam além do tradicional. “Eu questionava quando uma foto era produzida de forma mais engessada, com fundos artificiais, por exemplo. Para mim, era possível fazer algo mais humanizado e explorar melhor a beleza dos alimentos”, explica a fotógrafa.
Estúdio Cumaru
Laticínios Bufalat
Ela decidiu então seguir uma tendência evidenciada pelas redes sociais, que apontam uma necessidade do mercado fotográfico se ajustar à realidade do público. “O usuário hoje não quer apenas receber o conteúdo de marcas de gastronomia em formato de catálogo e estático, mas sim com produções mais conectadas com a realidade e gerando oportunidades para as marcas interagirem com seus clientes”.
Assim, em 2017, nasceu o Estúdio Cumaru, sediado em Campinas e especializado em conteúdo autoral. Conforme Fabi explica, a proposta sempre foi produzir imagens integradas ao ambiente da cozinha e do restaurante, trazendo verdade para o clique. Além disso, nos últimos 2 anos, o estúdio vem buscando também produções que agreguem valor para grandes marcas do setor de food service, na busca por criar um material que fale do produto de forma mais original e relacionável com o público.
“O objetivo é valorizar o momento ligado à comida em todas as suas etapas, desde o início da preparação até a fase de finalização, sempre priorizando o brilho e a textura natural dos alimentos”, conta a especialista. Ou seja, em vez de fotografar o prato somente quando ele está pronto e vai ser servido, a ideia do Estúdio Cumaru é explorar os bastidores, mostrando o trabalho dos cozinheiros, dos garçons e de todos que fazem parte do universo daquela comida.
Atualmente, o estúdio atende cerca de 250 marcas de gastronomia – entre indústrias alimentícias, restaurantes e confeitarias. Entre eles, Laticínio Bufalat, Brasil Frutt e Restaurante Motique. São clientes de todos os portes que desejam fazer o registros de suas obras gastronômicas através de fotos e vídeos, usando apenas luz natural. “Não utilizamos luz artificial justamente para alcançarmos o máximo em autenticidade. Afinal, o que pode ser mais original do que a luz de verdade e seu próprio produto?”, questiona a profissional.
Ela revela ainda que os clientes do Cumaru têm em comum a identificação com a proposta do estúdio. “Sabe aquela famosa frase de mãe: você não é todo mundo? Pois bem, nossos clientes acreditam que eles podem se diferenciar e ter um projeto fotográfico sensacional, atraente, charmoso e com uma pitada artística”, conta Fabiana, lembrando que todos os projetos são totalmente personalizados e individuais para que cada marca impressione e se expresse de forma verdadeira.
Para finalizar, Fabi ressalta a questão da generosidade na entrega das fotos, que também está relacionada à comida.
“Assim como um padeiro precisa da melhor farinha e um parrillero de renome exige a carne de maior qualidade, o mesmo cuidado deve ser aplicado à criação das imagens que representam o seu negócio. Na fotografia gastronômica, a imagem final é o reflexo de toda a dedicação, cuidado e paixão investidos ao longo do processo. Delegar essa etapa a alguém que não compreende a essência do seu produto é como sobrecarregar um chef com tarefas que não são dele. No Estúdio Cumaru, entendemos que construir um banco de imagens autoral e profissional é fundamental para capturar e transmitir a verdadeira qualidade e valor do que você oferece ao mercado, sempre trabalhando com transparência, honestidade e respeito aos alimentos”, conclui ela.