Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
Este restaurante coloca sementes de flores nos  cardápios para que os clientes possam plantar depois

Este restaurante coloca sementes de flores nos cardápios para que os clientes possam plantar depois


Com foco em práticas ecológicas, casa com estrela Michelin aposta em reaproveitamento de insumos, parcerias locais e eliminação de plásticos em sua operação Restaurantes têm adotado soluções criativas para reduzir o desperdício de alimentos e tornar suas operações mais sustentáveis. O Oyster Oyster, em Washington (EUA), se destaca pelo uso de ingredientes locais, reutilização de insumos e parcerias com produtores da região.
O chef e sócio Rob Rubba lidera iniciativas que vão além da cozinha. O vidro triturado de garrafas de vinho, por exemplo, é transformado em pratos e azulejos pela ceramista Katie Aldworth, de Maryland. Já o óleo de cozinha usado é combinado com cera de abelha da fazenda Earth N Eats, na Pensilvânia, para produzir velas que são colocadas em conchas de ostras reaproveitadas, item que é comercializado no restaurante pelo valor de U$ 25, aproximadamente R$ 142.
Initial plugin text
O cardápio, impresso em papel reciclado, contém sementes de flores e pode ser plantado em casa pelos clientes. “Se você não usar seu cardápio, pode rasgá-lo e jogá-lo no jardim. As sementes germinam e ajudam a criar polinizadores”, explica o chef.
Segundo o chef, a missão do restaurante é repensar como operar e criar sistemas para o futuro. Por isso, eles adotam uma cultura de desperdício zero e eliminação de plásticos. Na cozinha, foram banidos o uso de plástico filme, sacos de confeitar, colheres descartáveis de degustação e materiais plásticos para viagem. “Nosso objetivo é eliminar mais materiais de nossas operações diárias”, afirma a equipe do restaurante.
Além da operação e dos alimentos, o compromisso com a sustentabilidade também está presente no cardápio de bebidas. A variedade de vinhos prioriza rótulos locais, biodinâmicos, veganos, orgânicos e naturais, favorecendo vinícolas que respeitam o meio ambiente e as condições de trabalho de suas equipes. “Seria errado escolher um vinho que fosse bom para o planeta, mas ruim para seus funcionários”, destaca.
Esse cuidado com o meio ambiente também se estende ao espaço físico. O restaurante evita o uso excessivo de água, com práticas que incluem controle na lavagem das panelas e na produção de gelo. A iluminação é feita com lâmpadas LED, e os acabamentos incluem materiais reciclados ou reaproveitados, como pisos de madeira de demolição e mesas produzidas com madeira local de árvores caídas.
Initial plugin text
Para Rubba, ver outras empresas seguirem o exemplo é uma das maiores recompensas. “Fico muito animado quando colegas implementam compostagem ou passam a usar recipientes reutilizáveis. São pequenas mudanças que fazem diferença”, diz.
Leia também

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *